AGENDA DA SEMANA - 21 a 25 de Outubro



A Agenda da Semana reúne os principais eventos acadêmicos e culturais do período, no NETI, na UFSC e na capital catarinense. Como acontece desde o ano passado, quando foi criada, a Agenda está aberta aos alunos do NETI e às instituições com atividades voltadas à Terceira Idade que tenham interesse em tornar público os eventos programados.  Informações serão recebidas até às 18h de sexta-feira, no e-mail do Blog – integraneti17@gmail.com – com o nome e telefone das fontes ou pelo WhatsApp 996428771. 



Segunda-feira, 21 de Outubro

-Universo UFSC: evento convida pesquisadores para exposição de trabalhos na Semana Lixo Zero
O UFSC sem Plástico convida pesquisadores de temas referentes à sustentabilidade a exporem seus trabalhos no evento intitulado Universo UFSC, que ocorre nessa segunda-feira (21) na Reitoria I. O evento integrará a programação nacional da Semana Lixo Zero 2019.  Saiba mais.

-UFSC promove eventos durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
As Bibliotecas Central e Setoriais da UFSC promovem dias 21 e 25 de outubro, eventos em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Os eventos celebram a cultura catarinense e apresentam a biblioteca como espaço de promoção de arte, cultura e conhecimento. Saiba mais.

-Biblioteca Central recebe oficina de bordado livre
As bordadeiras responsáveis pela exposição Linhas do Corpo, localizada no hall da Biblioteca Central, realizam a ‘Oficina de Bordado Livre na Biblioteca’, às 14h. Não é necessário ter experiência prévia e as inscrições devem ser realizadas neste link. Saiba mais.

-Comissão de Confiabilidade Informacional promove encontro  ‘Oficina de Leitura Crítica’
O quarto encontro da Oficina de Leitura Crítica, promovido pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad/BU/UFSC), ocorre às 19h, na Sala Harry Laus, no segundo piso da BU. Saiba mais.

- Lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania e o Não Preconceito – Evento acontece nessa segunda-feira (21), às 19h na UNIVALI, Teatro Adelaide Konder- Rua Uruguai, 458 – Centro, em Itajaí

Terça-Feira, 22 de Outubro

- Começa nessa terça-feira (22), o Planeta.doc Film Festival, um dos principais festivais do país com temática de natureza e sociedade. A abertura oficial será às 9h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com o I Fórum Audiovisual de Natureza reunindo canais de televisão e produtoras de cinema de todo o Brasil. Mais informações sobre o Planeta.doc Film Festival, sobre o I Fórum Audiovisual de Natureza e sobre a Mostra de 85 filmes de vários países, a serem exibidos a partir do dia 24, podem ser acessadas no link abaixo.
https://noticias.ufsc.br/2019/10/forum-audiovisual-de-natureza-abre-6a-edicao-do-planeta-doc-film-festival/

-AMAG promove Oficina de Ikebana
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC promove Oficina de Ikebana a partir das14h, na sala 04, do NETI. A Oficina é destinada aos sócios da Associação, mas não sócios também podem participar desde que se associem. A AMAG recomenda aos inscritos que levem flores dos seus jardins para compor seus arranjos. As inscrições devem ser feitas na secretaria da AMAG. O facilitador da Oficina será João Álvaro Esquivel Silveira.

-BU exibe filme ‘Cascaes Documentarista’
O filme ‘Cascaes Documentarista’, será exibido, às 18h30, no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU/UFSC). Realizado com recursos públicos do VIII Prêmio Funcine de Produção Audiovisual ‘Armando Carreirão’, o filme contou com apoio institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE/UFSC) e com materiais da BU. Saiba mais

-Cineclube Rogério Sganzerla exibe ‘Bastardos Inglórios’ de Quentin Tarantino
O Cineclube Rogério Sganzerla promove o minicurso ‘Tarantino: Imaginação, Arte e História’, às 17h e a exibição do filme ‘Bastardos Inglórios’, às 19h. As atividades ocorrem no Auditório Ovelha, no 2º Andar do Centro de Convivência. Saiba mais.

Quarta-feira, 23 de Outubro

-Seminário “A Saúde da Pessoa Idosa e a Garantia de Seus Direitos”
A Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC e o Conselho Municipal do Idoso de Florianópolis-CMI promovem Seminário e Roda de Conversa, dia 23 de Outubro, na OAB/SC, com o tema “A Saúde da Pessoa Idosa e a Garantia de Seus Direitos”. A abertura do evento está marcada para as 14h, com a Dra. Marilene Campos, presidente da Comissão do Direito da Pessoa Idosa  da OAB e reunirá a Dr. Larissa Tenfen da Silva, professora da CESUSC  e o Dr. Vani Cardoso, médico Geriatra. Serão mediadores da Roda de Conversa, Dr. Caio Zandavalli e Dra. Andreia Sabi. As inscrições devem ser feitas antecipadas, no site da OAB. Veja a programação no link
abaixo:

Quinta-feira, 24 de Outubro

-Mônica Siedler promove Aula extra de Cinedebate
Professora de Cinedebate e Socióloga, Mônica Joesting 
Siedler,  promove Aula extra com a cineasta Maria Emília, na quinta-feira (24), às 9h, em seu espaço de Aula, na casa de Atividades da Fundação Itacolomi - Rua Augusto Lidio Pires, 49 , na Trindade. Membros do Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI e demais netianos estão convidados. 

-Ciclo de palestras ‘As Pensadoras’
O Departamento de Filosofia da UFSC promove a palestra ‘Reflexões sobre as Moradas da Alma’, de Teresa D’Ávila’, ministrada por Mariana Paolozzi, no Auditório do Bloco F do CFH. O evento inicia às 18h30 com o FilosofArte, e a palestra às 19h30. A atividade faz parte do Ciclo de Palestras ‘As Pensadoras’. Saiba mais.

-Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC preparam concerto de aniversário de 10 anos
O Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC estão realizando os ensaios finais para o concerto comemorativo do aniversário de dez anos de criação dos grupos musicais da Universidade. O concerto, com entrada gratuita, será realizado, às 20h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Saiba mais.

-Curso da Biblioteca Universitária ajuda a identificar desinformação no ambiente digital
A Biblioteca Universitária (BU/UFSC) promove o seu novo curso de ‘Critérios de confiabilidade informacional: como identificar a desinformação no ambiente digital’, às 16h, na Sala Harry Laus, na BU. Inscrições e mais informações.

-2º Workshop ‘Os saberes expertos no domínio da infância’, de 24 a 25 de outubro
Entre os dias 24 e 25 de outubro, o segundo workshop ‘CAPES – COFECUB – Os Saberes Expertos no Domínio da Infância’ será realizado no Sala de Reuniões da Direção e no Auditório Térreo ambos no Bloco E do CFH. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento.  Programação e mais informações.

Sexta-feira, 25 de Outubro

-Competência em informação é tema de seminário internacional promovido pela UFSC
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn/UFSC) promove no Hotel Ponta da Ilha, em Ponta das Canas, Florianópolis, os eventos 1º Seminário Internacional de Competência em Informação (I SEICIn) e o 3º Seminário de Pesquisas e Práticas sobre Competência em Informação de Santa Catarina (III SEPCIn). Saiba mais.

-SBPC realiza evento científico-cultural na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Santa Catarina organiza evento científico-cultural nos dias 25 e 26 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, gratuito, será realizado no Jardim Botânico Municipal de São José, Rua Cauassú, s/nº, Potecas. Saiba mais.

-Evento discute câncer de mama, no CSE
A Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde convida a comunidade universitária e externa para participar do evento ‘Conversando sobre o Câncer de Mama’, às 10h, na sala 011, no piso térreo do bloco B do CSE. Saiba mais.

-Oficina de Origami, no NETI
O Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, promove Oficina de Origami- Primeira Aula Básica, dia 25 de Outubro, das 14 às 16h no NETI. A Oficina é dirigida aos alunos do NETI e tem vagas limitadas (10 no total). A facilitadora será a Professora Selma, participante do Grupo de Biodanza. Mais informações com Pedro Rogério Martins, presidente do CENETI, fone 98477-0713.

-Último dia para inscrições no Programa de Cessação do Tabagismo
O ‘Programa de Cessação do Tabagismo’, promovido pelo Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI/UFSC), encerra as inscrições nesta sexta-feira, dia 25 de outubro. As inscrições podem ser feitas de forma presencial no SAPSI, localizado no 2º andar do Bloco D, do CFH, ou através do telefone (048) 3721-9402 - Saiba mais.


EVENTOS FUTUROS


Outubro

·     Espetáculo Musical ‘Balança, Bruxa!’
No Teatro Álvaro de Carvalho, em 26 de outubro. Saiba mais.
·    IV Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Farmácia
No CCS, de 29 a 30 de outubro. Saiba mais.
·    Experimenta:(n)a luta | Semana de Arte da UFSC
Na UFSC, de 29 de outubro a 3 de novembro. Saiba mais.
·     IV Seminário Internacional de Atualidades em Enfermagem de Reabilitação
No CCS, de 31 de outubro a 1 de novembro. Saiba mais.
·    ACLC/CENETI dá posse a Novos Acadêmicos
Na Sala Harry Laus, na BU/UFSC, em 31 de outubro

Novembro

Tarde de Autógrafos do Livro "Da Enxada pro Lápis", de Maria Moraes Andrade
No Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, em 06 de Novembro
·    Palestra ‘A expressão da unicidade encarnada: Adriana Cavarero e o feminismo da pluralidade’
      No CFH, em 7 de novembro. Saiba mais.
·     II Seminário de Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica
      No CCE, de 7 a 8 de novembro. Saiba mais.
.     Seminário sobre “As Políticas Públicas em Favor do Idoso e do Fundo Estadual do Idoso”
     Na Associação dos Municípios da Região Carbonífera - Av. Santos Dumont, 855,
     BairroMilanese – Criciúma/SC, em 08 de novembro
·    CENETI/NETI e AMAG/UFSC promovem Brechó e Bingo
No Centro Comunitário do Córrego Grande, em 08 de novembro
      AMAG/UFSC promove Oficina de Crochê Básico 
Na sala 04 do NETI, em dois encontros: 10 e 19 de novembro  
·     III Colóquio de Pesquisa em Filosofia
      Na UFSC, de 11 a 13 de novembro. Saiba mais.
.     XII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento e I Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento
      Na UFSC, de 13 a 16 de novembro. Saiba mais.
.     AMAG/UFSC faz Excursão para o Trem de Morretes e Curitiba, em parceria com a Meiembipe Turismo
      Dias 23 e 24 de novembro, com saída do NETI
.     AMAG promove Café Colonial de Confraternização de Fim de Ano
      Na Quinta da Bica D'Água - Carvoeira, em 27 de Novembro
·     CENETI/NETI promove Jantar Dançante comemorativo aos seus 25 anos
Na Associação de Moradores da Vargem Grande- AMVAGRA, em  29 de Novembro





Com informações da AGECOM/UFSC, NETI, CENETI, AMAG, Conselho Municipal do Idoso e Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina 


Comentários

  1. Que semana cheia de eventos e atividades, fica até difícil de conciliarmos. Muito bom e parabéns aos colaboradores.

    ResponderExcluir
  2. O idoso não tem justificativa para ficar em casa vendo o tempo passar.
    Quantas programações!
    Vamos participar, vamos compartilhar e aproveitar essas oportunidades
    O Depois é agora!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães