UFSC decide agora à tarde se vai aderir ao Programa Future-se

Reitor Ubaldo Cesar Balthazar, no canto direito da mesa, considerou a Assembleia legítima e disse que as propostas serão levadas ao Conselho Universitário. Foto:Vanda  Araújo
A Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC decide agora à tarde, em  reunião do Conselho Universitário, se irá aderir ao Programa Future-se, do Ministério da Educação. No final da tarde de ontem (02), após Assembléia Geral Universitária que lotou o auditório Garapuvu, alunos, técnicos e professores da Universidade decidiram indicar ao Conselho Universitário a rejeição ao programa Future-se. 
A decisão sobre o apoio ou não da universidade ao novo plano deve ser tomada pelo Conselho em sessão pública,  a partir das 14h.  A reitoria orientou que as atividades desta terça-feira à tarde sejam suspensas por conta do encontro, que será aberto para a comunidade universitária.


Foto: Vanda Araújo

Assembléia aprovou posicionamento solidário à UFFS
Balanço da Agecom/UFSC mostrou que mais de quatro mil pessoas lotaram o Auditório Garapuvu e a área em frente ao Centro de Cultura e Eventos durante a Assembleia de mais de três horas. Além do Future-se, a Assembleia discutiu os bloqueios orçamentários e as medidas da Administração Central, anunciadas na sexta-feira, 30 de Agosto. A diretora social do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, Maria Graciela Baigorria, acompanhou a Assembléia juntamente com outros alunos.
Abaixo, os principais pontos discutidos e aprovados
- Aprovação de um posicionamento solidário à comunidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que teve nomeado como reitor da instituição o terceiro colocado nos processos de consulta pública e votação em Conselho Universitário.
- Discussão e votação a favor da suspensão do concurso Vestibular 2020, decisão esta que terá que ser referendada pelo Conselho Universitário.
- Aprovação do estado de greve
- Rejeição à possibilidade de ocupação dos prédios da UFSC neste momento.
- Adesão às manifestações convocadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE) para o dia 7 de setembro
- Criação de um comitê de mobilização externa e elaboração de carta à Reitoria pedindo a renegociação dos contratos terceirizados pela readmissão dos profissionais que foram dispensados.



Sem espaço no Auditório, alunos acompanharam Assembléia por telão, na entrada do Centro de Eventos da UFSC - Foto: Vanda Araújo


(VA)
Com informações da Agecom/UFSC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães