Facilitadoras fizeram da Oficina de Macramê uma tarde de descobertas para as associadas da AMAG



A Oficina de Macramê promovida na última terça-feira (10) pela AMAG, gerou as mais distintas impressões entre as participantes. Todas, no entanto, saíram com a sensação de levar para casa o seu triunfo, uma peça decorativa única, aprendida ali, na hora, a partir de dois materiais básicos: vidro e barbante rústico. O que parecia desafio foi aos poucos dando lugar à criatividade e a um maior entrosamento, fazendo da  Oficina momentos de descobertas para as associadas. Ao final da atividade, era visível a emoção: todas faziam questão de exibir suas peças, como a mostrar que acabavam de cometer uma grande façanha. 



Macramê, a arte de dar nós, tem origem na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. A sua difusão, em âmbito mundial, é atribuída aos marinheiros, que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.


Nesse tipo de trabalho, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando figuras geométricas, franjas e uma infinidade de formas decorativas. O acabamento final é feito com cola.

            

A Oficina teve como facilitadora a associada Regina Simone que levou o material a ser trabalhado – vidros e barbante - todo prontinho para ganhar tempo. Cada participante recebeu o seu vidro e o material contido nele e a partir daí teve início o desafio.  Com o auxílio da co-facilitadora Maria Cristina Vieira Foz, Diretora Social e de Recreação da AMAG,  a facilitadora ia explicando passo a passo a técnica de Macramê, com as alunas que pegavam as orientações mais rápido servindo de mestras para as outras. Foi assim o tempo todo. Nó a nó, cada uma, no seu passo, ia imprimindo forma e personalidade ao seu trabalho, sem que nenhuma peça ficasse igual a outra. 

Maria Cristina Foz (camiseta branca) foi co-facilitadora
Além de puxar pela criatividade e de estimular a integração, como mostram os depoimentos a seguir, a Oficina de Macramê contribuiu para trazer novos sócios para a AMAG, meta que tem se tornado marca da atual gestão.  É o que relata a aluna Isolete, do Curso de Italiano, que chega à Associação atraída pela Oficina: “Como estou iniciando na AMAG, amei as iniciativas. Porém, às terças-feiras já tenho compromisso. Fui à Oficina de Macramê porque sempre tive interesse em fazer. Não imaginava que iria ter esse carinho”, disse Isolete.



"Para decorar, pode-se colocar sal grosso, numa porção de menos da metade do vidro, e enfeitar com velas. Fica lindo", sugeriu a facilitadora

“Foi um momento de criatividade. Foi tão prazeroso que não sentimos o tempo passar. A orientadora foi muito feliz na condução dos trabalhos. São muito importantes esses momentos de convivência que a AMAG nos proporciona”, relatou Arlete Guarezi  Zandomeneco, associada e membro do Conselho Fiscal da AMAG.
“Participei como ajudante e confesso que foi muito bom. As oficinas são importantes como integração e para aprender coisas que não tínhamos tempo ou que achávamos que não conseguiríamos”, disse Maria Cristina, membro da Diretoria. 
"Gostei muito da Oficina. O tempo passou rápido. Proporcionou momentos de descontração e também de aprendizado. Parabéns para a professora, pela didática, tornando a Oficina divertida", expressou Thelma Carvalho Leite, associada e membro do Conselho Fiscal da AMAG.

Próxima Oficina será de Maquiagem

A Oficina de Macramê foi dirigida às associadas. Quem não fazia parte do quadro social da AMAG pode participar mediante ingresso na Associação, com uma mensalidade de R$ 10. Desta vez, a presidente Maria Aparecida Ferreira optou por estender a gratuidade às alunas do EJA, no NETI, que se mostraram muito contentes com o convite.  
A próxima atividade do gênero, na  AMAG,  será a Oficina de Maquiagem, a ser realizada duas terças-feiras consecutivas, nos dias 17 e 24 de setembro.



Texto e fotos: Vanda Araújo


Comentários

  1. Muito bom! É gratificante ver esse sorriso em todas, demonstrando a satisfação em aprender e conviver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães