AMAG convida para Oficina de Macramê, dia 10 de Setembro. Na sequência – dias 17 e 24 – a Associação promove Oficina de Maquiagem



Depois do sucesso das Oficinas de Plantas Medicinais e Frivolité, realizadas em Maio e Junho últimos, a AMAG retoma sua programação de segundo semestre com duas Oficinas programadas para este mês de Setembro. A primeira será a Oficina de Macramê, na próxima terça-feira, dia 10. Na sequência, acontece a Oficina de Maquiagem, que contará com dois encontros – dias 14 e 24 de Setembro.

Macramê, a arte de dar nós, tem origem na pré-história

Macramê é uma forma de tecelagem manual, uma técnica de tecer fios sem uso de maquinaria ou ferramenta. É uma técnica milenar, com origem na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos, e até hoje é usada por artesãos e artistas. A sua difusão, em âmbito mundial, é atribuída aos marinheiros, que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos que permutavam nos locais onde desembarcavam.
Nesse tipo de trabalho, em que predomina a utilização dos dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando figuras geométricas, franjas e uma infinidade de formas decorativas.
Cada artista tem a sua técnica de tecer o macramê, desde a maneira de fixar os fios até o acabamento final. Alguns tecem sobre almofadas, prendendo a trama através de alfinetes, outros amarram os fios em preguinhos sobre uma madeira, usam prancheta ou ganchos de papéis. O que define a beleza e diferença desse trabalho é a criatividade do artista.
A Oficina de Macramê é destinada aos associados da AMAG e terá como facilitadora a associada Regina Simone.  Demais interessados podem participar da atividade, desde que tornem-se sócios, mediante mensalidade de R$ 10. Maiores informações podem ser obtidas na sala da AMAG, no NETI, ou com Cida e Moema, nos telefones acima.




(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães