AMAG cantou parabéns de 26º. Aniversário em Nova Veneza. Flores nos jardins das praças, recursos naturais e atrações típicas da cultura italiana deixaram os 38 associados encantados

O passeio da AMAG à Nova Veneza, da última quinta-feira, 19, traz imagens para guardar na memória. Cada pedacinho da cidade, visitada pelo Grupo, desperta vontade de ser conhecido. Impossível não se admirar diante das lindas flores que ornamentam o Portal de entrada, da beleza natural do Santuário Ecológico de Aguaí e da expressão de felicidade estampada no rosto dos 38 associados que fizeram o passeio. O terceiro passeio cultural desse ano promovido pela AMAG, depois de Laguna e Urussanga, é contado em detalhes pela presidente Maria Aparecida Ferreira, que com as lindas fotos compartilhadas aqui, também enche de alegria os corações dos que não puderam conhecer a  bela e formosa Nova Veneza, primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República, em 1891.

Relato da Presidente da AMAG valoriza beleza local e a alegria do Grupo

"O dia foi repleto de muita união, alegria, cultura, satisfação e degustação de uma comida tipicamente italiana com gostinho de quero mais.
Começamos com uma breve parada no portal de entrada da cidade, batemos várias fotos para registrar o momento e em seguida fomos ao tour no centro da cidade.
Visitamos a igreja, a praça principal onde ocorrem os desfiles nos bailes de máscaras, visitamos uma loja de biscoitos e outra de produtos artesanais, ficamos encantados com a limpeza e o cuidado que os moradores dispensam à cidade. Muitas flores enfeitam os jardins das praças e residências.
Fomos à Vinícola Borgo. Degustamos vários tipos de vinhos, cachaças, licores e muitos saíram com compras irresistíveis!
Em seguida, nos dirigimos ao Santuário Ecológico de Aguaí.
Uma ponte pênsil separa as pessoas do parque. Medo? Sim. Em algumas pessoas, outras dançaram e balançaram nela.
A recepção foi muito calorosa, incluindo quatro pessoas com trajes típicos dos bailes de máscaras.
O local, nada deixou a desejar.
Uma mesa farta, com quitutes típicos italianos e sobremesas de vários tipos.
Após saborear tudo que era possível, nos reunimos e cantamos parabéns, comemorando o 26º aniversário da AMAG.
Um pequeno bolo foi servido.
Fizemos uma pequena trilha nas instalações, guiados pela Priscila.
Conhecemos a menor igreja, o teatro ao ar livre, as plantações e o espaço reservado aos animais do santuário; patos, galinhas, pavão, gansos e o original “gatil” de três andares.
Foram momentos inesquecíveis!
Após nos encantarmos e querendo ficar mais, nos dirigimos à visita agendada e guiada por profissional local, nas casas de pedra.
Ao final da visitação, a AMAG distribuiu a todos os 38 participantes, uma flor, confeccionada pelas diretoras, com um lembrete alusivo aos 26 anos da associação.
Partimos em direção à Florianópolis, fazendo uma parada de 30 minutos no posto Graal da BR 101.
Todos desembarcamos nos vários locais determinados, com muita alegria no coração."

Amaguianas, na entrada de Nova Veneza
Panorama da Praça Central

Ponte Pênsil na entrada de Aguaí

Panorama do Santuário Ecológico de Aguaí

Atrativos de Aguaí

Parabéns à AMAG foi cantado durante Almoço farto, com sobremesas, no Santuário Ecológico de Aguaí

Visita à Casa de Pedras

Parte do Grupo, com igreja ao fundo
Passeio cultural foi prestigiado por 38 participantes, entre associados da AMAG e alunos do Curso de Italiano do NETI, que acabaram de se associar. O ônibus fretado pela Meiembipe Turismo, parceira do Evento, saiu do NETI às 6h e retornou às 20h.

Relato do Passeio à Nova Veneza e fotos: Maria Aparecida Ferreira, presidente da AMAG