Agenda da Semana - 16 a 20 de Setembro de 2019



A Agenda da Semana reúne os principais eventos acadêmicos e culturais do período, no NETI, na UFSC e na capital catarinense. Como acontece desde o ano passado, quando foi criada, a Agenda está aberta aos alunos do NETI e às instituições com atividades voltadas à Terceira Idade que tenham interesse em tornar público os eventos programados.  Informações serão recebidas até às 18h de sexta-feira, no e-mail do Blog – integraneti17@gmail.com – com o nome e telefone das fontes ou pelo WhatsApp 996428771. 


Segunda-feira, 16 de setembro

- APUFSC promove Assembléia Geral Extraordinária
A APUFSC- Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina, promove Assembléia Geral Extraordinária a partir das 9h para decidir se a categoria deflagra ou não greve. A Assembléia ocorre no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão –CCE.

-“UFSC em Risco’ é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa
A Audiência Pública ‘UFSC em Risco’, será realizada às 14h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Saiba mais.

-Sala Verde UFSC promove plantio de mudas
A Sala Verde UFSC organiza plantio de mudas de árvores nativas com pessoas em situação de rua, às 14h30. O ponto de encontro é na Sala Verde UFSC, no Piso Térreo da BU, ao lado da PRAE. 

-I Colóquio de Tradução, Linguística e Lexicografia
O I Colóquio de Tradução, Linguística e Lexicografia (I COTRALL) será realizado na UFSC nos dias 16 e 17 de setembro. O tema da edição será Línguas Estrangeiras/Adicionais, (Re)Tradução, Interpretação e (Sub)Versões: Diálogos e Perspectivas. Saiba mais.

-Jornadas Bolivarianas discute ‘Mídia e Poder na América Latina’
A 15ª edição das Jornadas Bolivarianas, promovidas pelo Instituto de Estudos Latino-Americano (IELA/UFSC), terá como tema ‘Mídia e Poder na América Latina’. O evento, ocorre entre os dias 16 e 18 de setembro, e contará com diversas atividades no auditório da Reitoria. Saiba mais.

Terça-feira, 17 de Setembro

-Sala Verde UFSC realiza oficina ‘Plantas Medicinais e PANCs – Do Cultivo ao Uso Correto’
A Sala Verde UFSC promove oficina ‘Plantas Medicinais e PANCs – Do Cultivo ao Uso Correto’, às 9h30. A proposta é discutir novas alternativas de alimentação que conversem com o sustentável e o ambiente. Acesse: inscrições e mais informações

-AMAG promove Oficina de Maquiagem
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG, promove Oficina de Maquiagem a partir das 14h, na sala 04 do NETI. A Oficina é destinada às associadas, mas não sócios também podem participar, desde que se associem e mediante mensalidade de R$ 10.  A Oficina prossegue dia 24 de Setembro. As facilitadoras serão as associadas Arlete Guarezzi e Thelma Carvalho.

-Teatro da UFSC recebe peça ‘Clownti’
O Teatro da UFSC será palco para a peça ‘Clownti’, da Companhia Jabrú Teatro de Marionetes (Medellin, Colômbia), às 14h30min. O Teatro é localizado na rua Desembargador Vítor Lima, nº 117, no bairro Trindade. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. Saiba mais.

-Cineclube Rogério Sganzerla exibe o filme ‘Assassinos por Natureza
O Cineclube Rogério Sganzerla exibe o filme ‘Assassinos por Natureza’, às 19h. A exibição faz parte da mostra TarantinaMente, exibida até o dia 8 de outubro, com filmes que marcaram e trilharam o início da carreira de Quentin Tarantino. Saiba mais.

Quarta-feira, 18 de Setembro

-Palestra discute Movimento LGBT durante a Ditadura Militar
O Centro Acadêmico Livre de Psicologia (CALPsi/UFSC) promove palestra ‘Movimento LGBT durante a Ditadura Militar’, às 14h, no Hall do CFH. É necessária a leitura prévia do texto ‘Uma ditadura hétero-militar: notas sobre a política sexual do regime autoritário brasileiro’, do pesquisador Renan Quinalha. Saiba mais.

-Sala Verde UFSC realiza oficina ‘Roda do chá: compartilhando saberes, sabores e odores’
A Sala Verde UFSC promove oficina ‘Roda do chá: compartilhando saberes, sabores e odores’, às 14h. A proposta é apresentar aspectos relacionados ao histórico do uso de chás pela humanidade e exemplos de plantas mais comuns e conhecidas com os respectivos usos. Acesse: inscrições e mais informações.

Quinta-feira, 19 de Setembro

-AMAG promove passeio cultural à Nova Veneza
A Associação de Monitores da Ação Gerontológica promove passeio cultural à Nova Veneza, primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República, em 1891. O passeio ocorrerá em parceria com a Meiembipe Turismo e faz parte das comemorações de Aniversário de 26 anos da Associação, completos dia 01 de Julho. Na sexta-feira (13), a AMAG contabilizava poucos lugares disponíveis no ônibus fretado pela Meiembipe Turismo.

-Biblioteca Universitária recebe curso de formação sobre psicologia ambiental e bem-estar
O Projeto de Extensão Psicologia Ambiental e Bem-estar nas Instituições promove o curso de formação dedicado à avaliação da relação pessoa-ambiente no espaço da BU. O curso é gratuito e ocorrerá às quintas-feiras, dias 19 de setembro e 3 e 17 de outubro, das 10h às 12h, na Sala Henrique Fontes, na BU. Inscrições e mais informações.

-Palestra sobre Espiritismo no Espaço Ecumênico da UFSC
A 1ª União Regional Espírita (URE), da Federação Espírita Catarinense (FEC) promove todas as quintas-feiras, um projeto sobre o Espiritismo. O palestrante Ricardo Silveira discutirá o tema ‘Bem aventurados os aflitos’, às 18h, no Templo Ecumênico da UFSC. Saiba mais.

-Palestra discute vida e obra de Margaret Cavendish
O Departamento de Filosofia (CFH/UFSC) promove a palestra ‘Sobre ciborgues e mundos utópicos: Margaret Cavendish e o Mundo Resplandecente’, no Auditório do Bloco F do CHF. O evento compõe o Ciclo de palestras ‘As Pensadoras’, tem início às 18h30 com o FilosofArte e a palestra às 19h30. Saiba mais.

Sexta-feira, 20 de Setembro

-Sala Verde UFSC promove oficina ‘Abayomi‘
A Sala Verde UFSC organiza oficina ‘Abayomi’, às 14h, na Sala Verde UFSC, no Piso Térreo da BU, ao lado da PRAE. A proposta é a partir de retalhos criar bonecas personalizadas da cultura africana. Inscrições e mais informações.

-Roda de conversa aborda ecotoxicologia e toxicologia ambiental
O Laboratório de Ficologia (Lafic/UFSC) realiza o evento ‘Ecoando Ecotoxicologia’, às 13h, na Sala SIPG 08 do Departamento de Microbiologia e Imunologia (MIP/CCB – ala nova, Córrego Grande). O evento contará com diversas apresentações de núcleos de ensino, pesquisa e extensão voltados à ecotoxicologia e toxicologia ambiental. Saiba mais.


EVENTOS FUTUROS

Setembro

-XVII Simpósio sobre a Doença de Alzheimer
No Auditório da Reitoria, em 24 de setembro. Saiba mais.
-Exibição do filme ‘Cães de Aluguel
No CCE, em 24 de setembro. Saiba mais.
-II Encontro Cultural do CENETI em comemoração aos 25 Anos do Centro Estudantil
No Auditório do Centro Sócio-Econômico-CSE/UFSC, dia 25 de Setembro
-VII Encontro de Serviço Social e Saúde
No Auditório de Pós-Graduação do CCS, em 25 de setembro. Saiba mais.
-Palestra "Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável"
No Auditório do Observatório de São José (Rua Santo Antonio, 1460- sala 301, Barreiros/São José), em 25 de setembro
-Palestra ‘Setembro Amarelo’
No Templo Ecumênico da UFSC, em 26 de setembro. Saiba mais.

Outubro

-Exibição do filme “Jackie Brown”
No CCE, em 1 de outubro.
-Palestra ‘O pensamento político de Martha Nussbaum’
Na UFSC, em 3 de outubro. 
-Palestra  ‘Cuidar do corpo e da alma’
No Templo Ecumênico da UFSC, em 3 de outubro. Saiba mais.
-Exibição do  filme ‘Tempo de Violência’
No CCE, em 8 de outubro. 
-Palestra ‘O amor como solução’
No Templo Ecumênico da UFSC, em 10 de outubro. 
-Palestra ‘Nosso papel num lugar chamado família’
No Templo Ecumênico da UFSC, em 17 de outubro. 
-Palestra ‘Reflexões sobre as ‘Moradas da Alma’
No Auditório do Bloco F do CFH, em 24 de outubro. 


(VA)

Com informações da Agecom-Semana UFSC/NETI/CENETI e AMAG

Comentários

  1. Muito bom este espaço
    Ficamos a par dos eventos da UFSC e suas ramificações.
    Favor publicar nossa excursão de 18 de setembro. Mandarei fotos e texto.
    Abraço
    Ivonita Di Concílio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães