NETI anuncia processo de transição da Coordenação

Maria Fernanda, primeira da esquerda para a direita, indicada para transição, foi apresentada por Nina Schier, na 16ª Reunião Pedagógica

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, terá nova Coordenação. No cargo desde 2011, a Professora, Enfermeira e Coordenadora, Dra. Jordelina Schier, ingressará em novo ciclo – a aposentadoria. Com a sua saída, o nome indicado para transição passa a ser o da também Enfermeira, Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa. O processo de transição de comando foi anunciado na sexta-feira (16), na 16ª. Reunião Pedagógica e Integrativa do NETI. Participaram da reunião cerca de 30 pessoas, entre professores, servidores e representantes do PICG, CMAG, CENETI, EJA, AMAG e APASC.





Diferente dos demais encontros, a Reunião Pedagógica de sexta-feira reservou surpresas. Os participantes foram recebidos com um coffee break, o que oportunizou um bom bate papo e socialização. “Dando início à reunião, a coordenadora Jordelina Schier deu as boas-vindas e passou a palavra ao servidor Fernando que falaria sobre o processo de matrícula, dados atuais sobre as atividades do NETI e número de alunos matriculados. Contudo, para surpresa de todos, os dados foram trocados para dar lugar à uma bonita homenagem à Coordenadora Nina”, conta Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI e parceira de conteúdo do Blog integraNETI.
Após a homenagem, os participantes apresentaram de forma breve o trabalho que desenvolvem no NETI, tais como Cursos de Idiomas, Cursos ligados à Gerontologia e ao Processo de Envelhecimento e Atividades de Dança, Teatro e Música. Também houve espaço para que a direção do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI e representantes de demais entidades e grupos com atuação no NETI expusessem suas atividades e projetos.









Futura Coordenadora é presença constante no NETI

Maria Fernanda é professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, tem uma trajetória interessante ligada a projetos e pesquisas voltados ao cuidado integral do idoso, família e cuidador, e é muito ligada ao NETI. Entre os projetos que integra está o Grupo de Estudos sobre Cuidados em Saúde de Pessoas Idosas – GESPI, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC, criado há mais de três décadas.
No ano passado, a professora foi destaque no Blog integraNETI, durante sua participação no 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, promovido pela Associação Parkinson Santa Catarina-APASC. O Encontro comemorou os 14 anos da APASC e os 15 anos do Grupo de Ajuda Mútua de Pessoas com Doença de Parkinson- GAM, com atividades no NETI, do qual Maria Fernanda também é integrante.
Na conversa que teve com o Blog integraNETI, a professora falou de um projeto/pesquisa que vinha desenvolvendo com o GAM, com vistas a identificar como o enfrentamento da Doença de Parkinson estava sendo realizado.
“A pessoa que tem Doença de Parkinson precisa encontrar um sentido, um significado nas coisas que faz para entender a doença. Se não tiver essa sensibilidade para entender, esse enfrentamento vai ficar difícil. Da mesma forma que o cuidador, essa pessoa tem que entender a doença”, disse ao Blog, na ocasião.
A transição de comando ainda está em processo de oficialização, mas o Blog tem informações de que Maria Fernanda será apresentada à comunidade netiana na próxima quarta-feira (21), durante a Aula Inaugural de segundo semestre, a ser realizada às 14h30min, no auditório da Reitoria.

Maria Fernanda (ao centro), clicada pelo Blog em maio de 2018, durante o 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, no SESC Cacupé


Empreendedorismo feminino, uma marca do NETI

Desde a sua criação, em 1982, o NETI é administrado por mulheres. Maria Fernanda será a 5ª. gestão no ranking do empreendedorismo feminino que se tornou marca do Núcleo.
De 1982 a 2000, a coordenação esteve a cargo das professoras Neusa Mendes Guedes, bacharel em Serviço Social e Lúcia Hisako Takase Gonçalves, bacharel em Enfermagem. De 2000 a 2005, o NETI foi coordenado pela técnica administrativa Jussara Bayer, bacharel em Letras e especialista em Gerontologia. A gestão seguinte – 2005 a 2011 – caberia à professora e enfermeira, Dra. Angela Alvarez. Em 2011, a enfermeira Dra. Jordelina Schier assumiu a Coordenação, com apoio pedagógico do Comitê Assessor do NETI.



Texto: Vanda Araújo, com apoio e fotos de Ana Paula Balthazar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI