Terceira Idade da UFSC descobre Santa Catarina com a AMAG. Passeios à Urussanga e Laguna estimularam turismo e socialização, numa combinação perfeita




O passeio da Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, à cidade centenária de Urussanga, dia 27 de Junho último, comprovou que uma nova forma de lazer cresce de preferência entre os idosos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC. Num período de três meses, a AMAG levou duas grandes equipes ao interior de Santa Catarina, mais precisamente à Urussanga e à cidade histórica de Laguna, numa iniciativa que combinou o prazer de viajar e de desfrutar as maravilhas dessa fase madura da vida com a alegria de fazer novas amizades.
O Grupo que foi à Urussanga fez um relato contagiante dessa experiência. No passeio à cidade de mais de 140 anos, considerada reduto da cultura italiana em Santa Catarina, os visitantes conheceram a Vinícola Mazon, visitaram parreiras de uva Goethe, degustaram rótulos de vinhos, espumantes e antepastos italianos e fizeram City tour pelo centro histórico da cidade.
Vejam as impressões da viagem na opinião da presidente da AMAG, Maria Aparecida Ferreira, em relato gentilmente escrito a pedido do Blog integraNETI.





Visitantes aprenderam sobre produção de vinho e degustaram espumantes

"Ao chegarmos à vinícola, fomos recepcionados pela Sra. Patrícia, que contou sua história, a história da uva Goethe e nos apresentou os vinhos e espumantes ali produzidos, acompanhados por degustação de queijos, salames, e outros itens produzidos na colônia.
Em seguida, fomos visitar a vinícola com explicações do processo de produção, nova degustação, agora de espumantes e consequente compra por parte dos integrantes do passeio.
Voltamos ao restaurante e nos foi servido um saboroso almoço, com comidas típicas italianas: polentas, galinha caipira, fortaia, salada de radiche com bacon cebola e vinagre de vinho tinto. Como sobremesa: o famoso sagu, tortas e pudim. (dados fornecidos pela diretora da AMAG, Arlete Zandomenico)

City tour ao centro da cidade levou à “La Pietá”, de Michelangelo

Em seguida, fomos ao city tour no centro da cidade. Fomos recepcionados pelo guia local que nos repassou a história da cidade.
Visitamos a igreja matriz – Nossa Senhora da Conceição, com destaque à magnífica réplica da escultura “LA PIETÁ”, esculpida por Michelangelo.
Passeamos pela graciosa praça em frente à igreja e em seguida fomos “A TAFONA” (moinho de milho antigo), onde vendiam queijos da colônia, fubá, linguiça e outros produtos típicos da colônia. Maiores informações poderão ser obtidas no site: http://www.jvanguarda.com.br/site2012/ (Dados fornecidos pela diretora Arlete). Ao lado, visitamos uma casa de doces, onde foram degustadas e compradas vários tipos de bolachas artesanais.
Voltamos à Vinícola para degustar o café da colônia, onde uma dupla de músicos abrilhantou com chorinhos e nossa associada URILDA Soares Coutinho encantou cantando algumas músicas.
Todos satisfeitos e felizes, iniciamos nossa viagem de volta à Florianópolis.
Foi um dia muito prazeroso, repleto de muita degustação, cultura e lazer.
Deixou saudades a graciosa cidade de Urussanga e prova que grandes turismos nem sempre precisam ser a quilômetros de distância, quando se tem um estado tão rico em cultura e um grupo tão amigo para compartilhar momentos de lazer", relata Maria Aparecida Ferreira.


































Texto: Vanda Araújo
Fotos: Maria Aparecida Ferreira com apoio de membros da diretoria da AMAG. Mais fotos do passeio estão disponibilizadas no link abaixo, em álbum compartilhado pela colega da diretoria da AMAG, Marlene Buzzi Maiochi. Para conferir, basta clicar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI