Presença do "imortal mor', professor Ubaldo César Balthazar, reitor da UFSC, abrilhantou Confraternização da ACLC/CENETI

Professor Ubaldo César Balthazar, reitor da UFSC, ao centro, impressionou ao falar de Salim Miguel, de quem foi amigo


O coquetel de confraternização da Academia de Canto e Letras do CENETI foi repleto de  momentos marcantes. Tomados de alegria por reencontrar e fazer novos amigos, confrades e convidados trocaram apertos de mãos, abraços e beijos, fazendo da tarde da última quarta-feira, 12, um acontecimento especial na Choperia Kibelandia. Nesse clima festivo e no calor das atividades acadêmicas é que chegou, para também confraternizar, o "imortal mor", professor Ubaldo César Balthazar, reitor da UFSC, abrilhantando ainda mais o evento. Quem nos relata o que aconteceu, com a emoção de ter preparado e vivido cada detalhe do Coquetel de Confraternização é a Diretora-geral da ACLC, Ivonita Di Concílio, em sua crônica “Novamente de Ressaca”, com a qual também marca sua estréia no Blog integraNETI. Abaixo, a Crônica, transcrita na íntegra.
  
Novamente de Ressaca

Nunca soube o que é uma ressaca alcoólica. Minhas ressacas são resultado de superingestão de felicidade embriagante.
Ontem, dia 12 de junho, nossa Academia de Canto e Letras do CENETI – ACLC – reuniu uma plêiade de acadêmicos e convidados, que acrescentou à tarde linda de Florianópolis um aquecimento humano invejável.
Enfrentando a desafiante escada do aprazível Restaurante e Chopperia Kibelândia, senhoras e senhores portadores de jubilados cabelos brancos (e não) não hesitaram e galgaram os degraus para participar da confraternização proposta.
Reencontros e novos conhecimentos marcaram os efusivos apertos de mãos, abraços e beijos, nesta ordem. A alegria se estampava nos rostos de cada um, numa descontraída e verdadeira confraternização.
A gratidão a quem proporcionou o evento, bem como a quem o organizou eram apregoados a toda hora. Sinal de satisfação...
Contando (como sempre) com a valiosa participação das minhas filhas Helen e Laura iniciamos as atividades acadêmicas quando nosso “imortal mor”, professor Ubaldo Balthazar chegou.
Dirigindo o cerimonial, Laura chamou a acadêmica Lêda Fialho de Oliveira para ler o panegírico (elogio) de sua patronesse, Ignez Toscan. Visivelmente emocionada, Sara Toscan Camargo, filha da homenageada, deu um toque especial ao momento, quando foi chamada para dar seu depoimento.
Na sequência, Edna Schmidt discorreu sobre Vilmar Teodoro e sua trajetória pioneira nos procedimentos da Polícia Militar de Santa Catarina. Terminando a narrativa ‘oficial’, Edna relatou fatos pitorescos do Patrono e sua esposa, Deyse Teodoro.
A seguir, o Reitor Ubaldo Balthazar enalteceu a figura de Salim Miguel, de quem foi amigo. Revelou facetas do Salim que eu ( a quem, também, conheci e foi meu chefe na extinta Agência Nacional) desconhecia.
Por último, a nossa querida decana Osmarina Souza, dissertou sobre sua patronesse, Neusa Guedes Mendes. Alicerçada em sua memória prodigiosa e com a graça peculiar, Osmarina contou o pioneirismo da mulher que fundou o NETI e que possibilitou - 35 anos depois - a criação da ACLC.
Finda a parte solene da Confraternização, partimos para as cantorias, declamações e contações de histórias. Tudo devida e absolutamente informal, com canções dos ‘velhos tempos’, inclusive as de ciranda... Coroamos a noite com a performance de Urilda, Ivonita, pitacos da Ana Guimarães e um afinadíssimo coral pra dar inveja...
Conclusão: minha ressaca, com certeza, é resultado daquele único gole de cerveja que a nossa antecessora Osmarina ofereceu ao brindar minha gestão à frente da Academia. Obrigada, amiga e trêfega Osmarina. Vou empenhar o máximo esforço para fazer as coisas direitinho.

(Ivonita Di Concílio)
Diretora-Geral da ACLC



Ivonita Di Concílio, diretora-geral da ACLC, recém empossada, mostrou-se emocionada ao cumprimentar confrades e amigos 



Acadêmica Urilda Soares Coutinho, membro do Grupo de Canto Vozes da Ilha, encantou os convivas



Marlene Buzzi, Acadêmica e membro da diretoria da AMAG, com o ilustre confrade

Reitor Ubaldo e a escritora Osmarina Maria de Souza, ex-diretora da ACLC


Acadêmicas da ACLC. À direita, Cecília Godtsfriedt, assistente social e ex-coordenadora do CMAG/NETI



Fotos: Marlene Buzzi Maiochi, acadêmica da ACLC e membro do Blog integraNETI
Clicando no link a seguir, os leitores terão mais fotos disponibilizadas pela Acadêmica

https://photos.google.com/share/AF1QipOX35wqvzCebie6YuDGbGj_kqrkJhUXG4b-jk2O5UQ2xidy9UJFPtvo2NoRN83DXg?key=THhHOWljekI5YWtORTB0RTRndDE3YnE1ajNPelhR

Comentários

  1. Foi muita emoção.Muita alegria e abraços carinhosos. Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Inesquecível a nossa alegre confraternização. Parabéns para todos nós!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI