“O Cidadão Ilustre’’, filme argentino, detentor de quatro prêmios, encerrou programação de Maio do GEC/CENETI

Foto: Vanda Araújo

Foto: Maria das Graças Ferreira

Foto: Maria das Graças Ferreira

O Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI, encerrou sua programação de Maio na manhã de ontem (20), no auditório da Biblioteca Central da UFSC, com o filme “O Cidadão Ilustre”, produzido na Argentina, em 2016 e ganhador de quatro prêmios. 
Thelma Leite - Foto: Vanda Araújo
A abertura dos trabalhos e apresentação do filme foi conduzida por Thelma Carvalho Leite e Maria Graciela Baigorria, ambas da Equipe Técnica do GEC, com suporte de Raquel Maia Liberato, Coordenadora Técnica do Grupo.
Antes da sessão, Graciela chamou a atenção do Grupo para a abertura do período de inscrições do Fórum de Aracaju, evento que acontece de 01 a 03 de outubro, em Sergipe, e que engloba o XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, o XV Encontro de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o IV Seminário Internacional da Associação Brasileira de Universidades Abertas da Terceira Idade-ABRUNATI.
Maria Graciela - Foto: Vanda Araújo
“A participação no Fórum é importante pois nos coloca no centro dos avanços no que diz respeito ao Envelhecimento Ativo. Estaremos lá, apresentando o trabalho realizado pelo GEC”, antecipou Graciela, lembrando que inscrições feitas até 30 de maio terão valor de R$ 70,00. “A partir desse período e até o dia do evento as inscrições terão novos valores", fez questão de frisar.

Filme vencedor de quatro prêmios explora o mundo da arte e seus limites

Na apresentação do filme, a dupla da Equipe Técnica do GEC expôs dados interessantes. “ O Cidadão Ilustre” é uma comédia dramática, produzida na Argentina, em 2016, e dirigida por Gastón Duprat e Mariano Cohn, também diretores de “O Artista” e  “O homem do lado”. “Seus filmes sempre rondam o mundo da arte e seus limites”, destacou Thelma Leite.
Maria Graciela, por sua vez, lembrou que o filme recebeu muitos prêmios, entre os quais o de  Melhor filme Iberoamericano pelo GOYA (Oscar espanhol);  Melhor ator, para Oscar Martinez, no Festival de Veneza;  Melhor roteiro, no Festival de La Havanna e  Melhor Filme, no Festival de Israel.
“O Cidadão Ilustre’’ retrata um escritor que recebeu o Premio Nobel de Literatura. Ele vive na Europa e após 40 anos, volta à sua cidade natal no interior da Argentina, para receber o premio de Cidadão Ilustre.
No material apresentado ao GEC e gentilmente compartilhado com o Blog integraNETI, Graciela Baigorria faz outras considerações: “ A Argentina nunca recebeu o Premio Nobel de Literatura, apesar de ter um Jorge Luis Borges e Julio Cortazar.  Decorrente deste fato, os diretores tiveram a brilhante ideia de conseguir um ghostwriter (escritor fantasma) com o nome de Daniel Mantovani e uma editora concordou em publicar seus livros, entre eles “O Cidadão Ilustre”, com que "ganhou" o Premio Nobel. Desta maneira,  a ficção traspassou a realidade, continuando o jogo realidade versus ficção”, pontua Graciela.
Por suas nuances e características, “O Cidadão Ilustre” deu lugar a um intenso debate na última sessão de Maio do GEC/CENETI, prestigiada por um público expressivo e que desta vez contou com a presença de três novos integrantes.
  
Integrantes que não participaram do encontro anterior, receberam Mimo do GEC, em homenagem ao Dia das Mães - Foto: Maria das Graças Ferreira
Foto: Maria das Graças Ferreira
Foto: Maria das Graças Ferreira
Foto: Maria das Graças Ferreira
Foto: Maria das Graças Ferreira
Graça Ferreira, em mais um clique, no descontraído intervalo do cafezinho



Foto: Vanda Araújo

Foto: Vanda Araújo

Foto: Vanda Araújo

Osvaldo Silva e a cubana Heriberta Irmina, alunos do NETI, participaram do Encontro pela primeira vez - Foto: Vanda Araújo



Texto: Vanda Araújo, com colaboração de Graciela Baigorria
Fotos: Vanda Araújo e Maria das Graças Ferreira, secretária do GEC/CENETI e colaboradora do Blog integraNETI 

Comentários

  1. Considerei o filme ' O cidadão ilustre' um excelente filme, levando a várias vertentes para o debate. O público está cada vez mais atuante e com isto enriquece o debate. Parabéns Vanda pelo texto e Graça pelas fotos. E o meu agradecimento a equipe que fez a escolha do filme.

    ResponderExcluir
  2. Q maravilha está este blog! Um texto que tem ampla cobertura e muito agradável de se ler. Parabéns Vanda! Você é muito boa no que faz!!! Ótimas suas fotos!
    O filme neste dia foi mesmo mais um, entre os bons filmes que assistimos. Sugere muita reflexão. Uma das boas escolhas das coordenadoras e equipe técnica a quem parabenizo!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI