Alunos do NETI participaram de protesto contra cortes na Educação na UFSC


Abraço simbólico encerrou Atos na UFSC - Foto: Caetano Machado-AGECOM/UFSC

Alunos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI participaram do Ato Unificado “30 minutos contra os 30% de cortes”, das entidades Apufsc e Sintufsc na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, contra o corte de verbas na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, demais universidades e institutos federais e setores da Educação.
Representantes da Apufsc – Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina, do Sintufsc – Sindicato dos Trabalhadores da UFSC e da Reitoria discursaram durante a manifestação.  
Para o presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, a manifestação de hoje “representou o início de um combate contra uma política governamental de cortes na educação. Os cortes orçamentários são um instrumento para derrotar a voz crítica das universidades”, ressaltou o dirigente, enfatizando que é “dever dos professores mostrar contrariedade contra a política do governo federal. A sociedade sem universidade está fadada à incultura e à submissão”, disse o presidente da Apufsc.
Celso Ramos, Coordenador do Sintufsc, por sua vez, defendeu a necessidade de um embate político. “Temos que fazer um embate político, sabendo separar as diferenças de cada entidade no momento crítico pelo qual as instituições estão passando”.


Reitor Ubaldo Cesar Balthazar alertou para Programas de Extensão como o NETI, na sua fala

Para reitor da UFSC, “a luta é pela sobrevivência das Universidades”

Presente ao movimento, o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, disse que a luta “não é só pela UFSC, mas pela sobrevivência das universidades federais brasileiras. Já tivemos outras crises antes, como no governo Collor, mas hoje temos um governo errático”, enfatizou. Conforme o reitor, por conta de pressão pública houve a revisão de parte do corte de bolsas de pós-graduação.





NETI participou do protesto
Membros e colaboradores do Blog integraNETI como Ricardo Lima, Osvaldo da Silva e Maria da Graça Miranda participaram dos Atos de Protesto na UFSC e pelas ruas da  Capital, registrando a manifestação com vídeos e fotos, ao lado de membros do Grupo de Encontro Culturais-GEC/CENETI, como Maria Graciela Baigorria, Maria Bernadete, Dulcirene Grein Ferreira e Cristina Garcia. A Coordenação do NETI se fez presente com  seus integrantes, entre os quais a Assistente Social Ana Paula Balthazar. O ato de protesto na UFSC encerrou com um abraço simbólico à Reitoria da Universidade. De lá, o Grupo saiu em direção ao  centro de Florianópolis.

Frases como "Conhecimento destrói mitos" marcaram o movimento

Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI, destacou a fala do Reitor, a solidariedade da comunidade catarinense e a organização do movimento. “Na caminhada até o Centro os carros buzinavam em apoio aos estudantes. Muitas idosas batiam palmas e sorriam. O Centro da cidade estava super lotado, mas pacífico”, relatou ao Blog integraNETI. Segundo ela, alguns cartazes traziam a frase considerada síntese do movimento: "Conhecimento destrói mitos”.
Maria Bernadete, do GEC/CENETI, expressou o contentamento de estar ali, ao lado da nova geração: “Que bom ver a juventude tomando espaço nos protestos”, enfatizou.
Maria da Graça Miranda, do Blog integraNETI, também aluna do Curso de Contadores de Histórias do NETI, que acompanhou a manifestação no Centro da Capital no final da tarde, foi ainda mais enfática: “Educação não é gasto. É investimento no pais. Tem dinheiro prá milícia e não tem prá Educação”, lamentou Graça.
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, é considerado o maior Projeto de Extensão da UFSC. Nesse semestre, o Núcleo contabilizou mais de 600 alunos matriculados, com idade a partir de 50 anos.


Paulo Freire, renomado educador, que faz parte do referencial teórico do NETI, mereceu destaque no Ato em frente à Reitoria da UFSC






Texto: Vanda Araújo, com informações dos alunos do NETI e da Agecom/UFSC
Fotos: Ana Paula  Balthazar, Assistente Social do NETI e colaboradora do Blog integraNETI

Comentários

  1. Matéria ótima! Embora não podendo estar presente, o meu coração estava junto nesse movimento por uma universidade e IfIs de qualidade e gratuito a todos os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz em participar deste momento e ver os jovens atuando ativamente em defesa do ensino gratuito e de qualidade." Educação não é economia é investimento", com esta e outras frases, um público bastante significativo, participaram deste dia de mobilização.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI