Reitor da UFSC prestigiou primeiro dia de aula do NETI. Alunos do CMAG foram pegos de surpresa com a ilustre visita
Ao final da Aula inusitada, o Reitor (penúltimo, da esquerda para a direita, mão sobre o ombro da aluna), deixou-se fotografar com a Turma que já chega privilegiada |
Está certo que primeiro de Abril é o “Dia da Mentira”, de inventar lorotas para pegar os amigos. Mas o que aconteceu com os alunos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica-CMAG/NETI, que começaram as aulas ontem (01/04), foi surpreendente. Nenhum deles esperava! Eis que, no meio das Dinâmicas de Grupo preparadas pelo NETI para receber a Turma, surge a ilustre presença do Reitor da UFSC, Professor Ubaldo Cesar Balthazar, para emoção, orgulho e incredulidade dos futuros monitores, dos monitores do Programa de Intercâmbio Comunitário-PICG que lá estavam, membros da diretoria da AMAG, estagiários de Serviço Social do NETI e convidados para a primeira aula do semestre.
Participativo, extremamente atencioso
com os alunos e inicialmente sério, o Reitor, aos poucos, foi descontraindo.
Falou da importância de não se estabelecer limites para buscar conhecimento, do
status de 4ª. melhor universidade do Brasil conquistado pela UFSC, da
importância do trabalho feito pelo NETI no contexto da comunidade universitária,
do processo que o elegeu Reitor, no ano passado e destacou a presença cada vez
mais forte dos idosos na Universidade.
“Me chama atenção o calouro Ivo
Klug”, disse o reitor, numa menção direta ao engenheiro mecânico de 79 anos,
aprovado em Engenharia de Controle de Produção no Campus Blumenau e convidado
da Aula Inaugural do NETI. “Ele vai terminar o Curso com 83 anos, o que prova
que não existe idade para começar a estudar. Fico muito contente por vocês
estarem aqui. Eu queria muito conhece-los, vê-los, dar uma palavrinha com
vocês”, enfatizou, encantando a todos com a sua fala pausada e serena.
Ao falar de si, o reitor da UFSC
mostrou paixão pela Instituição que comanda. “Fiz toda a minha vida
profissional na UFSC. Estou aqui desde a década de 60. Me formei, fiz mestrado, doutorado, estudei
Inglês, Francês... Minha vida foi pela Universidade, com a Universidade e na
Universidade. Este velho aqui, disse apontando para si próprio, sorriso nos
lábios, vive em função da Universidade. Não sei o que fazer se me aposentar”,
admitiu, enquanto sinalizava para a possibilidade de um dia vir a ser aluno do
NETI.
O Reitor participou das Dinâmicas,
foi presenteado com o material do Curso distribuído aos futuros monitores e recebeu
mimo especial confeccionado para os alunos pela Coordenação do Curso.
Emoção, histórias de vida e mimos
marcaram primeiro dia de aula
O primeiro dia de aula dos alunos
do CMAG também foi marcado por emoção, relatos bonitos de história de vida,
contados pelas monitoras Valda e Urilda, pela entrega de mimos e por dinâmicas
divertidas, comandadas pela monitora Margarete Melo e coordenação do CMAG.
Membros da Associação dos Monitores da Ação Gerontológica-AMAG e do Projeto de
Intercâmbio Comunitário-PICG fizeram uso da palavra, expondo projetos e ações
em andamento aos alunos que estão chegando.
A condução da Aula foi compartilhada
entre a Assistente Social do NETI, Ana Paula Balthazar e o Técnico em Assuntos
Educacionais, Guilherme Koerich, que lamentaram a ausência da Coordenadora
Jordelina Schier, impossibilitada de comparecer por motivos de ordem familiar.
Ana e Guilherme fizeram uma breve retrospectiva dos 27 anos de CMAG, citando o
legado deixado pela professora Maria Cecília Antonia Godtsfriedt, coordenadora
do Curso por mais de duas décadas, até o semestre passado, e destacaram
aspectos do Projeto Político Pedagógico.
O que vem a ser o Curso, o que
faz um Monitor
O
Curso de Monitores é apontado como o carro chefe do NETI e tem por
objetivo promover a educação para o envelhecimento individualizado e coletivo
através do conhecimento aplicado em Gerontologia, com vistas à prática do
Voluntariado. É um curso desenvolvido em quatro semestres, com carga horária de
256 h e exigência de estágio, cujos pressupostos filosóficos, psico-pedagógico
e gerontológicos favorecem uma atitude
de relação entre o aprender a Conhecer, Fazer, Conviver e Ser. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h,
no Centro Sócio-Econômico-CSE, da UFSC. Quem faz o Curso sai habilitado a atuar
como Monitor, como Multiplicador da ação gerontológica mediante concessão de
Certificado.
“O Curso é rico e muito interessante. Acompanha toda a
trajetória do NETI e alimenta diversas atividades e projetos dentro do Núcleo”,
destacou o professor Leo Staudt, responsável pela disciplina de Noções de
Filosofia, que também deu uma idéia do enfoque a ser abordado. “Vamos trabalhar
a Filosofia como um convite para pensar, conhecer e refletir. A Filosofia pode
contribuir para uma reflexão sobre o Envelhecimento”, observou.
Guilherme e Ana também falaram
sobre a Metodologia adotada no Curso, com abrangência para os aspectos Teórico,
Prático e para a Ação e Reflexão. A parte teórica engloba unidades curriculares
e leituras complementares; a parte prática encontra suporte no PICG e abrange
visitas em programas gerontológicos e participação em atividades
sócio-educativas. No âmbito da Ação e Reflexão, o destaque são os Seminários
Reflexivos, realizados ao longo do curso.
O NETI abriu 30 vagas para o
Curso de Monitores nesse semestre. A adesão foi expressiva, mas ainda há tempo
de ingressar nessa turma. O quadro de vagas remanescentes divulgado dia 25 de
março mostra que ainda existem 12 vagas para essa atividade. Interessados devem
ficar atentos pois terão somente o dia 08 de abril para fazer a matrícula.
Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI e Guilherme Koerich, Técnico em Assuntos Educacionais |
Margarete Melo, monitora do PICG e membro da diretoria da AMAG, na condução das Dinâmicas de Abertura |
Presidente do Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, Eddy Frantov, na grande roda, deu boas vindas aos alunos e falou sobre as eleições para o Centro e carteirinhas de Estudante do NETI |
Maria Aparecida Ferreira, presidente da AMAG (centro), deu boas vindas aos alunos em nome da Instituição, que esse ano completará 26 anos |
Membros da diretoria participaram da apresentação e entrega de mimo. Da esquerda para a direita: Amélia Moema, Maria Aparecida Ferreira, Thelma Carvalho Leite e Maria Cristina Vieira Foz |
Borboletas coloridas em tecido de algodão, costuradas à mão pelas monitoras da AMAG, com um lindo poema de Mário Quintana no verso, encantou alunos do CMAG |
Pedro Rogério Martins, representou os colegas do CMAG - "Turma Unidos pela Força do Abraço" - que concluiu o Curso em novembro último e falou sobre o Blog integraNETI, uma iniciativa do Grupo |
Reitor Ubaldo César Balthazar prestigiou a segunda parte das Dinâmicas de Integração
Da esquerda para a direita: Guilherme Koerich; Reitor Ubaldo Cesar Balthazar e o professor da UFSC e do NETI, Léo Staudt |
Alunos da UFSC, de Serviço Social, com estágio no NETI, fizeram a distribuição do material didático sobre o CMAG |
Reitor participou da Dinâmica cuja tarefa era escrever no cartão "qual a sua expectativa com relação ao CMAG" |
Após preenchidos, os cartões foram recolhidos pela coordenação do CMAG |
Ana Balthazar, na entrega de mimo confeccionado pela coordenação do CMAG |
O Reitor, entre as primas Lígia (à esquerda), que está ingressando no Curso de Monitores e Ana Paula Balthazar |
Texto e Fotos: Vanda Araújo
Foi uma experiência incrível! Parabéns aos coordenadores Guilherme e Ana!
ResponderExcluirIrei transcrever nossas mensagens aos futuros monitores:
- "Que a gente saiba florir, onde a vida nos planta"
- "O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você - Mário Quintana"
Monitores: que seu novo "ninho" no Neti, seja repleto de paz, aprendizado e muito amor!