Passeio da AMAG à Laguna reacendeu vontade de viajar com os amigos, desejo quase comum entre os que já estão nos "Enta"


Farol de Santa Marta: Foto-Geovane Altair

"Um dia abençoado". Assim, a associada Maria José Amorim definiu o Passeio Cultural da AMAG de ontem, 11 de abril, à cidade histórica de Laguna, prestigiado por associados e amigos. Demonstrando vitalidade, o Grupo dos "Enta", formado por pessoas com idade entre 40 e 80 anos, passou a quinta-feira conhecendo a cidade contemplada com o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores, num roteiro puxado que mesclou aulas de Ciência, História, Geografia e que permitiu apreciar praias paradisíacas com a ajuda de um maravilhoso dia de sol e de céu de brigadeiro.

Mirante da Glória, a primeira parada



Terceira cidade mais antiga de Santa Catarina, Laguna tem 342 anos e reúne cerca de 45 mil habitantes. É considerada uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Por ser o ponto mais ao sul da linha do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 e que dividia as terras "descobertas" entre Portugal e Espanha, tornou-se palco de grandes batalhas.




Presidente da AMAG, Maria Aparecida Ferreira, ao centro, entre convidadas e associadas





A primeira parada foi o Morro e Mirante da Glória, de onde se avista o acervo arquitetônico e paisagístico de Laguna, tombado em 1985 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.  Dali, o Grupo formado por 31 pessoas partiu para os Molhes da Barra, onde a atração é a pesca artesanal da tainha, com o auxílio dos botos.






Arlete, membro da Diretoria da AMAG, foi premiada com banho nos Molhes, sem querer



Os botos que frequentam os Molhes da Barra são tão conhecidos dos pescadores que tem até nome. “Temos o Batman, Juscelino, Figueiredo, Karoba, mas o maior de todos é o Scubi, que tem mede 3,8 metros e pesa 400kg. O segundo maior é o Karoba”, contou o pescador Ivan Ferraz de Bem, 62 anos, que até se aposentar e ir morar em Laguna trabalhava “para o Governo”, em Brasília. O Grupo curtiu o local, assistiu pescadores jogarem redes, mas como os botos não apareciam foi dada a largada para a terceira parada do passeio: uma caminhada pelo Centro Histórico de Laguna, com mais de 600 edificações tombadas.
Ruas estreitas, casas luso brasileiras de mais de 200 anos e de fachadas coloridas e bem cuidadas chamaram a atenção. Uma delas, em perfeito estado de conservação, é a que mantinha os escravos alojados em porão enquanto seus donos moravam na parte nobre da residência.








Cine Teatro Mussi, edificação Art Deco restaurada recentemente, recebe apresentações artísticas, shows, peças de teatro e sessões de cinema.

Grupo fez compras na Casa das Artes





Igreja de Santo Antonio dos Anjos, Padroeiro da cidade

Fonte da Carioca, construída em 1863 - Diz a lenda que quem bebe água da Fonte está destinado a voltar à Laguna

Museu Histórico Anita Garibaldi reavivou fatos da Revolução Farroupilha

 A caminhada ao Centro Histórico incluiu parada na Casa das Artes, onde se conheceu o artesanato local e um pouco da tradição portuguesa e religiosa, visita à Igreja Matriz de Santo Antonio dos Anjos, construída em três fases – de 1696 a 1894 – com cal e óleo de peixe e onde casou Anita Garibaldi, à Fonte da Carioca e a um dos pontos altos do roteiro, o Museu Histórico Anita Garibaldi, um prédio construído em 1735, onde estão expostos doações de colecionadores particulares como máquinas de escrever, louças em porcelana, talheres em prata, móveis, armas, canhões e artefatos de guerras, medalhas e moedas. Da sacada do Museu foi proclamada a República Juliana Catarinense durante a Revolução Farroupilha, também chamada Guerra dos Farrapos, movimento liderado por Giuseppe e Anita Garibaldi que lutava contra o governo imperial que controlava o pais.


Museu Histórico Anita Garibaldi


Entrada do Museu:  à esquerda, o prelo onde foi impresso o primeiro jornal de Santa Catarina, o Catharinense, em julho de 1831.













Vida e Morte de Anita, um dos destaques do Museu
Fotos de Giuseppe e Anita, expostos na entrada do Museu
Anita conheceu Giuseppe aos 19 anos.Dez anos depois, então com 29 anos, viria a falecer



Encantado com a riqueza de fatos contados pelo guia local Rogério Nelson Rodrigues, o Grupo saiu do Museu para almoço no Restaurante Sabores do Sul, no Calçadão de Laguna.











O Grupo, antes de pegar a Balsa para o Farol


Farol de Santa Marta permitiu conhecer sambaquis milenares e praias paradisíacas
















A programação da tarde teve inicio com a travessia de balsa para o Farol de Santa Marta, construído a partir de 1891, classificado como o maior Farol das Américas. Dali, avista-se praias paradisíacas como a praia do Cardoso, da Cigana e Praia do Camacho. Acompanhando o Grupo, o agente da Meiembipe Turismo, Geovane Altair da Silva propiciou a visita a sambaquis, contando fatos e lendas sobre sítios arqueológicos. A alegria do passeio de balsa ficou por conta das integrantes do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do CENETI/NETI, Urilda, Valda e Moema, que com palmas e em ritmo animado puxavam canções de amor à Lagoa da Conceição e à Ilha de Santa Catarina.  O passeio terminou com um café no Restaurante Graal, onde a presidente da AMAG agradeceu à equipe da Meiembipe Turismo, aos associados e amigos presentes pela maravilhosa experiência de mais uma viagem bem sucedida com o objetivo de propiciar a integração e socialização iniciadas no NETI. Durante a despedida, a presidente Maria Aparecida Ferreira lançou o convite para o próximo passeio da AMAG, a ser realizado dia 01 de maio. Desta vez, o destino será "Um dia de relaxamento no Hotel Caldas da Imperatriz', em Santo Amaro da Imperatriz.





Texto e fotos: Vanda Araújo

Comentários

  1. Vanda querida, adorei a matéria, com explicações esclarecedoras sobre a historia de Lacuna e lindas fotos . Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Gostei imensamente desse passeio! Não só pelo precioso conteudo das informações, mas também pelo agradável companheirismo das pessoas que nos acompanharam. O Universo também colaborou, nos oferecendo um dia de sol maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  3. Laguna minha cidade natal linda e maravilhosa, ontem vista e revista neste passeio maravilhoso, proporcionado pela Amag UFSC. Parabéns a toda diretoria e ao guia Giovane, que transformaram este passeio inesquecível. Vanda, sua linda, que maravilha está matéria!!! Adorei!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente passeio, com pessoas de bem com a vida!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que passeio maravilhoso!! Lindas fotos!! Gostaria de saber, como faço para me associar? Bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu aqui revendo, agora que já se passaram dois meses ,um outro olhar se pode ter.
    Vanda, amiga! Está uma bela matéria!! Lindíssimas fotos e um texto que não deixa nada de fora ,muito bom! Parabéns!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI