GEC fechou Abril com o filme Fernão Capelo Gaivota. Debatedora convidada foi a psicóloga Virgínia Grunewald

O Grupo, depois do intervalo para o cafezinho, na entrada do Auditório Elke Hering

O Grupo de Encontros Culturais- GEC/CENETI, encerrou a sua programação de Abril com a exibição do filme Fernão Capelo Gaivota, na manhã dessa segunda-feira (22) no Auditório Elke Hering, da BU/UFSC. A convidada especial e debatedora foi a psicóloga Virgínia Grunewald. Diferente de outras sessões, em que a Coordenação Técnica do GEG elege o filme a ser apresentado, a escolha de Fernão Capelo Gaivota partiu da própria convidada. Simpática, bem-humorada - parece estar tirando de letra a cirurgia feita há seis meses no joelho - "praticamente troquei de joelho", disse, em risos, Virgínia falou sobre a música do filme, de Neil Diamond, citou escritores, falou de si, de sua escolha pela Psicologia - quando me formei já estava com 38 anos - e conduziu o debate de forma leve e divertida.
"O filme é uma metáfora do nosso eu verdadeiro. Cada um de nós tem um Fernão Capelo Gaivota dentro de si", observou, destacando aspectos importantes trazidos pelo autor, como o crescimento pessoal. "O filme fala sobre as nossas escolhas; mostra que focar no que a gente deseja é importante, pois um pensamento vai chamando o outro. Também coloca outra coisa importante: as coisas só acontecem se a gente se permitir. Fernão Capelo Gaivota aprende que voar é elevar-se".
Um aspecto interessante do debate foi o que chamou atenção para a vida em bando.  "O que é a vida em bando, questionou a psicóloga? Quanto menos consciência uma pessoa tem, mais comportamento de bando essa pessoa desenvolve. Tem gente que cai na mesmice e não sai dela", enfatizou, admitindo que "isso é muito sério". 
Em outro aspecto, destacou a liberdade conquistada por Fernão, chamando atenção para a diferença entre estar só e solidão. "Quando ele é banido, quando sai do bando, ele conhece o mundo. Tem uma vida boa. Foi uma gaivota que conheceu neve, tomou banho de cachoeira e aprendeu a voar. Estar só não quer dizer estar em solidão. É um estado de alma". 
O encontro dessa segunda-feira contou com visitantes e teve participação expressiva de membros do GEC. Ao final da sessão, a Coordenação geral do Grupo presenteou a debatedora com um mimo especial: um lindo móbile de renda de bilro, confeccionado por artesãs rendeiras de Sambaqui. "Acho ótimo vir conversar com esse Grupo, trocar idéias. É um Grupo muito divertido", disse Virgínia com a alegria de quem vê chegar seus 70 anos, a serem completados dia 06 de maio próximo. Os próximos encontros do GEC/CENETI estão marcados para 06 e 20 de maio.


Virginia Grunewald: "É preciso compreender como as coisas acontecem, conhecer o significado das palavras bondade e amor. O sentido maior do amor é compartilhar o que se sabe sem esperar retribuição. Quando a gente consegue compreender, a gente voa mais alto".








  
Da esquerda para a direita: Maria Aparecida Ferreira, Coordenadora Geral do GEC; Virginia Grunewald e Raquel Maia Liberato, Coordenadora Técnica, na entrega do mimo oferecido pelo Grupo




Texto e Fotos: Vanda Araújo

Comentários

  1. Parabéns Vanda, sempre atenta e fiel aos acontecimentos. Filme excelente, participação da Virgínia primorosa.!!!

    ResponderExcluir
  2. Vanda, você é fiel aos acontecimentos e os relata de tal forma que nos leva de volta às três horas de envolvimento que juntos passamos.
    Voamos junto com FERNÃO CAPELO GAIVOTA!
    Elevamos nossas almas com as sábias palavras da psicóloga Virgínia .
    Somos muito gratas em participar desse grupo que nos envolve e nos oferece, de coração aberto, suas emoções .
    Grata à vida por nos proporcionar esses momentos de crescimento pessoal e espiritual!
    Grata à Virgínia por sempre estar presente em nossos encontros!

    ResponderExcluir
  3. Vanda querida, adoro ler suas matérias , bastante clareza nas idéias. Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI