RETROSPECTIVA 2018 do Blog integraNETI

4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson valorizou a celebração da vida



O Blog integraNETI fechou 2018 com mais de 33 mil visualizações. Ao longo do ano, o Blog produziu noticiário constante, informando aos seus leitores com agilidade e precisão, os eventos que o NETI promoveu e dos quais participou, dentro e fora da UFSC. No total, foram 220 matérias veiculadas de fevereiro a dezembro, muitas das quais relacionadas à vida estudantil dos netianos e às ações desenvolvidas por Projetos e Grupos de voluntários que apoiam o NETI.
O compromisso assumido com seus leitores fez com que o Blog ganhasse repercussão e reconhecimento, como deixaram transparecer os comentários postados por colaboradores, leitores, entrevistados e simpatizantes, ao longo do ano.
Para lembrar a importância dessas ações, o Blog integraNETI traz uma Retrospectiva dos fatos que mais marcaram o seu noticiário em  2018, lembrando que todas as referências citadas aqui podem ser conferidas nas matérias veiculadas no decorrer desse período.

Aula Inaugural e Eleição para Reitor da UFSC marcaram Primeiro Trimestre





No primeiro trimestre, o destaque foi a Aula Inaugural de 2018, realizada dia 13 de Março, no Auditório do Centro Socio-Econômico-CSE da UFSC. Matéria veiculada no dia 15 de Março mostrou o Blog recepcionando calouros e veteranos na Aula em que o palestrante convidado foi o professor Helder Boska de Moraes Sarmento, da UFSC, com o tema “Um Diálogo sobre Convivência”.
A Aula Inaugural fez refletir sobre a construção de um espaço de convivência em que o diálogo seja a base para a paz individual e coletiva. O tom de emoção ficou por conta da homenagem prestada aos alunos do CEJA, que concluíram o Ensino Médio no final de 2017 no NETI. 



Na eleição para Reitor da UFSC, o Blog acompanhou o debate entre os três candidatos – Ubaldo Cesar Balthazar, Edson Roberto Di Pieri e Irineu Manoel de Souza, no dia 23 de março.  A cobertura teve continuidade no primeiro e no segundo turno da eleição, em Abril.
Também foram notícia no primeiro trimestre a ampliação do quadro de associados do Grupo de Encontros Culturais-GEC/CENETI, cujas inscrições dobraram em 2018, no comparativo com o primeiro trimestre de 2017; o Ciclo de Palestras sobre Interações Energéticas  com pessoas, objetos e animais, promovido pelo NETI e o Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, com a divulgação de prazos e taxas para a solicitação da carteira de estudante do NETI.

Encontro Catarinense sobre Doença de Parkinson e “Idoso em Foco” foram destaques no Segundo Trimestre

No trimestre seguinte – Abril, Maio e Junho - a vitória da candidatura Ubaldo 52 à Consulta Pública para Reitor da UFSC foi destaque no Blog, que deu a notícia momentos após ter sido anunciado o resultado do 2º turno, dia 11 de Abril.  O candidato Ubaldo César Balthazar teve 54,6% dos votos contra 42,6% da candidatura Irineu Manoel de Souza.
O Centro de Estudantes do NETI-CENETI, também voltou a ser notícia, com a inclusão do Grupo de Encontros Culturais-GEC, do Blog integraNETI e da Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC,  no seu Estatuto Social.  A determinação ganhou forma em Assembléia Geral Ordinária, dia 17 de abril, no NETI, em que participaram representantes dos três Grupos e da ABCON, empresa que presta Assessoria Contábil ao CENETI.


Outro destaque do trimestre foi o processo de transição entre as Diretorias da AMAG, concluído dia 18 de Abril, com a sessão de Posse no Auditório do CSE/UFSC. O Blog integraNETI mostrou que a transição manteve a AMAG fortalecida, com a diretoria eleita para o triênio 2018/2021, presidida por Maria Aparecida Ferreira, apontando a Integração dos associados como principal meta. A posse da nova diretoria da AMAG reuniu cerca de 60 pessoas e encerrou com a apresentação do Chorinho Trio Curumim. 

O Blog também noticiou, em primeira mão, a conquista do título de Embaixadora da Paz da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos-OMDDH pela poetisa e diretora da ACLC/CENETI, Osmarina Maria de Souza. Ao Título, recebido na adesão à Comenda Internacional Diplomata Ruy Barbosa “O Águia de Haia”, somaram-se duas honrarias: a Medalha da Comenda e o Titulo Destaque Cultural 2017. A homenagem à poetisa, realizada durante evento Cívico da OMDDH dia 20 de Abril, na sede da OAB, no Rio de Janeiro, foi contada em detalhes aos nossos leitores.
Ainda em Abril, o Blog estampou matéria de capa em que chamava para um mês de dupla conquista: ultrapassava 15 mil visualizações e passava, a partir daquele mês, a veicular notícias da UnATI.Uerj em seu conteúdo, com a instituição tornando-se a primeira do país a aderir ao projeto de Integração estudantil proposto pelo Blog.
Outro fato interessante foi o lançamento da Agenda da Semana, com o que o Blog se propôs a divulgar atividades sócio-culturais promovidas e apoiadas pelo NETI, pelo Centro dos Estudantes do NETI-CENETI e projetos vinculados, como o Grupo de Encontros Culturais-GEC e a Academia de Canto e Letras do CENETI. 



Em Maio, o noticiário foi aberto com a cobertura do 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, realizado no Hotel SESC/Cacupé, em Florianópolis. Entre as matérias veiculadas, ganhou destaque o relato de vida feito pela paulistana Dra. Danielle Ianzer (na foto, à esquerda), com residência em Goiânia/GO, cientista, palestrante e coordenadora do Projeto Vibrar com Parkinson, diagnosticada com Parkinson no auge da sua carreira profissional de Química, aos 36 anos. O relato de Danielle Ianzer, ativista parkinsoniana, que busca em Brasília a implementação de Políticas Públicas para pessoas com Parkinson, impactou o público. 

“Não é porque temos Parkinson que a vida acabou. Vamos abrir nosso Encontro com música e jantar dançante”, anunciou a presidente da Associação Parkinson Santa Catarina, Leny Baessa Nunes, ao desejar boas vindas às mais de 100 pessoas presentes à abertura do evento.



O Blog também noticiou eventos culturais no período, com destaque para as sessões especiais de cinema do GEC/CENETI, em que foram exibidos o ”Som dos Sinos, (das cidades de Minas Gerais)", vencedor do 21º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul de Cinema e o filme "Volver", de Almodóvar, em homenagem ao Dia das Mães.




A tarde festiva de 17 de maio, da AMAG, em homenagem às Mães, revelou as netianas como protagonistas de sua própria história. O evento reuniu talentos da Poesia, Música e Dança e foi aberto pelo Grupo de Canto "Vozes da Ilha", do CENETI/NETI, com músicas como "Tocando em Frente", de Almir Sater, "A Majestade, o Sabiá”, de Roberta Miranda, “Florianópolis”, de Aníbal Nunes Pires e “Deixa a Vida me levar”, de Zeca Pagodinho.

O Blog também esteve atento à greve dos caminhoneiros e suas consequências.  A edição de 25 de maio divulgou nota oficial do NETI, em que a coordenação cancelava o evento em homenagem aos 10 Anos do Grupo de Canto “Vozes da Ilha” marcado para as 14h30min daquela sexta-feira, na Reitoria da UFSC. Como consequência da greve, as aulas e demais atividades no NETI foram suspensas por uma semana.



Em Junho, o noticiário foi marcado pela festa de 1º aniversário do Blog integraNETI. Também foram notícia as presenças de Olga Maria Reis, articuladora na Rede Social de São José e do professor Nelson Seiffert, doutor em Engenharia de Produção e diretor-técnico científico da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina-ANG-SC no Curso de Monitores da Ação Gerontológica e a participação das professoras do NETI, Elsa Casalett e Amélia Moema Veiga Lopes na Feira Solidária da Rua Braulina Machado, no Bairro Vargem Grande, prestigiado por mais de 100 pessoas.  O Blog registrou, ainda, a  Mesa-Redonda sobre Prevenção de Quedas e Envelhecimento, realizada pelo NETI, Conselho Estadual do Idoso-CEI e Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina-ANG/SC, dentro da II Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos e a visita da AMAG à “Mostra Desterro Desaterro” no Centro Integrado de Cultura-CIC.  



Também em Junho, atendendo convite dos acadêmicos de Serviço Social da UFSC, o Blog participou de evento com o tema “Protagonismo dos idosos e suas experiências”, atividade que marcou o final de semestre da disciplina Serviço Social e Envelhecimento, ministrada pela professora Eliete Vaz.
No dia 21 de Junho, foi registrado o painel sobre Programas e Serviços Gerontológicos promovido pelo NETI e a coordenação do CFMAG, na sala 1, do Centro Sócio Econômico-CSE, em que participaram painelistas da LBV Florianópolis, Oikemera Centro Dia e da Pastoral da Pessoa Idosa. A atividade foi coordenada pela professora Cecília Godtsfriedt, dentro da disciplina de Metodologia da Ação Gerontológica. 



O destaque do segundo trimestre, no entanto, ficou por conta da abertura do Projeto “Idoso em Foco 2018”, na OAB/SC, cujo painel defendeu a participação do idoso na política e pediu urgência na difusão e aplicação do Estatuto do Idoso, considerado desconhecido até mesmo de boa parte dos Advogados e Delegados de Polícia. O Blog integraNETI cobriu o evento e destacou a participação do NETI na qualidade de co-realizador, ao lado de outras 16 instituições.

Terceiro trimestre foi marcado pelas comemorações de 25 anos da AMAG e de 10 Anos do Grupo de Canto Vozes da Ilha



No terceiro trimestre – Julho, Agosto e Setembro – o noticiário foi aberto com a festa de 1º ano do Blog integraNETI e sua repercussão. “A festa mostrou que a terceira idade não somente está em busca de novos saberes como valoriza a diversão, a troca de afeto e o saber viver”, relatou o Blog. A festa reuniu alunos dos mais diversos cursos, dirigentes de Grupos voltados às atividades sócio-culturais do NETI e propiciou ampla integração entre netianos, familiares e convidados.    
O Blog também noticiou o lançamento de Edital da ACLC para preenchimento de cadeiras para novos acadêmicos; o período de rematrícula para o segundo semestre de 2018 no NETI e o encerramento das atividades de primeiro semestre do GEC/CENETI, em almoço de confraternização em Santo Antônio de Lisboa.

 

Em Agosto, o destaque ficou por conta de dois grandes acontecimentos: as comemorações de 25 anos da AMAG e a Festa de 10 anos do Grupo de Canto Vozes da Ilha.
Emoção e musicalidade tomaram conta da cerimônia de comemoração de 10 anos do Grupo de Canto, festejados na tarde de quinta-feira (23), na Reitoria da UFSC. Convidada a fazer o último dos pronunciamentos, a Vice-Reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, manteve a linha de emotividade expressa nas falas anteriores, da ex-coordenadora do NETI, Angela Maria Alvarez, da senhora Eddy Ferreira Frantov, mentora e coordenadora do Grupo e da coordenadora do NETI, Jordelina Schier, todas reverenciadas com muitos aplausos. Para aumentar a emoção, as 30 coralistas do Grupo de Canto “Vozes da Ilha”, chamadas nominalmente ao Palco da Reitoria, fizeram uma apresentação impecável, sob a regência do músico Nilzon Aguiar”, relatou o Blog.





A festa de 25 anos da AMAG, por sua vez, teve momentos marcantes no Templo Ecumênico da UFSC, como o da entrega de Placa comemorativa ao primeiro presidente da Associação, Miguel Anastácio Kotzias, hoje com 92 anos. A comemoração fez homenagens a todos os ex-gestores da Associação.
Também tiveram destaque no noticiário de Agosto, o Projeto Cinedebate, apelidado de Cinema para Cinquentões, da socióloga Mônica Joesting Siedler, ex-professora de Cinedebate do NETI; a notícia do Jubileu de Prata da AMAG no site da UFSC e a comemoração, no Rio de Janeiro, dos 24 anos da UnATI.Uerj.



A aula inaugural de segundo semestre do NETI, de tema “Comunicação Não Violenta e os Desafios da Convivência na Atualidade”, mereceu destaque. “A aula mostrou que conflitos podem ser evitados apenas com palavras. Entre os desafios da Convivência na Atualidade está o de perceber a necessidade do outro, sair de nossas posições e dar um passo à frente", relatou o Blog, com base no que disse o palestrante convidado professor Sidnei da Costa Soares.
Finalizando o terceiro trimestre, o Blog noticiou em Setembro, a homenagem da OAB/SC a advogados e advogadas 60+ pelo Dia Internacional do Idoso; a Oficina com música e dança promovida pelo NETI e alunos do Curso de Serviço Social da UFSC e o Workshop Projetos de Vida 50+ realizado no SESC Prainha, de Florianópolis. Também deu ênfase às comemorações do Setembro Amarelo desenvolvidas pelo SESC Prainha, Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/SC e Pastoral da Pessoa Idosa. Outro evento noticiado foi a Roda de Conversa do SESC Florianópolis que discutiu “O voto na garantia dos seus direitos”.



Os destaques do noticiário de final de terceiro trimestre ficaram por conta da participação do Blog na Plenária do Conselho Municipal do Idoso, que discutiu Transporte e Mobilidade Urbana e da Cobertura do Seminário Reflexivo do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG. 




Realizado na sede da Justiça Federal, na Beira-Mar norte, o Seminário elencou sugestões que devem ser acatadas no Currículo do Curso ainda em 2019, conforme antecipou a coordenadora do NETI, Jordelina Schier.

Último trimestre privilegiou SEPEX e Confraternizações entre Grupos do NETI

No último trimestre de 2018 – Outubro, Novembro e Dezembro - o Blog integraNETI trouxe notícias sobre a Sala Verde da UFSC, com a Oficina de Gastronomia Japonesa; sobre as comemorações do Outubro Rosa, em que o NETI e a AMUCC promoveram Mesa Redonda sobre Saúde Integral da Mulher Idosa e sobre a 17ª SEPEX-Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC.



Sobre esse evento, em particular, o Blog fez especial cobertura, divulgando fatos e fotos que mostraram as principais atividades desenvolvidas pelo NETI no pavilhão da SEPEX.
Entre os assuntos tratados ganharam destaque a Mesa Redonda “Tempo de Viver e Aprender”, de foco na Redução da desigualdade através da educação de adultos e idosos, em que participaram o Pró-reitor de Extensão da UFSC, Rogério Cid Bastos, a coordenadora do NETI, Jordelina Schier e as professoras Sônia Lima de Carvalho, Deisi Cord, Elenita Eliete de Lima Ramos, Eliete Cibele Cipriano Vaz e a ex-aluna do CEJA, no NETI, Maria Moraes Andrade.
O Blog mostrou o estande do NETI na SEPEX, com ênfase para as ações do CENETI, do Grupo “A Hora da História”, do NETI e para as atividades interativas desenvolvidas pelo NETI em alemão e língua italiana; Oficinas de Boneca Abayomi e de Macramê em Vidro e Oficinas de Origami, Ikebana e Shodo.
Entre os pontos altos da cobertura destacaram-se a visita do Reitor da UFSC, Ubaldo Cezar Balthazar, ao estande do NETI na SEPEX e a passeata dos estudantes do NETI pelo pavilhão da SEPEX em defesa da Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa.







Também mereceu destaque a Mostra Fotográfica de tema “Envelhecer comCiência para Aproximar Diferenças”, idealizada por alunos do CFMAG e exposta no estande do NETI na SEPEX. A Mostra reuniu idosos do NETI com idade entre 62 e 89 anos que continuam desenvolvendo algum tipo de atividade e foi prestigiada por dezenas de visitantes.



O Blog mostrou que o NETI participou da SEPEX com 10 eventos e cinco apresentações artístico culturais. A programação foi aberta com o Documentário “Fendó-Tributo a uma Guerreira”, do diretor Penna Filho, em sessão especial de cinema sucedida de Debate, promovida e coordenada pelo GEC/CENETI.
O noticiário de Outubro também contemplou a posse de novos acadêmicos na ACLC/CENETI, em solenidade que reuniu representantes do meio literário, autoridades e demais convidados; a homenagem prestada pela Câmara de Vereadores aos Idosos de Florianópolis, em que o Grupo Cinco de Maio, do NETI, foi um dos homenageados; a aula passeio dos alunos do EJA-NETI sobre Plantas Medicinais, no Parque da Luz; a participação do NETI na reunião da Comissão da OAB Cidadã e o Tour promovido pelo GEC/CENETI em Santo Antônio de Lisboa, com o Guia Turístico Manezinho.




Em Novembro, o Blog divulgou o encerramento das atividades de outubro do GEC/CENETI, com o filme francês “Chocolate” e também deu destaque ao Seminário Reflexivo de Conteúdo do CFMAG/NETI, no auditório do Centro Sócio-Econômico-CSE com o tema “Relatando Experiências, Coletando Sabedorias e Transformando Realidades Sociais”, em que os alunos do Curso de Monitores relataram suas experiências de Estágio.



Os destaques do período foram a Cerimônia de Formatura dos Alunos do CFMAG/NETI, na Reitoria da UFSC. Prestigiaram a Cerimônia, a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Alacoque Lorenzini Erdmann; o coordenador de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, Juan Antonio Altamirano Flores; a coordenadora do NETI, Jordelina Schier; a Paraninfa de turma, professora Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva; a Patronesse e professora, Eloá Aparecida Caliari Vahl e a Coordenadora do CFMAG, também professora, Cecília Godtsfriedt, ao lado de professores do NETI, colaboradores, alunos, familiares de alunos e convidados.




O Blog também noticiou a participação do NETI no V Seminário sobre Envelhecimento e Institucionalização, em Joinville. O Seminário discutiu Gestão das ILPIs e propôs um “Olhar Sensível” por parte dessas instituições para com os idosos.

No último mês do ano, o noticiário privilegiou as confraternizações e mensagens de Final de Ano envolvendo os Grupos que atuam no NETI. Balanço do GEC/CENETI apontou para um desempenho positivo das ações do Grupo em 2018, com 17 filmes exibidos no período de março a novembro. No acumulado dos três últimos anos, o GEC contabilizou 55 filmes apresentados, com abrangência para os mais diversos temas e  nacionalidades, publicou o Blog. Para encerrar as atividades de 2018, o GEC reuniu seus associados numa animada festa de Confraternização em Sambaqui, no norte da Ilha, com brincadeiras, troca de presentes e muita integração.


O término das atividades da AMAG também foi notícia no Blog, com fotos mostrando o animado Happy Hour promovido pela Associação na tradicional Choperia Kibelândia, no centro de Florianópolis.


A Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC, por sua vez, se destacou ao brindar seus confrades com uma bonita Mensagem de Natal e de Ano Novo, assinada por sua diretora Osmarina Maria de Souza, em que compartilhou e agradeceu o apoio recebido em 2018 e saudou a chegada do Ano Novo. A ACLC também foi noticia em Dezembro com a abertura de vagas para novos acadêmicos em 2019.


A última atividade do ano do Blog integraNETI aconteceu fora do âmbito do NETI, a convite do projeto Cinedebate, da socióloga Mônica Joesting Siedler. Convidado a participar do encerramento das atividades do Projeto em 2018, o Blog mostrou detalhes da festa preparada na APAE de Florianópolis pelos alunos do Curso, em que participaram a diretora de Eventos da APAE, Vera Lúcia Machado Mendonça, a cineasta Maria Emília Ferreira, alunos das duas turmas do Curso de Cinedebate, alunos do NETI e convidados.



Vanda Araújo
Editora do Blog integraNETI e Equipe


Comentários

  1. Interessantíssimo! Só depois de ler, nossa mente se abre para relembrar esses momentos de compartilhamento.
    Parabéns pela retrospectiva e vamos esperar os bons e proveitosos acontecimentos de 2019!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vanda, pela incrível retrospectiva. Tantos eventos que foram realizados no decorrer de 2018, com tua total cobertura. Mais uma vez te parabenizo pela tua competência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Vanda ! Impecável retrospectiva. Como O ano foi rico em atividades e aprendizado. Muito bom relembrar esses importantes eventos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães