Cinedebate para cinquentões: Projeto encerrou atividades de 2018 com evento especial na APAE de Florianópolis



O Projeto Cinedebate para cinquentões, da Socióloga e especialista em Gerontologia, Monica Joesting Siedler, encerrou suas atividades de 2018 na última quinta-feira (06), na APAE Florianópolis, com o curta “Porta-Retrato”, do cineasta Jorge Furtado. Prestigiaram a sessão especial, a Diretora de Eventos da APAE, Vera Lucia Machado Mendonça, a cineasta Maria Emília Ferreira, alunos das duas turmas do Curso de Cinedebate, alunos do NETI e convidados. O Blog integraNETI prestigiou o evento.




Na abertura, Monica Joesting Siedler fez uma avaliação positiva de seu primeiro ano como empreendedora, após quase três décadas de atuação como professora do NETI e antecipou que o Projeto prossegue em 2019.
"Ser empresária, autônoma, independente, é maravilhoso. No início, 
dá um certo medo, mas depois a gente descobre que é ótimo; que é possível desenvolver nossos projetos do jeito que a gente quer”, enfatizou. No seu caso,  a mudança de status de professora para empresária, permitiu vôos ainda mais altos. “Juntei o conhecimento com a necessidade de sonhar. Agora também  atuo como Consultora em Gerontologia”, disse a professora, também Mestre em Enfermagem.
Mônica falou sobre mudanças feitas no Projeto em 2018 – as temáticas abordadas nos filmes, por exemplo,  passaram a ser sugeridas pelos alunos – e deu dicas de inovações para 2019, mas deixou claro que a metodologia segue mantida, com o trabalho priorizando a memória.
“O Projeto começou com filmes voltados ao envelhecimento, mas no Cinebate 3 iremos discutir questões de interesse do Grupo, coisas da atualidade. Estamos no mundo para participar e portanto temos que conhecer um pouco de tudo”, observou.  Também chamou atenção para a continuidade da prática de primeiro ver o filme, para depois partir para o debate.
“Nós trabalhamos a memória. Por isso não fazemos a  discussão logo após o filme. Discutindo o filme uma semana depois podemos fazer um exercício de memória, ver o que é possível lembrar”, observou.  

Da esquerda para a direita: Vera Lúcia Machado, da APAE, Mônica Joesting Siedler e a cineasta Maria Emília Ferreira

A sessão especial de encerramento do Cinedebate reuniu 26 pessoas. Na abertura do encontro, a Diretora de Eventos da APAE, Vera Lúcia Machado, falou da satisfação da instituição em sediar o Projeto. “Esperamos que nesse período que vocês estiveram aqui tenham sido bem acolhidos. Desejamos a todos um Natal de muito amor, qualidade e união”, disse a diretora.

Maria de Fátima Guedes, idealizadora da Decoração e a professora Mônica



Quando chegou à sala para a sessão especial, a professora Mônica foi pega de surpresa. Alunos das duas turmas que cursaram Cinedebate em 2018 se revezaram na decoração do ambiente, onde ganhou destaque uma linda mesa de temática cinematográfica em que podia se observar peças exclusivas criadas especialmente para a ocasião pela aluna Maria de Fátima da Silva Guedes. Fátima, 64 anos, é voluntária do Asilo Irmão Joaquim, foi aluna da professora Mônica no Curso de Cinebate 1 e 2, do NETI e decidiu acompanhar a professora em sua carreira solo, matriculando-se no Cinedebate 2, em 2018.
“Levei um mês para fazer essa decoração.  Ganhei o rolo de filme da minha vizinha e resolvi fazer fotos para colorir. Trabalhar com isso, para mim, é um hobby, um prazer. Adoro trabalhar com material reciclado”.
Ao redor da mesa, as observações eram de puro elogio. “Ficou linda a decoração dela”, avaliou Gessi Confortin Peter, ex-aluna do Cinedebate no NETI, onde fez o curso completo, em 2016 e 2017. Esse ano, Gessi fez o curso de Cinedebate 2, da professora Mônica, cujas aulas aconteceram no Salão Paroquial da Trindade.
“Nunca fui muito ligada em Cinema, mas comecei a sentir falta do convívio com a professora depois que ela saiu do NETI, dos conhecimentos que ela transmite. Ela é sensacional, fantástica. Fico impressionada pela forma como ela esmiúça um filme... O curso dela era um dos melhores que o NETI oferecia no sentido de nos ajudar a enfrentar o envelhecimento”, disse Gessi Confortin, 65 anos.
Opinião semelhante é compartilhada por Vanilucia Calazans, que fez Cinebate 1, no NETI, no ano passado e esse ano fez Cinedebate 2, com a professora Mônica.
“O curso é maravilhoso. No segundo semestre os alunos passaram a escolher os filmes e o meu grupo optou por cinco filmes voltados ao envelhecimento, mas com foco no cotidiano. Foi uma experiência muito boa, um grande enriquecimento pessoal. A gente agrega cultura quando vê e discute um filme. Passa a ter flexibilidade para aceitar as diferenças, a exercitar a contribuição e a troca”, observou Vanilucia.
Sentimento parecido é expresso por Flora Maria Aparecida Mendes Carneiro, 64 anos, aluna do Cinedebate 1, no NETI, e que seguiu a professora Mônica em seu projeto empresarial.
“Esse ano fiz o Cinedebate 2, na turma da Paróquia da Trindade e me senti muito bem. Amei o Curso. Ele nos ajuda a envelhecer com qualidade de vida, nos faz rever conceitos,  a repensar nossas atitudes. Nos ajuda a perceber e a entender o envelhecimento de uma maneira mais crítica. A cada mudança que percebo em mim, em decorrência da minha idade, tenho repensado minhas atitudes”, disse Flora Aparecida.








Projeto deve reabrir inscrições em fevereiro

O Cinedebate para cinquentões, coordenado pela professora Mônica Joesting Siedler, foi lançado oficialmente em março último e propicia a seus integrantes discutir a percepção do viver e do envelhecer, no contexto familiar e social, através de filmes de várias nacionalidades.
Através dos filmes, assistidos e debatidos em salas de aula, os alunos passam a exercitar a reflexão, a percepção, o espírito crítico, o que faz com que o aprendizado decorrente das temáticas abordadas passe a ser incorporado no cotidiano, influenciando de forma positiva no processo de envelhecimento. As aulas foram ministradas na APAE e na Paróquia da Trindade.    
As inscrições para 2019 devem ser abertas em fevereiro, com o início das aulas previsto para março. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail mojoesi@gmail.com

Texto e fotos: Vanda Araújo

Comentários

  1. Como sempre Vanda, perfeita ao fazer a matéria sobre o cine debate com a Prof. Mônica. O evento de confraternização foi lindo. Destaque realmente para a mesa temática elaborada pela Fátima. A prof. Mônica gratidão por mais um ano de aprendizado e reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, a oportunidade da sua presença em nossos encontros. Voce transforma os nossos momentos enriquecido em palavras. Finalizando o o ano com chave de ouro.Reabriremos em 2019 aguardando novas experiencias, aprendendo, debatendo e enriquecendo nosso conhecimento.FELIZ ANO A TODOS .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães