NETI fechou Outubro Rosa com palestra e música. Geriatra Vanir Cardoso, que comparou Mesa Redonda à uma “tarde de domingo”, deixou a dica: “Casa que entra sol, não entra médico”


A mesa redonda de tema "Saúde Integral da Mulher", organizada pelo NETI dentro das comemorações do Outubro Rosa, na tarde de quarta-feira, 24 de outubro, encantou o público. Mais do que uma mesa redonda, o evento foi um encontro de alegria, música e de muita aprendizagem. Como disse o professor palestrante, geriatra Vanir Cardoso, parecia "uma tarde de domingo". Quem descreve o evento é a blogueira Ana Paula Balthazar, Assistente Social do NETI e colaboradora do Blog integraNETI. O Grupo de Seresta do CENETI/NETI abriu os trabalhos, no auditório Elke Hering, da Biblioteca Central da UFSC.

Movimento mundial de prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial e o NETI se engajou com a colaboração da sua aluna Hilda, voluntária da AMUCC - Associação de Amor e União Contra o Câncer.
A primeira fala foi do professor Vanir Cardoso, médico geriatra, que iniciou dizendo que "Só não envelhece quem morre antes". O professor falou sobre a explosão demográfica pós II Guerra Mundial, observando que hoje uma mulher que passa dos 60 anos, chega a viver mais 34 anos. O geriatra reforça que para chegar bem aos 100 anos é importante estar bem aos 60 anos, e daí a importância da prevenção. Também coloca que  após os 70 anos as mulheres tem mais propensão para doenças crônicas como problemas cardíacos. Uma das formas de prevenir é não fumar, pois o cigarro é um dos principais causadores de doenças. “A dupla – bebida alcoólica e fumo – é ruim. Completamente prejudicial”, alertou o especialista.





Saúde da mulher passa por manter massa muscular e atividade física

O geriatria falou da importância da prevenção e deu dicas de medicina preventiva ao público feminino. “Bebida alcoólica deve ser ingerida de forma moderada de preferência as mais fermentadas, evitando os destilados”, recomendou. Como exemplo, citou uma taça de vinho ou uma lata de cerveja.  Para a Saúde da Mulher, indicou como cuidados básicos: não fumar, não ingerir bebida alcoólica e fazer atividade física para manter o equilíbrio e ganhar massa muscular.
Outro problema enfrentado pelas mulheres diz respeito a osteoporose e a artrose. De acordo com o geriatra, a osteoporose gera risco de queda e daí a importância de trabalhar o equilíbrio através da atividade física; é preciso ir além de caminhar e/ou correr.  A Saúde da Mulher também passa por manter a massa muscular e retomar a atividade física para favorecer o equilíbrio. É preciso evitar quedas e ganhar mais resistência, disse o geriatra. Salientou também que para evitar quedas é interessante cuidar  fatores de risco, como brinquedos dos netos espalhados pela casa, tapetes e outros. Também chamou atenção para a importância do  idoso cuidar do seu espaço e do meio ambiente como um todo.
Segundo o geriatra,  a perda da massa muscular  gera a dificuldade de levantar quando se está sentado, o que é comum nas pessoas mais idosas. O médico também falou das vacinas, citando a vacina antigripal como possibilidade de diminuir problemas respiratórios mais graves,  tendo em vista ser uma das causas de morte entre os idosos. Ainda sobre vacina, comentou  que o idoso deve avaliar com seu médico para saber dos  riscos e benefícios.  

“Casa que entra sol, não entra médico”

De acordo com Vanir Cardoso, o ponto de partida para quem busca o primeiro tratamento é "gostar de se cuidar" e estar aberto a aprender como fazê-lo. Sobre mobilidade, explicou que quanto mais o idoso ficar parado pior fica a situação. Dentro dos limites de cada um e/ou não tendo impedimento de saúde,  sugeriu subir escadas pelos benefícios que traz ao corpo. Descer escadas é mais complicado para quem tem problemas nos joelhos.
Vanir Cardoso estimula a "vida ao ar livre" e chama atenção para a importância de tomar um pouco de sol nos horários apropriados. Diz que "casa que entra sol, não entra médico". Além do sol, também é importante deixar a luz natural entrar na casa.  Sobre vitaminas D e B12, bem como reposição hormonal, orienta que seja avaliado com o médico. Coloca que as vitaminas não devem ser tomadas sem controle médico.
Outras considerações do professor Vanir colocadas na ocasião são a de que “Não se deve ficar mais do que 1h sentado. Levantar, respirar com atenção e se movimentar pelo local” é de fundamental importância. Quanto à alimentação, a mais adequada na sua opinião, seria no estilo mediterrânea.
O geriatra também falou sobre Alzheimer e a importância de conversar sobre as doenças familiares. Sobre  Alzheimer, disse que o cérebro também precisa de movimento; entre as formas de prevenção sugeriu aprender um novo idioma e instrumento musical . Explica que há lapsos benignos de memória e nem tudo é  Alzheimer. Outro destaque foi sua fala sobre os conhecimentos acumulados de cada idoso. O geriatra manifestou seu entendimento de que os conhecimentos precisam ser partilhados com outras pessoas e utilizados para "fazer o bem".  Para encerrar,  observou que é importante cada pessoa conhecer sua história familiar e a carga genética; conversar sobre as doenças familiares e a morte. Essa conversa  muitas vezes contribui na elucidação de diagnósticos.
O professor fez comentários positivos sobre o trabalho do NETI  e passou a palavra à segunda palestrante da mesa redonda,  Marivane Mattos Fernandes,  enfermeira Oncológica  no CEPON. A palestra de Marivane denominada "Prevenindo o Câncer de Mama", trouxe muitos dados e orientações sobre o tema. Após citar as causas do câncer, a enfermeira mostrou estatísticas sobre casos da doença e previsão de futuro.

Enfermeira orientou para o autoexame de mama

Marivane apresentou como causalidade em câncer: sedentarismo, peso, idade, bebida alcoólica, cigarro, histórico familiar e irradiação ionizante entre  outros fatores.  Como forma de prevenção,  colocou que 98% do câncer de mama é curável se detectado a tempo.
Observou que a 11664/08 determina que a partir de 50 anos a mulher  tem o direito de fazer mamografia de rastreamento.  Quando há histórico familiar de câncer na família  (irmã, mãe, tias) esse direito pode ser exercido a partir dos 40 anos. Também  falou da importância do autoexame da mama e explicou como realizá-lo diante do espelho, durante o banho ou deitada. Como havia muitas imagens e explicações nos slides, a palestrante propôs deixá-los com a Coordenadora do NETI para consulta.
Para  finalizar, Marivane  sugeriu como alternativas de prevenção: fazer exame preventivo de seis em seis meses, realizar o exame em qualquer idade, mesmo que não tenha mais relação sexual, ter atividade física regular, cuidados com a alimentação e consumir água. Salienta que fumar e ingerir bebida alcoólica é uma das causas do câncer.
A enfermeira trouxe muitas informações sobre o tema e foi elogiada pela sua competência, em especial pelo fato de ser jovem. Já as pessoas presentes demonstraram ter gostado de participar dessa atividade sobre o Outubro Rosa. Marivane Fernandes deixou a possibilidade de ser visto alguma atividade relativa ao Novembro Azul, entre outras propostas de estudo.



A matéria acima foi totalmente escrita por Ana Paula Balthazar. O Blog integraNETI parabeniza e agradece a blogueira, que já se faz presente em outras matérias aqui no Blog.
(VA)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI