Formandos do NETI em Monitores da Ação Gerontológica relataram experiências de Estágio no Auditório do CSE/UFSC



Alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI que se formam nessa terça-feira, 27 de novembro, apresentaram suas experiências de Estágio em Seminário Reflexivo de Conteúdo na última  terça-feira, 20, no Auditório do Centro Sócio-Econômico-CSE da UFSC, de tema “Relatando Experiências, Coletando Sabedorias e Transformando Realidades Sociais”, realizado sob a coordenação da professora Cecília Godtsfriedt. A coordenadora do NETI, Jordelina Schier, ao lado de colaboradores do Núcleo, professores, alunos, familiares de alunos, bolsistas, representantes de espaços institucionais onde foram realizados os estágios  e demais convidados prestigiaram o Seminário.


O Seminário teve início com a história “O colecionador de Sabedorias”, contada pela cerimonialista Margarete Leopoldo Mello, cuja mensagem mostrou que “cada pessoa sabe de algumas coisas, mas ninguém sabe de todas”. Na sequência, a professora Cecília Godtsfriedt, também Coordenadora do CFMAG/NETI, apresentou a proposta do Seminário, idealizado para compartilhar os vários saberes do Grupo ao longo de dois anos de estudo e convivência.
A professora destacou a grade curricular do CFMAG, lembando que o curso tem referência em marcos embasados pelos pilares da Educação - conhecer/saber/conviver/ser e o fazer. "São passos que permitem fundamentar uma visão de homem, com seu histórico capaz de analisar, compreender e tomar decisões sobre a realidade que o cerca", observou a coordenadora do CFMAG.

Relatos mostraram experiências em sete campos de Estágio

Os alunos da Turma “Unidos pela Força do Abraço”, nome que caracteriza o Grupo desde a sua formação, no início de 2017, apresentaram trabalhos em 7 (sete) diferentes áreas e campos de estágio, expressando conhecimento, desenvolvimento e integração social e comunitária. 
Os campos trabalhados envolveram Associação de Voluntários; Ação Pastoral do Ministério da Comunhão (Comunidade do Norte da Ilha); Aspectos Legais de Garantia dos Direitos dos Idosos junto às Instituições; Instituições de Longa Permanência de Idosos-ILPI; Representação Estudantil (NETI/CFMAG/CENETI) e Encontros com Grupos de Convivência de Idosos/Espaços Sociais.



A aluna Adélia Maria Costa Silva, primeira a relatar sua experiência de estágio, falou sobre “O Serviço de Acolhimento da Associação dos Amigos do Hospital Universitário-AAHU”. 

O objetivo proposto nesse trabalho foi acolher as pessoas e seus familiares que comparecem ao Hospital Universitário da UFSC para serem atendidos nas suas necessidades médicas e assistenciais, que recorrem à AAHU. 

Adélia, que atua como voluntária na instituição, foi orientada pela professora do NETI, Cecília Godtsfriedt e também contou com a co-orientação de Ana Maria Faria Dutra, voluntária do AAHU.



A aluna Maria Filomena do Nascimento expôs sua experiência com o trabalho “Compreendendo a percepção do idoso atendido pela pastoral em acompanhamento espiritual domiciliar, na visão de uma voluntária”. 

O objetivo do trabalho foi oportunizar suporte espiritual por meio de escuta individualizada e íntima do ministro da Comunhão com os idosos.

Maria Filomena, que concentrou suas observações em idosos domiciliados no norte da Ilha, mais precisamente em Ingleses e Santinho, foi orientada pela professora Cecília Godtsfriedt e recebeu co-orientação da Monitora da Ação Gerontológica, Margarete Mello.



Já a aluna Vanda Araújo, terceira a relatar sua experiência de estágio trouxe como tema “Idosos do Brasil: à espera de uma carícia que brote das leis”, em que se propôs a traçar um breve panorama de como as Políticas Públicas têm contribuído para que os direitos garantidos por lei cheguem aos idosos de Florianópolis. 

O trabalho focou aspectos legais contidos na Política Nacional do Idoso (1994), Política Estadual do Idoso (2000) e Estatuto do Idoso (2003), em três áreas específicas- Sáude, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana- e foi orientado pelo professor Nelson Frederico Seiffert, diretor técnico científico da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina-ANG/SC, com a co-orientação da coordenadora do CFMAG.


O quarto Grupo a expor seus relatos de estágio reuniu as alunas Marlene Buzzi Maiochi, Cecília Alves de Lima e Edna Maria Schmidt, com o relatório titulado “Um novo olhar para o CENETI". Durante dois meses as alunas se debruçaram sobre o Centro dos Estudantes do NETI-CENETI para um levantamento histórico e documental das atividades, num trabalho que teve a orientação da professora Maria Cecilia Godtsfriedt. A metodologia utilizada envolveu pesquisas, entrevistas e aplicação de questionário, além de coleta de dados nos arquivos do CENETI, no NETI.


O Grupo de número 5, formado pelos alunos Pedro Rogério, Irma Ayala de Jesus e Josete Laste, apresentou trabalho de título “Convivendo e despertando sabedorias, um novo olhar para o envelhecimento”, em que contaram experiências de estágio no Cantinho dos Idosos, de Ratones. Os alunos fizeram relatos comoventes de situações vivenciadas durante o estágio, num trabalho que também esteve sob a orientação da coordenadora do CFMAG. 


As alunas Carmen Isabel Ribeiro Cunha Halsey, Leni Renati Sell, Rita de Cassia Silva e Terezinha da Costa Silva Cardoso, por sua vez, relataram experiências com o trabalho titulado “O baile, a socialização como fator de um envelhecimento saudável”, realizado com a participação do colega Ricardo Lima, que não pode comparecer à apresentação. O trabalho destacou a importância do convívio social e familiar nos grupos de convivência e nos bailes e o benefício psicossocial dos idosos decorrentes dessa atividade. Os alunos foram orientados pela professora de Antropologia do Envelhecimento do NETI, Elaine Lima da Silva.


O sétimo e último Grupo a relatar suas experiências de estágio foi o dos alunos Solidonio Amaral Filho e Osvaldo José da Silva, com o trabalho titulado “Fatos e fotos da turma de Gerontologia do NETI– 2017/2018”. Os alunos mostraram passagens interessantes do Grupo ao longo desses dois anos de convivência e também reuniram impressões e depoimentos dos alunos sobre o Curso de Monitores do NETI, num trabalho que esteve sob a orientação da professora e colega Carmen Isabel Ribeiro Cunha.


Após a apresentação dos trabalhos, a poetisa Osmarina Maria de Souza, Monitora do NETI, também diretora da Academia de Canto e Letras do CENETI-ACLC, prestou  homenagem aos alunos da 4ª fase do CFMAG, recitando uma crônica de sua autoria que comoveu a todos.
O Seminário foi encerrado com a dinâmica “Laço e Abraço”, inspirada na poesia do poeta gaúcho Mário Quintana e conduzida pela aluna Carmen Halsey, ao lado dos colegas Pedro, Vanda, Edna, Josete e Maria Filomena. Após recitarem a poesia, os cinco alunos se posicionaram no corredor central do Auditório, enquanto o público, que na entrada do Seminário havia sido brindado com fitas coloridas, era convidado a ficar de pé, e de braços abertos unir as fitas com o participante do lado, a simbolizar um entrelaçamento de amizade e de troca de saberes.


 A formatura da turma “Unidos pela Força do Abraço” acontece nessa terça-feira, 27, às 14h30min, na Reitoria da UFSC, com a presença do Pró-Reitor de Extensão da UFSC, professor Rogerio Cid Bastos. A paraninfa da Turma é a professora Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e a patronesse, a professora Eloá Aparecida Caliari Vahl. Professores do  NETI, colaboradores e alunos são convidados para o evento.







Texto: Vanda Araújo
Fotos: Vanda Araújo, Cecília Alves de Lima e colaboradores do Blog integraNETI


Comentários

  1. Parabéns Vanda, querida amiga e colega, pela dedicação e carinho aos leitores do blog integraNETI. Como SEMPRE, em suas reportagens, consegues sintetizar de forma corrente e elucidativa os temas que abordas.
    Acredito que em todos os trabalhos apresentados estávamos muito ansiosos porque cada um de nós deu o seu melhor durante o processo de execução e conclusão dos mesmos.
    Aprendemos muito e, sei que ainda temos muito a aprender porque nossos trabalhos não se enceraram em suas apresentações, a maioria irá continuar a fazer parte de nossas vidas, e assim, nos oportunizará aprendizados contínuos como deve ser a nossa existência.
    Parabéns a cada um de nós meus queridos amigos e colegas. Sintam-se abraçados com afeto e carinho.
    Eu, Marlene.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI