Mostra fotográfica com foco no Idoso ativo mobilizou estande do NETI no primeiro dia da SEPEX


A Mostra Fotográfica de tema "Envelhecer comCiência para aproximar diferenças" mobilizou o estande do NETI no primeiro dia da SEPEX. Estudantes fotografados, que só conheceram o trabalho na abertura da Exposição, mostraram satisfação com a iniciativa dos colegas do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, idealizadores do Projeto. 
No total, estão sendo mostradas 20 fotos. No texto de apresentação, exposto no banner ao lado direito das fotos, ganha destaque o título da Mostra, "Envelhecer comCiência para aproximar diferenças", bolado para concatenar com o tema da SEPEX desse ano, "A Ciência para redução das desigualdades". Para os alunos, o Envelhecer comCiência a que o título se refere vem de encontro aos ensinamentos obtidos em Gerontologia, ciência multidisciplinar que estuda o Envelhecimento, amplamente trabalhada pelo NETI. 
A mostra reúne idosos do NETI com idade entre 62 e 89 anos,  que continuam desenvolvendo algum tipo de atividade. Os astros do NETI, a que o texto de apresentação se refere, dançam, cantam, escrevem, recitam, interpretam, atuam como voluntários e de quebra, adoram ser fotografados! A mostra fica em cartaz até o meio dia de sábado, terceiro e último dia da SEPEX.










Tema da Mostra:
Envelhecer comCiência para Aproximar Diferenças

Apresentação
Quiseram as circunstâncias que as pessoas aqui retratadas, oriundas dos mais diversos lugares, com suas crenças e ideais, resolvessem fazer parada num lugar comum, até então desconhecido, chamado NETI. A força desse encontro, que como bagagem reunia histórias bonitas de vida para contar, anunciava a descoberta de um novo horizonte, em que prevaleceria o acesso ao conhecimento, a novos saberes e a possibilidades incontáveis de realização.
Assim ganhou forma o contingente de idosos que hoje povoa o NETI, que se firma como referência de mudança na representação da velhice. Ancorados na aprendizagem da Gerontologia, ciência que estuda o Envelhecimento, os idosos do NETI fazem do talento que possuem, de suas habilidades profissionais, espírito de liderança e determinismo, um exemplo de vida, um trampolim para suas satisfações pessoais, deixando para trás o antigo modelo de envelhecimento passivo.
Seja através do cantar, dançar, compor, tocar, bordar, escrever, os astros da velhice ativa, aqui representados por alunos e voluntários do NETI, com idade a partir de 60 anos, acrescem aos dons que possuem e ao conhecimento adquirido, um conjunto de novos saberes, em que ganham importância a autonomia e independência, para se transformar em multiplicadores, em defensores da valorização da memória e assim garantir nossa identidade cultural. É o idoso ativo, exercitando a cidadania, contribuindo para uma cultura de paz, tão desejada em nossos dias, de inclusão social, respeito mútuo e de aproximação das diferenças entre gerações.


Ficha técnica:
Número de fotografias: 20 imagens dimensão 48cm x 33cm
Impressão em papel fotográfico fosco

Coordenação:
Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG/NETI
Coordenadora – Profª Maria Cecília Antonia Godtsfriedt

Fotografia:
Cecília Alves de Lima
Solidonio Amaral
Vanda Araújo

Assistente de Fotografia:
Marlene Buzzi Maiochi

Assistente Geral:
Edna Schmidt

Curadoria:
Cecília Alves de Lima e Vanda Araújo

Apoio Institucional:
Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI
Gestão: Coordenadora Jordelina Schier

Período de Realização e Local da Mostra:
17ª SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, de 18 a 20 de outubro, na Reitoria da UFSC


Texto: Vanda Araújo
Fotos: Marlene Buzzi Maiochi

Comentários

  1. A sessão da Mostra de fotos dos integrantes do NETI retratam todos aqueles que não estão clicados pelas lentes da emoção, pois todos nos que estamos nesse mundo maravilhoso do NETI , precisam se sentir orgulhoso e contemplado, com mais esse trabalho que mais uma vez abrilhantou o inicio das atividades da 17a. SEPEX, impossível focar a todos, pois somos muitos, Parabéns a todos que estão e querem fazer parte dessa história.

    ResponderExcluir
  2. A sessão da Mostra de fotos dos integrantes do NETI retratam todos aqueles que não estão clicados pelas lentes da emoção, pois todos nos que estamos nesse mundo maravilhoso do NETI , precisam se sentir orgulhoso e contemplado, com mais esse trabalho que mais uma vez abrilhantou o inicio das atividades da 17a. SEPEX, impossível focar a todos, pois somos muitos, Parabéns a todos que estão e querem fazer parte dessa história.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho sensível e lindo, enfocando a quebra de paradigma e o lugar social dos idosos em nossa sociedade: o de protagonista construindo e ensinando saberes. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI