Idosos de Florianópolis receberam homenagens da Câmara de Vereadores. NETI prestigiou Sessão que homenageou Conselho Municipal do Idoso, SESC Florianópolis e Grupo 5 de Maio, ao lado de outros cinco Grupos



A Câmara Municipal de Florianópolis realizou Sessão Ordinária na tarde dessa segunda-feira, 01 de outubro, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, quando prestou homenagem aos idosos da capital.
Durante a solenidade foram homenageados o Conselho Municipal do Idoso, o SESC Florianópolis e os Grupos de Idosos 5 de Maio, do NETI/UFSC, Grupo Amizade, dos Bairros João Paulo e Capoeiras, Grupo Imaculada Coração de Maria,  Nossa Senhora de Fátima e Trevo. O NETI esteve representado pela técnica administrativa, Heloisa Sierdsma.
Ao abrir a Sessão, o autor da homenagem, vereador Claudinei Marques (PRB), destacou a presença expressiva de idosos que foram à Câmara prestigiar a solenidade e chamou atenção para a importância de saber valorizá-los. “Os idosos devem ser festejados todos os dias. Já fizeram muito e continuam fazendo. São  pessoas que contribuem para o bem estar da população e devem ser valorizados”, defendeu o vereador.

Selma Junkes defendeu a construção de políticas públicas

Convidada a falar em nome dos homenageados, a gerente do SESC Prainha, Selma Junkes, elegeu a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Leny Baessa Nunes, ali presente, para através dela reforçar o reconhecimento do Grupo de idosos pela especial homenagem.
“Quem é o idoso? O idoso somos nós amanhã”, disse a homenageada, parabenizando a Câmara e seus vereadores pela iniciativa de marcar o Dia Internacional do Idoso.
“Estamos felizes com o reconhecimento. O Dia do Idoso não é só hoje, mas todos os dias”, enfatizou, para na sequência defender uma velhice de mais espaços e com dignidade.
“Podemos ter vários diplomas e grandes currículos, porém, a faculdade da vida, vivenciada por estes homenageados e outros idosos da nossa cidade é o que faz diferença. Que no futuro seja possível ter uma caminhada mais voltada para a cidadania, respeito e valorização. Que o idoso possa ter o seu espaço de participação garantido. É na idade mais madura que a gente reconhece tudo o que já viveu”, enfatizou Selma Junkes.
Após a solenidade, em conversa ao Blog integraNETI, a gerente do SESC Prainha, pioneiro no Trabalho Social com idosos, foi ainda mais categórica:
“É preciso elevar, reforçar com veemência a questão do idoso. O Idoso ainda continua relegado. Precisamos melhorar nossas políticas públicas, melhorar as condições de vida da pessoa idosa”, defendeu.



Avaliação semelhante fez a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Leny Baessa Nunes. “O idoso vive um momento delicado. A homenagem é bonita, mas não devemos valorizar somente o dia 01 de outubro. A cada dia, as necessidades dos idosos devem ser valorizadas”, observou a presidente do CMI, que esteve acompanhada da secretária executiva do CMI, Adair Silveira, no evento.



A seu lado, a coordenadora do Grupo 5 de Maio, do NETI/UFSC,  pioneiro na atenção aos idosos em Florianópolis, a assistente Social, Helena Maria Scoz, que há nove anos integra o Grupo, destacou o ineditismo da homenagem durante a sua gestão. “É a nossa primeira homenagem”, festejou, antecipando que uma segunda homenagem está reservado ao Grupo no próximo dia 05 de outubro, na Biblioteca Central da UFSC, durante evento da Academia de Canto e Letras –ACLC, do CENETI/NETI.
A homenagem dessa segunda-feira revelou um segmento ativo, em busca de mais espaço na sociedade catarinense. Dados da secretaria de Assistência Social do município, mostram que Florianópolis concentra mais de 100 grupos de idosos, reunindo cerca de cinco mil participantes.







Texto: Vanda Araújo
Fotos: Vanda Araújo e Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Florianópolis

Comentários

  1. Parabenizamos as instituições que estão fazendo a historia dos idosos em Fpolism o CMI , Fpolis, tem feito seu papel de controle social e estimulando a todos do colegiado que repensem seus progrmas em prol dos idosos, ao BLOG parabens pela pontual marcação de presenças, muito bom

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI