Atriz Ilva Niño, de 84 anos, foi a homenageada da UnATI.Uerj em Talk Show de Comemoração ao Dia Internacional do Idoso


A atriz Ilva Niño foi a grande homenageada do Talk Show promovido na  segunda-feira (01), pela UnATI.Uerj em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O evento foi aberto a todos os alunos da UnATI.Uerj e familiares e também contou com o lançamento da Cartilha de “Orientação de Medicamentos Para Pessoas Idosas: Direitos e Cuidados”. Ao final do Talk Show, de tema “Envelhecer Com Arte”, a UnATI.Uerj serviu um delicioso Bolo para celebrar a data entre alunos e familiares.


Atriz homenageada é exemplo de superação  

A realização do Talk Show foi articulada pela Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj e Equipe, a Assistente Social Profa. Sandra Rabello de Frias.
A grande homenageada, a atriz Ilva Niño Mendonça, conhecida como Ilva Niño, também Professora de Teatro, aplaudida e eternizada no papel de “Mina” - Governanta, Conselheira e Fiel Escudeira da antológica “Viúva Porcina” de Roque Santeiro, chega aos 84 anos como um exemplo de garra e superação para o grupo da Terceira Idade, já que há quatro anos superou e se curou de um câncer.

Cartilha orienta sobre uso de medicações entre idosos

Durante o evento, a Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj, sob orientação do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, lançou a Cartilha de “Orientação de Medicamentos Para Pessoas Idosas: Direitos e Cuidados”, que tem como finalidade esclarecer questões relativas ao uso de medicações e aos direitos individuais dos idosos sobre estas questões.
“A Cartilha é parte integrante do projeto “Recursos Comunitários à Pessoa Idosa”, desenvolvido na Coordenação de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj.  A produção de materiais informativos, em formato de cartilha, visa democratizar informações que ajudem a pessoa idosa a garantir a efetivação de seus direitos. Existem muitas leis a favor dos idosos, porém para que se tornem um direito real o idoso precisa conhecê-las”, defende Sandra Rabello.
De acordo com a Coordenadora, “instrumentos como Cartilhas de ações educativas facilitam a disseminação de informações que podem mudar a vida de um idoso ou idosa. Uma sociedade consciente é capaz de cobrar do Estado a garantia destes direitos”, pondera.
A Comemoração promovida pela UnATI.Uerj no auditório da Uerj Campus Maracanã teve entrada gratuita e encerrou com um delicioso Bolo servido aos convidados, informou a Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj.
(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI