ACLC/CENETI deu posse a novos acadêmicos em solenidade que reuniu representantes do meio literário, autoridades e dezenas de convidados



Cerca de 70 pessoas, entre representantes do meio literário catarinense, autoridades e convidados  prestigiaram a solenidade de posse dos novos acadêmicos da ACLC-Academia de Canto e Letras do CENETI, na tarde de 05 de outubro, no auditório Elke Hering, da Biblioteca Central da UFSC. A presidente do Conselho Estadual do Idoso, Marília Celina Felício Fragoso e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Leny Baessa Nunes, também presidente da APASC e secretária da ACLC, marcaram presença na solenidade, ao lado de professores do NETI e do EJA.
No total, tomaram posse 13 acadêmicos dos 15 inscritos na ACLC, com as duas ausências justificadas por problemas de saúde e viagem.
“O espaço da Academia de Canto e Letras é um desdobramento do CENETI, que vem traduzir e destacar essa expressão literária e de canto dos seus associados, pois as atividades de Canto e Literatura são expressões marcantes da criação humana”, destacou o Cerimonial, no início da solenidade de posse. O evento também marcou a comemoração de 01 ano de criação da Academia.


Meio literário prestigiou a solenidade

O meio literário foi representado por integrantes do Grupo de Poetas da Trindade – GPT, coordenado por Vera Portella; pela presidente da Associação dos Poetas Livres do Estreito, Heralda Victor e por integrantes da Academia de Letras da Palhoça, região da Grande Florianópolis. Também prestigiaram a solenidade de posse, integrantes da OAB Cidadã, a presidente da Creche de São Francisco de Assis, a presidente da Associação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG/UFSC, Maria Aparecida Ferreira e a integrante da Academia Brasileira de Contadores de História, Ana Ester Balbao Pittan.  Representando o NETI, por sua vez, se fizeram presente a acadêmica Ana Paula Balthazar, Assistente Social do Núcleo, também Coordenadora do PICG e que no ato representou a coordenadora do NETI, Jordelina Schier e a coordenadora do EJA-Polo NETI/UFSC .


Cerimônia contou com o tradicional Acender e Apagar simbólico das Velas

Para compor a mesa foram convidadas a Sra. Osmarina Maria de Souza,  Diretora Geral da Academia de Canto e Letras do CENETI; Sra. Edyy Frantov, Presidente do CENETI; Sra. Ana Paula Balthazar e a Presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Sra. Marilia Celina Fragoso. Dando sequência, o Cerimonial convidou a Acadêmica Eddy Frantov a fazer o tradicional Acendimento das Velas, de forma simbólica, desejando que a Luz e sabedoria estivessem presentes nas manifestações artístico- culturais da Academia.
“A Vela amarela significa revelação; tirando o Homem da escuridão. A Vela Azul, representa a claridade única e absoluta; que inspira a criação. A Vela Branca significa o culto a verdadeira pureza e a Luz da Consciência Acadêmica”, explicou o Cerimonial, para em seguida convidar o Grupo de Canto Vozes da Ilha, a apresentar o Hino da Academia, composto pela acadêmica Sra. Diana Leony Pinheiro.
A solenidade teve sequência com a Leitura do Termo de Posse pela Diretora Geral  da Academia, Osmarina Maria de Souza e com o Anúncio da Posse dos Acadêmicos, feito pela Vice-Diretora, Maria Cecilia Antonia Godtsfriedt.



Acadêmicos assinaram termos e receberam certificados e medalhas

“Faremos a chamada dos Acadêmicos por ordem de classificação indicada pela Comissão que analisou as documentações recebidas, num total de 15 inscritos, onde os patronos a saber foram sorteados e seguem a mesma ordem de classificação estabelecida.  Para dar suspense na referida chamada deveremos faze-la pela Leitura por Pseudônimo de cada inscrito, nominado por flores, já que estamos em plena primavera”, disse a Vice-diretora. Acompanhados do padrinho/convidado, os novos acadêmicos foram convidados à sessão de assinaturas do termo e recebimento dos certificados pela mesa, seguido de condecoração da medalha pelo padrinho convidado.
Durante a cerimônia, a Academia prestou homenagem Póstuma à Sra. Erna Maria Pedrini de Andrade Costa, falecida em dezembro de 2017. O segundo homenageado foi o Regente do Grupo de Canto Vozes da Ilha, Sr, Nilzon Aguiar, por sua atenção e dedicação às atividades que desenvolve  no NETI.
“Queremos tê-lo sempre em nosso meio, envergando e dando voz e presença à sua patrona Vanda Renata da Silva, grande percussionista que nos deixou de forma muito precoce”, disse a Vice-diretora da ACLC.

Comemoração de 01 Ano da Academia foi destaque

O aniversário de criação da Academia também mereceu destaque na fala da Vice-Diretora da ACLC.“Gostaríamos de fazer uma reflexão simbólica frente a esse um ano de criação da Academia. Nós vivemos num mundo de Dualidades, Sol e Lua, Dia e Noite, Morte e Vida, enfim são aspectos que habitam o nosso cotidiano. Queremos simbolizar nessa comemoração de um ano, render mais uma homenagem não póstuma e sim de vida presente. Gostaríamos em nome da direção da Academia de Canto e Letras do CENETI/NETI, neste um ano de criação, propor para essa celebração, o casamento de duas grandes criações e apropriações humanas a partir da linguagem como traço cultural que nos caracteriza em nossa humanidade. Onde nos é proporcionado o Som na Palavra e a Musica na Linguagem.
Queremos trazer um pensamento, de um pensador Angolano que poderá vir a traduzir um pouco desse sentimento :
“A memória do universo é uma harpa de silêncio. Quando tangida pelo ar em movimento produz sonoridade, mas se pressionada pela atmosfera envolvente pode dar origem a relâmpagos e trovões, maremotos e terremotos. Todavia, se for tangida pelo sentimento humano produz harmonia, a matéria-prima da arte musical; então, a música é a poética vibração do silêncio. A composição musical é verdadeiramente uma poesia de sentimentos afloradas pela emoção do Homem”, destacou, numa referência ao Acadêmico Sr. Nilzon Aguiar, regente do Grupo de Canto Vozes da Ilha e autor de varias canções.
Os idosos ali presentes também mereceram destaque: “Nosso Parabéns estendendo também a todos os Idosos, pela passagem na segunda-feira passada, 01 de Outubro, onde comemoramos e destacamos a celebração do Dia Internacional do idoso. Existe duas coisas importantes na vida, motivo e o momento. Você pode ter várias vezes o mesmo motivo, mas você nunca terá o mesmo momento”, finalizou a vice-diretora da ACLC, Cecília Godtsfriedt. 













NOVOS ACADÊMICOS FORAM CLASSIFICADOS POR NOME DE FLORES

Acompanhe a relação dos novos Acadêmicos, com seus respectivos Pseudônimo, nome, patrono e cadeira. Na chamada, os acadêmicos foram classificados por nome de flor (abaixo, entre parênteses) de forma que a flor coincidisse com a letra do nome deles, numa saudação à Primavera.


1. (IRIS) Ivonita di Concilio – Elfried Kalvelage- Cadeira N°11
2. (MAGNÓLIA) Maria Antonia da Conceição- profa. Nancy Muller- Cadeira Nº12
3. (VIOLETA) Valda Valdemar de Andrade- Jose Carneiro Junior- Cadeira Nº 13 - Não compareceu por motivo de doença
4. (ORQUÍDEA) Olga Postal- Pastor Willian Richard Schisler Filho- Cadeira de Nº 14
5 . (ROSILDO) Rogerio Kremer- Odilon Conti- Cadeira De Nº 15
6. (MARGARIDA) Maria Moraes Andrade - Paulo Moritz- Cadeira de Nº16
7. (AMOR PERFEITO) Amelia Moema Veiga Lopes- Ignácio Simão Kunrath- Cadeira de Nº 17
8. (JASMIN) Jaira Elias de Lucca- Padre Ney Brasil Pereira - Cadeira de Nº 18
9. (EDELVAIS) Elisabete Ossig Andrade- Nara Costa Rodrigues- Cadeira de Nº 19
10.(AMARILIS) Ana Guimaraes Ferreira da Silva- Neidi Rodrigues- Cadeira de Nº 20 - Não compareceu por motivo de viagem
11.(JACINTO) Jaci de Souza Barzotto- Ruth Luiza Becker- Cadeira de Nº 21
12.( VALERIANA) Valuzia Manoel Luiz – Nelly Barreto Dutra -Cadeira de Nº 22
13.(IBERIS) Ines Carmelita Lohn- Valdivia Pereira Mafra- Cadeia de Nº 23
 14.(SOLIDAGO) Sidney Lino- Helena Bertho da Silva - Cadeira de Nº 24
15.(CRAVINA) Cleusa Odete Pereira- Army Candemil Capanema- Cadeira de Nº 25




























Para a vice-presidente da ACLC, Cecília Godtsfriedt, também coordenadora do CFMAG/NETI, a solenidade foi muito prestigiada. “Fizemos duas homenagens e também ficamos muito contentes com as representações”, observou.
De acordo com a dirigente, no ano que vem a ACLC deve divulgar Edital para formação de uma nova diretoria, uma vez que a direção atual foi constituída para dar criação à Academia, em setembro do ano passado. Outro plano da entidade para 2019 é instituir a criação de Academias mirim, iniciativa que já conta com negociações avançadas com duas ONGs, com a LBV de Florianópolis e com a CEAFIS-Centro de Apoio à Formação Integral do Ser.


Relação dos Acadêmicos da ACLC/CENETI/NETI
Abaixo, a relação completa dos acadêmicos da ACLC, com seus respectivos nome, patrono e número da cadeira

OSMARINA MARIA DE SOUZA
Patrona – Profa. Neusa Mendes Guedes – Cadeira Nº 01

MARIA CECILIA ANTONIA GODTSFRIEDT
Patrona – Profa. Matilde Vieira – Cadeira Nº 02

LENY BAESSA NUNES
Patrona – Profa. Raquel Quadros Seiffert- Cadeira Nº 03

AUGUSTO CESAR DE ABREU TEODORO
Patrona – Hilta Teodoro Benecevine - Cadeira Nº 04

LEILANENE ZAVIRIZI
Patrona- Maria de Lourdes Cervi Silva - Cadeira Nº 05

JORDELINA SCHIER
Patrono – Acélio Richetti - Cadeira Nº 06

EDYY FERREIRA DE SOUZA FRANTOV
Patrona- Terezinha de Jesus Rovaris- Cadeira Nº 07

NILZON AGUIAR
Patrona – Vanda Renata Silva- Cadeira Nº 08

DIANA LEONY MACCGNAN PINHEIRO
Patrona- Profa. Celia Iracema Kuertn- Cadeira Nº 09

URILDA AZEVEDO COUTINHO SOARES
Patrona – Wilma Baystorf - Cadeira Nº 10

IVONITA DI CONCILIO
Patrona -ELFRIED KALVELAGE- Cadeira N°11

MARIA ANTONIA DA CONCEIÇÃO MENDES
Patrona- Profa. NANCY H S MULLER- Cadeira Nº12

VALDA VALDEMAR DE ANDRADE
Patrono - JOSE CARNEIRO JUNIOR- Cadeira Nº 13

OLGA POSTAL
Patrono - PASTOR WILLIAN RICHARD SCHISLER FILHO- Cadeira de Nº 14

ROGERIO KREMER
Patrono - ODILON CONTI- Cadeira de Nº 15

MARIA MORAES ANDRADE
Patrono - PAULO MORITZ- Cadeira de Nº 16

AMELIA MOEMA VEIGA LOPES
Patrono - IGNÁCIO SIMÃO KUNRATH- Cadeira de Nº 17

JAIRA ELIAS DE LUCCA
Patrono - PADRE NEY BRASIL PEREIRA-Cadeira de Nº 18

ELISABETE OSSIG ANDRADE
Patrona - NARA COSTA RODRIGUES- Cadeira de Nº 19

ANA GUIMARAES FERREIRA DA SILVA
Patrona - NEIDI RODRIGUES- Cadeira de Nº 20

JACI DE SOUZA BARZOTTO
Patrona - RUTH LUIZA BECKER- Cadeira de Nº 21

VALUZIA MANOEL LUIZ
Patrona - NELLY BARRETO DUTRA- Cadeira de Nº 22

INES CARMELITA LOHN
Patrona - VALDIVIA PEREIRA MAFRA-Cadeira de Nº 23

SIDNEY LINO
Patrona - HELENA BERTHO DA SILVA- Cadeira de Nº 24

CLEUSA ODETE PEREIRA
Patrona - ARMY CANDEMIL CAPANEMA- Cadeira de Nº 25




Texto: Vanda Araújo com informações da Vice-diretoria da ACLC

Fotos: Cecília Alves de Lima 

Comentários

  1. Ola equipe editorial do BLOG parabenizamos mais uma vez pela cobertura sempre pontual dos eventos realizados em nosso meio. Adoramos a cobertura pós posse pois assim fica registrado esse momento magico, onde os novos acadêmicos todos emocionados em poder fazer parte desse espaço literário que expressa o verdadeiro sentimento humano, a linguagem e o canal de comunicação, a expressão dessa linguagem faz o elo do homem com o seu ser verdadeiro, Parenizamos a todos os acadêmicos que estão fazendo historia na ACLC CENETI NETI.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI