Pesquisador da Cultura Japonesa faz palestra no NETI dia 27 de Setembro. Evento aberto aos alunos do Núcleo também abrange Oficina de Origami




O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, promove palestra na próxima quinta-feira (27), com o pesquisador em Cultura Japonesa, lochihiko Kaneoya, sobre o tema  “Fatores que influenciaram na formação do caráter do povo japonês”. O evento é uma promoção conjunta do NETI/PROEX/UFSC e será coordenado pelo professor José Roberto Araújo, da Oficina “História e Cultura Japonesa através da Gastronomia e Culinária”, do NETI. A palestra será realizada das 14 às 16h, no auditório do NETI e é aberta aos alunos do Núcleo.
Natural de Tupi Paulista/SP, lochihiko Kaneoya é formado em Direito pela Universidade do Estado de São Paulo-USP e atua como Pesquisador da Cultura japonesa com foco na religiosidade do povo japonês. Artigos e Trabalhos de sua autoria podem ser conferidos no site da Nipoculutura  http://www.nipocultura.com.br voltado à difusão da cultura japonesa.
A expectativa do coordenador da Oficina é “de que além da diversificação das atividades em aula, a palestra possa inspirar reflexões, bem como perguntas e respostas sobre aspectos positivos e negativos dentro da sociedade japonesa, sobretudo com relação aos extremos contrastes culturais do Japão”. 

Oficina acontece às quintas-feiras

A Oficina “História e Cultura Japonesa através da Gastronomia e Culinária” começou a ser oferecida em março desse ano, durante as tardes de quinta-feira, das 14h às 16h. Conforme o coordenador da atividade, Roberto Araújo, o objetivo do NETI com essa iniciativa é fazer com que os alunos venham a descobrir e interagir com os valores culturais da história do Japão, mostrando como as referências de conceitos e padrões influenciam outras culturas.
“Nossa proposta é ir além do imaginário em relação à autêntica gastronomia e culinária japonesa e dos seus significados na arte do preparo e de sua apresentação. É fazer compreender a importância do estudo sobre países e sociedades, a partir da história do Japão, observando a identidade de um povo como agente de transformação e evolução, através de seus hábitos e costumes”, explica o professor. Segundo ele, a compreensão de aspectos como valores sócio-culturais e educativos são pontos básicos na proposta que vem sendo desenvolvida.

Alunos do NETI já produzem o hiyayakko



Recentemente, na semana de 13 setembro, o professor promoveu degustação no NETI para maior compreensão da essência da gastronomia japonesa, a partir de alguns pratos básicos feitos pelos alunos. Os pratos são feitos em casa e levados para a aula para compartilhamento e observação.
O tofu ou hiyayakko (queijo de tofu gelado, em japonês) e seus complementos, é um desses pratos. A proposta, além do “feedback” dos degustadores, é fazermos três degustações em dias diferentes, almejando a excelência de uma apresentação bem no espírito japonês. Nessa segunda degustação, já conseguimos explorar mais a apresentação, mas como há várias possibilidades de molhos, ainda estamos na busca do melhor molho e pretendemos encontrá-lo na terceira degustação”, antecipa Roberto. 
O tofu gelado (hiyayakko), além de ser uma salada de entrada, também pode ser mais um acompanhamento para compor um serviço de “mesa japonesa”, podendo ser preparado com vários tipos de coberturas e molhos.


Degustação feita na tarde de 13 de setembro foi atração no NETI


No centro, a presidente do CENETI, Eddy Frantov, durante a degustação

Chef Roberto Festa Araújo, numa de suas rodadas Culinária

Evento abrange Oficina de Origami 

Paralelo à Palestra, será oferecida uma Oficina de Origami, no Auditório do NETI, sob a coordenação do professor Roberto Araújo.  Conhecido como a arte de dobrar papéis, o Origami exige concentração, memória e habilidade manual. É utilizado na aprendizagem da física e da matemática na dobradura de figuras geométricas e também atua como terapia de combate ou prevenção de males que afetam a memória e a psicomotricidade, informa o coordenador da Oficina História e Cultura Japonesa do NETI.
José Roberto Festa Araújo ou Chef Roberto Festa Araújo, como é conhecido profissionalmente, traz na bagagem 23 anos de experiência em Tóquio/Japão, em atividades como chef executivo, tendo atuado também como Colunista Gastronômico em revistas daquele País, Fotógrafo e Food Stylist, de pratos japoneses.   


Dobras de Borboletas 



Texto: Vanda Araújo

Fotos: José Roberto Festa Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI