Palestrantes do Seminário de hoje, do Curso de Monitores, concentram expectativas numa reflexão coletiva sobre o ensino-aprendizagem no NETI

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFSC-PROEX, promove "Seminário Reflexivo do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG”, a partir das 8h30min quando colocará em discussão o novo Curriculum do Curso de Monitores para 2019.
O Seminário acontece no 5º andar da sede do Tribunal de Justiça, na capital catarinense e contará com a presença de professores da UDESC, UFSC, de coordenadores de Oficinas do NETI e de alunos e ex-alunos do Curso de Monitores.
Para o professor Dr. Hélder Boska de Moraes Sarmento,  da Universidade Federal de Santa Catarina, palestrante  no evento ao lado de outros três professores, a expectativa com o Seminário “é de que possamos coletivamente dialogar, refletir e questionar sobre nossas ações individuais e coletivas no NETI”.
Nessa terça-feira, em entrevista por e-mail ao Blog integraNETI, o professor Helder falou de sua preocupação com a temática proposta pela Organização do Seminário, de foco no referencial teórico do Curso.
“A minha preocupação é tomar como ponto de partida a reflexão sobre nossa condição de sujeitos no processo educativo, sujeitos para monitores e idosos; em que condições nos colocamos na formação, neste momento político, em particular”, ponderou.

Objetivo é a construção coletiva, diz coordenadora do NETI

Consideração semelhante é compartilhada pelo professor Dr. Leo Afonso Staudt,  da UFSC, para quem a expectativa “é de que haja boa participação e que a proposta de um Seminário de reflexão seja alcançada”. 
O Professor Leo falará sobre a disciplina de Filosofia no Curso de Formação de Monitores e das características da vida na sociedade moderna.
Outros dois professores - Me. Vitor Malaggi, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC e Dr. Victor Julierme Santos da Conceição, da UFSC, fazem palestras na parte da manhã. À tarde, a programação gira em torno dos grupos de trabalho a serem formados entre os participantes do Seminário.
Nosso objetivo é buscar uma construção coletiva na formação do novo Curriculum, dar voz a todos os participantes”, reafirma a coordenadora do NETI, enfermeira doutora Jordelina Schier. O Seminário tem término previsto para as 16h30min. A expectativa é reunir cerca de 40 a 50 participantes.
O Curso de  Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG caminha para 27 anos, a serem completos ainda em 2018, e se constitui no mais antigo curso do NETI, tendo formado 47 turmas nesse período. O Seminário Reflexivo de hoje se constitui no terceiro evento do gênero, com vistas ao aperfeiçoamento da grade curricular.

Texto: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI