NETI promove "Seminário Reflexivo do Curso de Monitores da Ação Gerontológica” na próxima quarta-feira, 26

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC, promove "Seminário Reflexivo do Curso de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG”, na próxima quarta-feira, 26 de setembro, na sede da Justiça Federal, na Beira-Mar norte, com o objetivo de discutir o Curriculo do Curso de Monitores e de formular propostas para 2019.
O Seminário de um dia é dirigido aos  alunos do Curso de Monitores da 4ª. fase, com formatura marcada para 27 de novembro próximo, aos professores do NETI e a colaboradores, que já passaram pelo Curso.
“Nosso objetivo é buscar uma construção coletiva, levantar ideias para a construção de um novo Currículo”, antecipa a coordenadora do NETI, enfermeira Dra. Jordelina Schier.

Professores da UDESC e UFSC farão palestras

O Seminário abrangerá dupla programação. Na parte da manhã, haverá uma mesa redonda com professores da UDESC e da UFSC, convidados especialmente para o evento, quando falarão sobre o referencial teórico do Curso de Formação de Monitores, atualmente apoiado em pressupostos filosóficos, psico-pedagógicos e gerontológicos que favorecem a integração entre o Conhecer, o Fazer, o Conviver e o Ser. 
Serão palestrantes no Seminário os professores Me. Vitor Malaggi, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC e os professores  Dr. Victor Julierme Santos da Conceição, Dr. Leo Afonso Staudt e Dr. Hélder Boska de Moraes Sarmento,  da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
Na parte da tarde, a programação envolverá grupos de trabalho a serem formados entre os demais participantes, quando serão levantadas ideias para a construção do novo Currículo.

Seminário será o terceiro com foco na formatação do Curso

O Seminário começa às 8h30min e tem término previsto para as 16h30min. A expectativa é reunir cerca de 40 a 50 participantes.
“O nosso interesse é trazer o aluno para participar, dar voz a todos os participantes”, enfatiza Jordelina Schier.
Considerado o curso  mais antigo do NETI – esse ano completará 27 anos de criação – o Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica é também o carro-chefe do Núcleo. “Ao longo desse período já formamos 47 turmas, tendo contemplado mais de mil alunos”, contabiliza a Coordenadora do CFMAG  e também professora da Disciplina “Metodologia da Ação Gerontológica”, Maria Cecília Godtsfriedt.
Segundo a coordenadora, este será o Terceiro Seminário  a ser promovido pelo NETI com o objetivo específico de estruturar a formatação do Curso, carga horária e conteúdo programático. As discussões anteriores ocorreram em 2007, com a presença da psicóloga, especialista em Gerontologia e professora da Universidade de São Paulo, Dra. Meire Cachioni, e em 2010.



Texto: Vanda Araújo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI