Cinema para cinquentões: projeto da socióloga Mônica Joesting Siedler cresce de adesão em Florianópolis


Professora Mônica Joesting Siedler, entre os alunos, na retomada das atividades do semestre, dia 09 último, na APAE
Um projeto interessante, criado e pensado para os cinquentões, pela socióloga Mônica Joesting Siedler, especialista em Gerontologia pelo NETI/UFSC, vem crescendo de adesão entre os alunos do NETI e despertando atenção em Florianópolis. Ministrado em encontros semanais, o projeto Cinedebate, coordenado pela especialista, propicia a seus integrantes discutir a percepção do viver e do envelhecer, no contexto familiar e social, através de filmes de várias nacionalidades.
O projeto foi lançado oficialmente em março último e já conta com três turmas – Cinedebate I, para principiantes e Cinedebate II e III, para alunos que faziam parte do programa desenvolvido no NETI até o ano passado.
Vejam a dica de Cinema enviada para o Blog integraNETI por Raquel Maia Liberato, na retomada das atividades do projeto nesse semestre. Raquel cursou Cinebate I e II, no NETI, e é uma das fundadoras do Grupo de Encontros Culturais-GEC/Ceneti, criado por alunos egressos do Curso.
"Reiniciando hoje, 09 de agosto, o Cinedebate III, com a professora Mônica Joesting, no auditório da APAE. Após um mês de férias, a saudade era grande dessa turma animada e da querida professora. O filme apresentado foi MARLENE: O MITO E A VIDA, baseado na biografia escrita por Von Maria Riva, filha de Marlene Dietrich.
Marlene, nascida em 1901, foi uma mulher de espirito livre, à frente de seu tempo. O filme fala dos amores, família, sucesso, desilusões e sofrimento interior pelo embate entre a Marlene atriz e a Marlene pessoa real.
Já estamos ansiosas pela próxima semana, quando discutiremos sobre o filme, com a professora Mônica nos brindando com a excelência de seu conhecimento em Cinema e com textos complementares enriquecedores”, relata Raquel.
Entre outras propostas, o curso de Cinedebate estimula a integração social entre seus participantes. Através dos filmes, assistidos e debatidos em salas de aula, o grupo passa a exercitar a reflexão, a percepção, o espírito crítico, o que faz com que o aprendizado decorrente das temáticas abordadas passe a ser incorporado no cotidiano, influenciando de forma positiva no processo de envelhecimento.    
O Curso acontece nas manhãs de terça, quarta e quinta-feira, das 9h às 12h.  As inscrições para esse semestre encontram-se abertas e as vagas são limitadas. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail mojoesi@gmail.com

(VA)

Comentários

  1. Tenho o prazer de participar a mais de dois anos deste belo trabalho, que me tem proporcionado momentos de prazer e reflecção, assistindo ótimos filmes, lendo e trocando comentários sobre assuntos de interesse desta fase madura da vida.
    Gratidão NETI, gratidão Mônica!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI