Celebração no Templo Ecumênico da UFSC coroou AMAG de bênçãos e alegria nos seus 25 anos



Um público expressivo prestigiou a solenidade de comemoração de 25 Anos da AMAG na tarde de sexta-feira, 17 de Agosto, no Templo Ecumênico da UFSC. O Cerimonial de Ação de Graças, celebrado pelo Padre-Frei, Evandro Aparecido de Souza e pelos Pastores, Anildo Wilbert e Euclides Knob, deu início à solenidade, que também contou com pronunciamentos e homenagens. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Ubaldo Cesar Balthazar, congratulou-se com os presentes, em passagem pela solenidade, também prestigiada pelo ex-reitor da UFSC, professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, coordenadores do NETI, professores, alunos e demais convidados.
Entre os homenageados, tiveram destaque o senhor Miguel Anastácio Kotzias, pioneiro na trajetória da AMAG, tendo assumido a primeira presidência, de 1993 a 1996; a senhora Maria de Lourdes Cervi da Silva, segunda presidente - de 1996 a 1999 - conhecida por todos como "Dona Lola", homenageada "In Memoriam" e representada, na cerimônia, por seus familiares; o senhor Odilon Conti, terceiro presidente- de 1999 a 2012 - que não pode comparecer ao evento; o senhor Narciso Jaci Policarpo, presidente da AMAG no período de 2012 a 2015, na ocasião, também representado por familiares e a senhora Abdulia Medeiros da Silva, presidente na gestão 2015 a 2018.  
Também prestigiaram as comemorações de Jubileu de Prata da Associação, a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, as ex-coordenadoras, Jussara Bayer e Angela Alvarez; a Assistente Social do NETI, Ana Paula Balthazar; a coordenadora do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-AMAG, Maria Cecília Godtsfriedt, onde a AMAG teve origem, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso e da Associação Parkinson Santa Catarina, Leny Baessa Nunes.




CELEBRANTES EXALTARAM A ALEGRIA, UNIÃO, EQUILÍBRIO E A PAZ INTERIOR

O ponto alto das comemorações foi o Cerimonial de Ação de Graças, musicado pelo Grupo de Canto Vozes da Ilha, sob a regência do senhor Nilzon Aguiar, em que os celebrantes valorizaram o exercício da humildade, amabilidade, paciência, perseverança e equilíbrio. 
"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos ceús, pois assim perseguiram os profetas, que vieram antes de vós. Vós sois o sal da terra, e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens", disse o padre Evandro Aparecido, numa alusão ao que o NETI e a AMAG representam na vida das pessoas. "Quem passa pelo NETI recebe o sal que dá sabor. Tanto o NETI quanto a AMAG dão sabor a vida das pessoas. O sal conserva a nossa sabedoria, a nossa inteligência, a nossa afetividade, as nossas relações familiares, traz amor à vida. Mas tem que ser usado na medida certa. Para que o alimento fique saboroso, o sal não precisa aparecer", disse o celebrante, para em seguida pedir: "Deus abençõe os 25 anos da AMAG".   
O pastor Anildo Wilbert, por sua vez, fez uma analogia entre a alegria que sentia quando ia ao culto aos domingos, com a família, onde predominava a integração, e o convívio propiciado pela AMAG a seus associados.
"Alegrava-me quando diziam: Vamos à casa do Senhor. O convívio nos permite conhecer pessoas diferentes, criar laços de amizades. Ouvir os outros nos ajuda a enriquecer", disse o pastor, saudando a AMAG pelos 25 anos de caminhada".
A recomendação de que "a alegria do Senhor seja a vossa força" foi por mais de uma vez, exaltada: "Alegrai-vos sempre no senhor! Não vos inquieteis com nada", destacou o pastor Euclides Knob, advertindo para os dissabores causados pela ansiedade. "Não é de nossa natureza nos mantermos inquietos", observou o celebrante, visualizando na trajetória da AMAG "25 anos de amor ao próximo".



PRESIDENTE DESTACOU PIONEIRISMO DAS GESTÕES ANTERIORES


A AMAG, por sua vez, contou parte de sua trajetória no relato histórico apresentado pela oradora Margarete Mello, em que teve destaque a criação da entidade, o seu acolhimento pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI e suas ações na área da Gerontologia. Margarete lembrou que quando a AMAG começou a estruturar ações nessa área, ainda não havia uma legislação que protegesse o idoso. "Sob a ótica da Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94), marco para a extensão desses direitos, mediante a efetivação de políticas públicas que permitam um envelhecimento saudável e com dignidade, a  AMAG estimulou seus associados a viver e a interagir no mundo acadêmico e social, oficializando o empoderamento do idoso na sociedade", frisou a oradora.
A reafirmação de propósitos pela continuidade dessas ações norteou o pronunciamento da presidente da AMAG, Maria Aparecida Ferreira, que destacou o pioneirismo e empreendedorismo de seus antecessores, desde a primeira gestão. 
"Em 1993, um grupo de abnegados e pioneiros na arte de empreender, transpôs vários obstáculos e continuou no firme propósito de criar uma Associação que reunisse netianos e simpatizantes num só objetivo: conviver e desfrutar as vivências da maturidade. Essa força de vontade, focada na trajetória de sucessos, é que hoje nos impulsiona rumo ao desafio de administrar e dar continuidade a AMAG", disse Maria Aparecida Ferreira.
O evento foi encerrado com depoimento da poetisa Osmarina Maria de Souza, também presidente da Academia de Canto e Letras do Ceneti/NETI, que falou de sua vivência na AMAG. Por fim, a poetisa brindou a todos com a poesia "Obrigado Senhor", de sua autoria, em que agradece a Deus, entre outros presentes por ela recebidos, "pelo sol que nos aquece e pela água que nos abastece. Obrigado,Senhor. Viva a AMAG!", comemorou a poetisa, levantando aplausos do público presente.





































Texto: Vanda Araújo
Fotos: José Luiz Soares, aluno do NETI e colaborador do Blog integraNETI

Comentários

  1. Parabens a AMAG pelo jubileu e por organizar uma cerimonia tao delicada e emocionante!
    Gratidao ao BlogINTEGRANETI por escrever a memoria dos Netianos. Recebem meu carinho. Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI