Artrose: 18% das mulheres com mais de 60 anos sofrem com o problema

Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista


Doenças degenerativas do corpo como artrose (osteoartrose) são comuns na população idosa. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) 9,6% dos homens e 18% das mulheres com idade superior a 60 anos sofrem com o problema. Boa parte delas possuem limitações de movimento e muitas não podem executar tarefas simples do dia a dia como dirigir, caminhar, subir escadas ou segurar objetos, por exemplo.
O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que isso acontece porque as extremidades dos ossos do corpo são cobertas por cartilagem, que atua como uma espécie de almofada para as articulações, permitindo que os movimentos sejam realizados sem impacto. “Os sintomas podem variar de acordo com a articulação e o grau da lesão. Entre os principais, podemos
destacar a dor e rigidez, especialmente no período da manhã ou no fim do dia ao descansar, além de inchaço”. 
Além do fator idade, as causas da artrose também podem estar relacionadas a fatores genéticos, sobrepeso, falta de exercício físico, exagero no uso da articulação, sobrecarga na prática de atividades físicas, joelhos com desvios do eixo e traumas de repetição. “As articulações mais prejudicadas são as dos dedos, joelhos, quadris, coluna lombar e cervical”. 
O diagnóstico é feito com avaliação do histórico do paciente e exame físico. Outros métodos utilizados incluem Raio-X, ressonância magnética, aspiração articular, análise de fluído retirado da articulação ou deterioração das articulações.
A artrose é uma doença crônica que não tem cura. Entre os tratamentos para controlar os sintomas estão pílulas, xaropes, cremes ou loções e injeções nas articulações. A fisioterapia e a terapia ocupacional também são indicadas. Nos casos mais graves, a cirurgia pode reparar ou substituir articulações gravemente danificadas.
As informações são da MB Comunicação Empresarial/Organizaciona, de Chapecó-SC, gentilmente concedidas ao Blog integraNETI.

Foto: MB Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Exibição de “Casamento Silencioso” e de “Boa Sorte, Leo Grande”, enriqueceu debates de Abril do GEC/CENETI