Painel sobre Serviços Gerontológicos reuniu palestrantes da LBV, Oikemera Centro Dia e da Pastoral da Pessoa Idosa

Da esquerda p/direita: Silvana Antoniolli, aluna do Curso de Serviço Social/UFSC; Cecília Godtsfriedt, coordenadora do CFMAG; Andreia Poscai, do Oikemera Centro Dia; Ana Paula Balthazar, assistente social do NETI; Leonilda Gonçalves, da Pastoral da Pessoa Idosa; Jordelina Schier, coordenadora do NETI e Rhuan Rios, aluno da 6ª fase do Curso de Enfermagem da UFSC.

O NETI e o CFMAG-Curso de Monitores da Ação Gerontológica promoveram Seminário dia 21 de junho último, na sala 1 do Centro Sócio-Econômico-CSE/UFSC, em que reuniu painelistas da LBV Florianópolis, Oikemera Centro Dia e da Pastoral da Pessoa Idosa para uma exposição sobre Programas e Serviços Gerontológicos. Coordenado pela professora Cecília Godtsfriedt, dentro da disciplina de Metodologia da Ação Gerontológica, o Painel trouxe subsídios para os alunos do CFMAG que se formam no próximo semestre e que estão na tomada de decisão sobre os seus locais de estágio.
Além das painelistas Natália Hulse Brasil, da LBV Florianópolis, Andreia Gadiolli Fidêncio Poscai, do Oikemera Centro Dia e  Leonilda de Lourdes Gonçalves, da Pastoral da Pessoa Idosa, o evento contou com a participação da coordenadora do NETI, Jordelina Schier e da Assistente Social, Ana Paula Balthazar dos Santos.


LBV Florianópolis

Nathalia Brasil, da LBV Florianópolis, fez uma explanação dos serviços e propostas oferecidos pela instituição. A  LBV dispõe de programas para todas as faixas etárias – da infância a adultos com idade igual ou superior a 60 anos - e conta com 82 unidades sócio-educacionais. Também atua em lares para idosos e em escolas de Capacitação. Entre os programas desenvolvidos a palestrante citou Aprendiz da Boa Vontade e o Programa Vida Plena, em Florianópolis. Também citou campanhas regionais desenvolvidas pela LBV como SOS Calamidade, Diga Sim e Natal Permanente da LBV. Voltado à pessoa idosa, o Programa Vida Plena em Florianópolis atendeu 60 idosos em 2017.



A painelista do Oikemera Centro Dia, Andreia Poscai, deu ênfase à qualidade do atendimento oferecido aos idosos e à diversificação de programas e serviços oferecidos. O Oikemera conta com uma equipe multiprofissional, que oferece inclusive tecnologia assistida, e também proporciona trabalhos em grupo com terapia educacional, educador físico e musicoterapeuta. “Nossa visão é de que possamos ser reconhecidos como referencia nacional no cuidado às pessoas idosas e seus familiares e na prestação de serviços”, destacou a painelista. Entre os serviços apresentados pela instituição teve destaque o Curso de Capacitação para Cuidadores e o Curso de Acompanhamento de idosos em viagem.


Leonilda de Lourdes Gonçalves, da Pastoral da Pessoa Idosa, por sua vez, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela instituição na capacitação de líderes comunitários. A Pastoral desenvolve um trabalho ecumênico com voluntários da comunidade em que o objetivo é capacitar essas pessoas para acompanhar os idosos em visitas domiciliares mensais.
O público alvo da instituição são pessoas com idade acima de 60 anos em condições de fragilidade, situação de pobreza e de abandono.
“O líder comunitário preparado pela Pastoral passa por uma capacitação de 20 horas, o que permite atuar na coleta de dados de pesquisa para implantação de Políticas Públicas”, observou a painelista.  A Pastoral tem parceria com entidades que atuam na defesa dos direitos das pessoas idosas e também  dispõe de representantes em diversos segmentos municipais e estaduais.  “A Pastoral faz o elo entre a pessoa idosa e os serviços existentes à sua volta. Nosso trabalho consiste no resgate da dignidade das pessoas. Procuramos levar mensagens de carinho, de solidariedade e de esperança”, disse a painelista.


Durante o seminário, Leonilda apresentou o Caderno do Líder Comunitário da Pastoral da Pessoa Idosa, editado pela CNBB, uma publicação de 75 páginas em que são anotadas todas as informações referentes às condições de vida e saúde dos idosos atendidas pela instituição.

Já a professora Cecília Godtsfriedt e a assistente social do NETI, Ana Paula Balthazar dos Santos,  falaram sobre ações e Projetos desenvolvidos pelo NETI, em especial o Programa Intercâmbio em Gerontologia-PICG, criado em 93 para atender as prefeituras municipais e instituições sociais. Além do PICG, citaram trabalhos desenvolvidos juntos a estagiários do Curso de Serviço Social e no apoio administrativo ao NETI.














Alunos do Curso de Monitores, palestrantes e convidados, no encerramento do Painel. A coordenadora do NETI, Jordelina Schier, prestigiou o evento.


Texto: Vanda Araújo
Fotos: Cecília Alves de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães