Neurogeriatra coordena Workshop da Oficina da Memória nessa quarta-feira, 20, na UnATI.Uerj

A UnATI.Uerj, do Rio de Janeiro, oferece  nessa quarta-feira (20), o Mini Workshop da Oficina da Memória®, com foco na conquista e manutenção da vitalidade cognitiva e em estratégias para otimizar a memória. O Workshop acontece às 14h, no Auditório 91 – 9ºAndar da Uerj, na capital carioca e terá coordenação da Neurogeriatra professora Dra. Tânia Guerreiro.


Perda da Memória está cada vez mais presente em pessoas com mais de 60 anos

Seguindo uma definição mais científica, a Wikipédia define a Memória como a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro –Memória Biológica; seja externamente, em dispositivos artificiais – Memória Artificial. 
A perda da Memória é uma característica cada vez mais presente no grupo etário de homens e mulheres com mais de 60 anos. Nestes casos, as recordações do passado permanecem vivas, recheadas de pormenores, o que já não acontece com os acontecimentos recentes que vão sendo esquecidos gradativamente.
​​​A Memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de Memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias.

 Treinamento constante melhora desempenho da Memória

Segundo a  Neurogeriatra Profa. Dra. Tânia Guerreiro, Coordenadora da Oficina e do Workshop da Oficina da Memória da UnATI.Uerj, pesquisas demonstram que a plasticidade neural é sensível à estimulação cognitiva ao longo de todo o curso de vida, e que o treinamento constante melhora consequentemente o desempenho da Memória de pessoas de todas as idades.
Dra. Tania Guerreiro antecipa no que consistirá a Oficina: Diferente dos anos anteriores, desta vez faremos um mini workshop, mas que abordará temas relevantes para a conquista e a manutenção da vitalidade cognitiva e apresentando estratégias para otimizar a memória no cotidiano,” pontua. Tudo isto a partir de uma abordagem teórica e vivencial em um contexto onde a ciência, a arte e o lúdico se unem para dinamizar a aprendizagem.
​​​A entrada para o Workshop é franca, mas devido a grande demanda, os organizadores recomendam aos interessados que cheguem cedo, pois a inscrição é feita no local. O Workshop é direcionado a pessoas de todas as idades interessadas pelo tema proposto.

(VA)
As informações partem da Assessoria de Comunicação Social da UnATI.Uerj






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães