Começa hoje o “Idoso em Foco 2018” na OAB/SC. Na terça-feira (19), tem Mesa Redonda sobre Prevenção de Quedas, na Reitoria da UFSC


Começa hoje (15), às 14h30min, o Projeto “Idoso em Foco 2018”, no Auditório da OAB/SC. O Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI/UFSC, faz a abertura do evento. As 15h, terá início o painel “A Violência Financeira e Patrimonial Contra a Pessoa Idosa”, a ser promovido pela  Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Santa Catarina e Comissão do Direito da Pessoa Idosa.
O Projeto “Idoso em Foco” é uma realização do SESC Florianópolis (Prainha) com apoio da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina-FEAPESC. No total, 17 instituições atuam na Correalização do Projeto, entre as quais o Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, a Associação Parkinson Santa Catarina-APASC, a Associação Nacional de Gerontologia do Brasil-ANG/Brasil e a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina ANG/SC.


Painel de abertura reúne três palestrantes

O painel “A Violência Financeira e Patrimonial Contra a Pessoa Idosa”, abordará três temas. O primeiro, às 15h, abordará “Violência Financeira contra o Idoso: A utilização do crédito consignado”, com o palestrante Tadeu Pedro Vieira, Coordenador do Programa de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade–RC/SC. Na sequência, às 15h40min, serão abordadas “Formas de Identificação do Idoso Vítima de Violência”, com a palestrante Patrícia Zimmermann, Delegada de Polícia. Às 16h, o painel versará sobre “O Assédio das Financeiras aos Idosos – Como Proteger”, com a palestrante Vanusa Varela Pinto, Advogada. 
O Projeto “Idoso em Foco” se estende até novembro com 20 eventos na agenda, onde se destacam mesas-redondas, painéis temáticos,  cursos, palestras, orientação jurídica, espetáculo musical, caminhada pelo Dia Internacional do Idoso, e festival de Ginástica e Dança.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
Mesa Redonda sobre Prevenção e Quedas dá sequência à programação

Na terça-feira (19), o Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, ao lado da ANG/SC e do Conselho Estadual do Idoso-CEI, dão sequencia à programação, com a Mesa-Redonda: Prevenção de Quedas e Envelhecimento. A coordenação dos trabalhos está a cargo da Enfermeira Dra. Jordelina Schier, coordenadora do NETI. O evento tem início às 14h, no Auditório da Reitoria.
O NETI também participa da Programação do "Idoso em Foco" com a Aula Inaugural de 09 de agosto, de tema “Comunicação Não Violenta e os Desafios de Convivência na Atualidade”, a ser realizada no Auditório da Reitoria e com palestras dentro da programação da Semana de Pesquisa e Extensão-SEPEX, da UFSC, em 18 de outubro.
 A abertura solene do “Idoso em Foco 2018” dessa sexta-feira ocorre no Auditório da OAB/SC, Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4860, no bairro Agronômica.
Abaixo, a programação completa do evento, aberto a idosos, educadores, familiares, cuidadores, profissionais e à comunidade catarinense. 

Texto: Vanda Araújo
Ilustração: Cecília Alves de Lima, com material da Divulgação do Evento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães