Abertura do "4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson" valorizou a celebração da vida


“Não é porque temos Parkinson que a vida acabou. Vamos abrir o nosso Encontro com música e jantar dançante”, anunciou a presidente da Associação Parkinson Santa Catarina, Leny Baessa Nunes, ao desejar boas vindas às mais de 100 pessoas presentes à abertura do 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson, na noite de ontem (03), no Hotel Sesc/Cacupé, em Florianópolis.


Audição do Hino Nacional


No breve pronunciamento que fez, logo após a audição do Hino Nacional, a presidente da APASC relembrou episódios da criação do Grupo de Ajuda Mútua de Pessoas com Doença de Parkinson, em 2003, há 15 anos, enquanto também pediu a ajuda do público para lembrar nomes de parceiros que ajudaram a fundar a APASC, no ano seguinte, em 2004.
“Estamos num evento comemorativo, mas buscando a atualização, a capacitação”, fez questão de ressaltar, citando a contribuição de ambas entidades na melhoria da qualidade de vida das pessoas com a Doença de Parkinson.
“Tudo é possível com a benção divina”, sustentou a presidente, numa demonstração de fé, de força aos parksonianos e familiares presentes.
Suas palavras finais ganharam tom ainda mais terno, quando de forma branda, convidou o público a acompanhá-la na Oração do Pai Nosso.

Autoridades e especialistas prestigiaram evento

A sessão solene de abertura do 4º Encontro Catarinense contou com um breve pronunciamento das autoridades convidadas e teve entre os destaques a apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do CENETI/NETI. O encerramento veio acompanhado de mais emoção, com a apresentação de dança do Grupo Ritmo e Movimento-Barki, formado por pessoas com Doença de Parkinson, sob a coordenação da professora Adriana Coutinho, do CEFID/UDESC.

Formaram a mesa de abertura do Evento, Maria Catarina Gomes Garcia, representante do Conselho Municipal do Idoso; Adriana Coutinho, representante do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte- CEFID/UDESC; Sandra Regina da Costa, representante da Secretaria da Saúde de Santa Catarina; Leny Baessa Nunes, presidente da Associação Parkinson Santa Catarina; Jordelina Schier, coordenadora do Núcleo de Estudos da Terceira-Idade-NETI e Rosarita Franzoni Bousfield, representante do Conselho Estadual do Idoso. A solenidade terminou com um jantar dançante no Hotel Sesc/Cacupé.






Apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha



Dança dos Parkinsonianos emocionou a todos













O 4º Encontro Catarinense sobre a Doença de Parkinson prossegue nessa sexta-feira (04) e amanhã (05), com a seguinte programação:

04/05/2018
8h30min- Palestra: O que acontece com o nosso cérebro na Doença de Parkinson?
9h30min – Palestra: A importância da medicação na Doença de Parkinson
10h45min – Intervalo
11h – Oficina Terapêutica: Dança sênior
12h – Almoço
13h30min – Mesa redonda: Como eu convivo com a Doença de Parkinson?
15h45min – Intervalo
16h – Mesa redonda: Aspectos legais relacionados ao acesso aos medicamentos para Doença de Parkinson
17h – Mesa redonda: Benefícios da atividade física e da fisioterapia para a Doença de Parkinson.
18h – Luau com Grupo de Seresta na piscina.

05/05/2018
8h30min – Painel: Cuidando do cuidador
9h45min – Intervalo
10h – Oficina para familiares e cuidadores
10h – Oficina para pessoa com Doença de Parkinson
12h – Almoço
13h30min – Palestra: Cuidando da Voz após Doença de Parkinson
14h30min – Oficina de Canto/Música/exercícios vocais
15h30min - Reunião com os representantes de Grupos e Associações de Municípios do Estado de Santa Catarina
18h – Encerramento e Atividade Cultural

Texto e fotos: Vanda Araújo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado