Alunos do EJA/NETI visitam Projeto Tamar em saída pedagógica

Alunos do Programa EJA-Educação para Jovens e Adultos, que estudam no Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, visitaram o Projeto Tamar na manhã da última sexta-feira (20), após trabalharem a importância da preservação do meio ambiente em salas de aula.
A saída pedagógica foi organizada pelas professoras Maristela Pereira, do Apoio Pedagógico e Marilúcia Marques, do Segundo Segmento (turmas de quartas e sextas-feiras). A professora Deisi, da Alfabetização (turmas de terças, quintas e sextas-feiras) também participou da experiência extra-classe que reuniu 15 alunos das duas turmas, com idade entre 43 e 77 anos.




O Projeto desenvolvido em sala de aula, sobre a importância de Reciclar para salvar, focou a importância da reciclagem para a conservação do planeta, recursos naturais e materiais que podem ser reciclados. 
Os estudos em sala mostraram que diariamente são produzidas toneladas de lixo que muitas vezes acabam poluindo os rios, solos e o ar. Para evitar o desperdício de recursos naturais, deve-se praticar o consumo responsável, reaproveitar ao máximo os materiais utilizados e encaminhar materiais recicláveis para os postos de coleta. 
"Após todos os estudos de textos sobre como preservar o meio ambiente é que saímos com as turmas para mostrar essa realidade”, relata a professora Maristela, do Apoio Pedagógico. Os alunos também aprenderam sobre materiais que podem ser reciclados e a sua separação por categorias - papel, plástico, metais e vidro.


Projeto TAMAR

O Projeto TAMAR é um projeto conservacionista brasileiro, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. O projeto foi fundado em 1980 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Em Florianópolis, o projeto está instalado na praia da Barra da Lagoa, costa leste da Ilha, a 25 km do centro da cidade.
NETI/EJA

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, atua no Projeto de Leitura e Escrita para pessoas idosas desde 2009, quando fechou parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, através do Programa EJA-Educação para Jovens e Adultos. Em 2015, por iniciativa de alunos egressos do EJA, que desejavam concluir o Ensino Médio, foi estabelecido um termo de compromisso entre o NETI e a Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina.
(VA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado