Dia de ir às urnas na UFSC: estudantes, técnico-administrativos e docentes votam hoje para Reitor. No NETI, a eleição e posse da nova diretoria da AMAG-UFSC começa às 14h

Candidatos Edson De Pieri (57), Ubaldo Balthazar(52) e Irineu Manoel de Souza (80)

 Mais de 34 mil eleitores, entre estudantes, técnico-administrativos e docentes irão às urnas das 8h às 21h de hoje, nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, para escolha do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Concorrem à consulta pública os candidatos Ubaldo Cesar Balthazar, reitor Pró-tempore, número 52; com “A UFSC Pode Mais”; Edson Roberto de Pieri, diretor do Centro Tecnológico (CTC), número 57, com a “UFSC de Verdade” e Irineu Manoel de Souza, diretor do Centro Sócio-Econômico (CSE), com o número 80, “UFSC Necessária!”. No total, serão 64 seções eleitorais, distribuídas em 17 locais de votação, informou a Agecom/UFSC, com base na Comissão Eleitoral Representativa de Entidades da UFSC-Comeleufsc.

Segundo turno, se houver, será dia 11 de abril

Estão aptos a participar da votação 29.045 estudantes regulares da Universidade (Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e estudantes do Colégio de Aplicação com idade mínima de 16 anos, 3.134 técnico-administrativos em efetivo exercício e 2.464 docentes. Como se trata de consulta pública, o voto não chega a ser obrigatório, informa a Comeleufsc. No caso do NETI, por tratar-se de um Programa de Extensão universitária, os alunos não têm participação no processo eleitoral.
Conforme a Comissão Eleitoral da UFSC, em 2015, somente 36% da comunidade universitária votou no 1º turno. Na categoria estudantes, somente 30% compareceram às urnas. A categoria docente foi a que mais exerceu o direito ao voto - 77% de comparecimentos - seguida da categoria técnico-administrativa, com 69,5% de presença.
A UFSC faz eleições diretas desde a década de 1980. O primeiro reitor eleito diretamente foi Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, para o período  de 1984 a 1988. Dessa vez, caso haja segundo turno, a consulta pública ocorrerá dia 11 de abril.

No NETI, pleito eleitoral da AMAG começa às 14h
No Núcleo de Estudos da Terceira Idade - NETI, a eleição e posse da nova diretoria e Conselho Fiscal da Associação dos Monitores da Ação Gerontológica-AMAG, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, começa às 14h. Participam da solenidade de transição, associados da AMAG e dirigentes do Núcleo. 
A chapa “AÇÃO E INTEGRAÇÃO”, postulante à gestão 2018/2021 tem como premissas promover a interação entre associados, fortalecer a imagem da AMAG e promover uma Agenda compartilhada entre AMAG/UFSC/NETI. A apresentação oficial da nova diretoria da AMAG ocorrerá dia 18 de abril, às 15h30min, no Auditório do CSE.

Redação e foto: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães