Candidatura Irineu para Reitor-UFSC Necessária! tem propostas para o NETI



O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI está
contemplado no Programa de Gestão da candidatura Irineu para Reitor- UFSC Necessária. Se eleito reitor da UFSC, na consulta pública da próxima quarta-feira (28), o diretor do Centro Sócio-Econômico promete “Valorizar e estruturar as atividades do NETI”. A proposta que contempla o NETI está entre as cinco diretrizes do Programa de Gestão do candidato para Extensão.
Na última quinta-feira (23), ao sair do Debate com os demais candidatos a Reitor, no Centro de Eventos da UFSC, o diretor do Centro Sócio-Econômico, reforçou sua promessa de campanha, em conversa ao Blog integraNETI:
“Nossa proposta é institucionalizar o NETI. Transformar o NETI num órgão da Universidade”, disse Irineu Manoel de Souza,  observando que não vê entraves nessa conquista. “A reitoria tem que ter interesse. O NETI tem que ser reconhecido como estrutura na Universidade”, defendeu o candidato a Reitor. 
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, completou 35 anos de atuação em 2017 e é considerado o maior programa de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, em projetos e propostas. O Núcleo está vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFSC e tem suporte financeiro das Fundações.

Diretrizes do Programa de Gestão para Extensão

Além da proposta de valorizar e estruturar as atividades do NETI, a candidatura Irineu Para Reitor - UFSC Necessária! tem quatro diretrizes básicas para Extensão: discutir a efetivação da curricularização da extensão estabelecida na Política Nacional de Educação; revisar e construir coletivamente uma nova resolução da extensão que atenda as diretrizes nacionais da extensão; aprimorar as políticas de extensão, assegurando o caráter público de suas ações e retomar a discussão sobre a Resolução Normativa dos Serviços Modelo e outras formas de extensão.

Fundações e a Universidade

Questionado durante o debate, sobre se considera importante que a universidade possa funcionar sem as Fundações, em pergunta endereçada também aos outros dois candidatos – Edson Roberto De Pieri e Ubaldo Cesar Balthazar - o diretor do Centro Sócio-Econômico, que construiu seu Programa de Gestão em 20 reuniões públicas dando espaço a todos os segmentos da Universidade, foi taxativo: “Nosso entendimento é de que os recursos públicos que chegam à Universidade pelo Ministério devem ser incluídos numa conta única, da Universidade. Estes recursos colocados nas Fundações demonstram uma administração puramente empresarial, marca que tem denegrido a imagem da Universidade. A Universidade fica sem estrutura e sem condições de controlar esses recursos”, observou.

NETI e CSE
O Centro Sócio-Econômico é bem frequentado pelos alunos do NETI. Além de fazer uso das salas de aula, onde algumas atividades são desenvolvidas, os alunos com frequência tem acesso ao Auditório do CSE, em eventos realizados pelo NETI. No ano passado, o palestrante convidado para a aula inaugural de primeiro semestre do NETI foi o diretor do Centro, Irineu Manoel de Souza, com o tema “Cidadania e Educação Permanente na Terceira Idade”.


Confira a palestra do diretor na matéria publicada em julho de 2017, no Blog integraNETI, com o título “Aula Inaugural-Março 2017: “É preciso reconhecer a velhice como possibilidade de evolução e aprendizagem”, defende diretor do CSE/UFSC

 

Redação e foto: Vanda Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães