Seminário Reflexivo habilitou formandos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica da UFSC/PROEX/NETI


Foto:Cecília Alves de Lima
Professores do NETI, alunos, colaboradores e convidados prestigiaram o segundo Seminário Reflexivo de 2017, promovido pelo CFMAG/PROEX/UFSC,  na segunda-feira (13) , no Auditório do CSE. O Seminário habilitou alunos da 4ª fase do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, para a formatura no próximo dia 29, no Auditório da Reitoria da UFSC. Cumprindo um ritual de final de curso,  os alunos do CFMAG apresentaram relatos de experiências, a título de estágio, nas diversas áreas escolhidas.

Professora Cecília Godtsfriedt, também coordenadora do CFMAG
 Foto:Solidonio Amaral 
“O Seminário é uma atividade integrativa do CFMAG, no sentido de poder transportar todo o conhecimento germinado nos semestres. Essa edição, cuja temática transita com o título Somos todos sementes, encerra a premissa de que todos nós estamos imbuídos de uma missão transformadora que começa a ser delineada. A transformação social que encerra o propósito do CFMAG indica o alcance social de cada relato”, disse a coordenadora do CFMAG, professora Maria Antônia Cecília Godtsfriedt, na abertura do evento.
Cecília falou sobre a importância de aprender a conhecer o saber e a compartilhar, sobre os desafios inerentes à educação de idosos  e fez uma analogia entre o projeto pedagógico do CFMAG, baseado nos quatro pilares da Educação – Conhecer, Fazer, Conviver e Ser -  e o sentido de vida que se traduz no ciclo de cultivo das sementes.
“As sementes podem demonstrar uma lição de vida. Cultivadas, são capazes de germinar, crescer e frutificar. Esses ensinamentos nos colocam à prova de que o compartilhar,  o conviver, nos indicam saberes que em grupo, de forma coletiva, podem expressar ganhos e conhecimentos que favorecem o processo de envelhecimento saudável” ponderou.
A coordenadora identificou nos relatos apresentados propostas simples, porém trabalhadas de forma singular. “Cada agente social pegou e levou a semente do Curso a outras áreas.  O resultado foi um ganho coletivo de aproximação com novos espaços sociais, com alguns alunos até podendo vir a dar continuidade às suas experiências”, frisou.
O mais importante, na sua opinião, “foi o fazer gerontológico, que traduz toda uma simbologia de se perceber com saberes”, enfatizou, numa referência à Gerontologia,  campo da ciência que se dedica a estabelecer os fundamentos relacionados à educação dos idosos. Para a professora Cecília Godtsfriedt, “essa percepção de saberes tem semelhanças com a lição que tomamos da semente, que uma vez adubada e lançada em solo fértil, cresce e prospera novos frutos”.   

Experiências no Oikemera Centro Dia, na Pastoral da Criança e comemorações de 35 anos do NETI foram destaque


Os relatos feitos pelos formandos de 2017 do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica expuseram emoção, sentimento e passagens curiosas. Carlos Luiz Nunes, que falou sobre o tema “Aposentei e Agora”? lançou  a semente para que todas as empresas criem de forma duradoura um Departamento de preparação para os aposentados. No trabalho que fez, de estudo comparativo entre pessoas que se prepararam para a aposentadoria e pessoas não preparadas, Carlos detectou que das seis pessoas contatadas, apenas uma havia se preparado para a nova condição de vida.


Já as alunas Eva e Evanir, que optaram por Oficinas Sócio Educativas,  relataram experiências com o trabalho criativo e artesanal na construção de Fuxicos com os idosos do Oikemera Centro  Dia, localizado no Estreito, em Florianópolis. “A Oficina estimula a independência e autonomia dos idosos. Foi gratificante”, definiu a dupla.

Os relatos de experiência também versaram sobre trabalho voluntariado, apresentado pela aluna Jaci Barzotto; 
Desafios no Grupo de Convivência Esperança, como projeção dos Idosos, com a aluna Maria Antonia Mendes (Toinha); Repercussões na trajetória dos Fóruns das Instituições de Ensino Superior-IES: Um recorte social de Palmas a Florianópolis, com o aluno José Roberto Sabino; Em favor da vida para um futuro melhor, com as alunas Maria Marcon e Maria do Carmo) e sobre As comemorações de 35 anos de compromisso do NETI com o Envelhecimento, relatadas pela aluna Perpétua Marafon (Pepa).
Ao término dos relatos, a coordenação do CFMAG parabenizou os nove formandos de 2017 e prestou homenagem às professoras do NETI, orientadoras dos respectivos relatos. O Seminário terminou com a exposição do vídeo “Somos Todos Sementes em Transformação” sucedida da música “Somos todos Sementes”, cantada de mãos dadas pelos participantes. 
Entre as presenças tiveram destaque a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, a presidente do CENETI, Eddy Frantov, a presidente da Academia de Canto e Letras do Ceneti, Osmarina Maria de Souza, representantes da AMAG, da Associação dos Amigos do Hospital Universitário-HU e do Oikemera Centro Dia, entre outros convidados. 


A  turma da 4ª fase leva o nome da professora Elaine Lima da Silva e tem como paraninfa a professora Maria Cecília Antonia Godtsfriedt. A patronesse será a professora Eloá Aparecida Caliari Vahl.




Da esquerda para a direita: Professora Eloá e professora Cecília, patronesse e paraninfa da turma da  4ª fase, na homenagem feita por Evangelina, representando os colegas.

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