Formandos de 2017 do CFMAG/NETI relatam experiências com estágios na Pastoral da Criança, Associação dos Amigos do Hospital Universitário – AAHU/UFSC, Grupo de Idosos Esperança e Oikemera Centro Dia

Trazer para o Blog os trabalhos de conclusão dos alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, que se formam nesse final de novembro, foi uma tarefa difícil. Por mais que quiséssemos, não conseguiríamos reunir todos os elementos oriundos dessa experiência única na vida dos formandos.
A solução encontrada foi mostrar partes dos trabalhos desses alunos e em alguns casos, seus depoimentos, para que nossos leitores tenham uma ideia mais aproximada do que vem a ser o estágio que confere o título de Monitor pelo NETI/UFSC  e os ensinamentos que essa experiência propiciou aos formandos de 2017.

TRABALHO DA PASTORAL DA CRIANÇA COM GESTANTES IMPACTOU ESTAGIÁRIAS

Maria do Carmo Castro e Maria Marcon Correa, orientadas pela professora Maria Cecilia Antonia Godtsfriedt, apresentaram o trabalho de tema “Em favor da vida para um futuro melhor - De graça recebestes, De graça Daí – ( Mt 10,8)", desenvolvido junto à Pastoral da Criança nas comunidades da Tapera, Ribeiro da Ilha e Areias, em Florianópolis. As duas alunas fizeram estágio no período de 01 de setembro a 31 de outubro. No total, foram seis encontros voltados à aproximação e reconhecimento do espaço de ação do Programa da Pastoral da Criança, realizados em  locais como salão de igrejas e centros comunitários nas localidades citadas acima.
Entre os aspectos relevantes da atuação da Pastoral da Criança, descritos pelas alunas, estão dois encontros pontuais, realizados dias 07 e 28 de outubro.
O encontro de 07 de outubro- Celebração da Vida – ocorreu em salão paroquial na comunidade de Areias, no Morro das Pedras.
“Nem todas as mães estavam presentes, pois nesse dia chovia muito, mas o que nos marcou foram as mães jovens, com 3 ou mais filhos. As crianças dessa comunidade são tranquilas e mesmo sentadas junto à mesa já posta, aguardavam pela oração a ser feita e também sobre a orientação de higiene e cidadania. Fizeram um lanche tranqüilo, foram distribuídos brinquedos que foram doados, como também roupas e mantimentos.
A Celebração da Vida é um evento mensal, realizado aos sábados. É um momento em que as famílias se reúnem para conferir e comemorar o desenvolvimento de suas crianças. Após a oração, abre-se um momento para quem queira se manifestar, seja para comentar o que foi lido, seja para falar algo pertinente ao encontro. Sempre tem alguém para dar palestra sobre temas dos mais diversos, como Higiene, Saúde, Educação e Relacionamentos familiares, entre outros”, relata o trabalho de Conclusão das alunas.
O segundo encontro ocorreu  dia 28 de outubro, junto à comunidade da Tapera. "Todos os voluntários estavam muito ativos e alegres e atendiam as crianças,  mães e pais com muito carinho. As crianças estavam meio agitadas esperando para serem servidas, mas antes dos comes e bebes foi feito oração, orientações e a voluntária Silvana chamou a atenção sobre a matricula escolar. A mesa estava muito farta,  com bolos, cucas, cachorro quente, doces e suco. Foram distribuídos brinquedos, roupas e mantimentos”, contam as estagiárias.

Aspectos relevantes da Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Tem seus alicerces na atuação da organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania.
Sua fundação se deu em 1983, na cidade de Florestópolis, no estado do Paraná, pela médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann (in memoriam) e pelo então arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo.
Atualmente, a Pastoral se faz presente em todos os estados brasileiros. Além do Brasil, atua também em 19 países - Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Timor Leste, Argentina, Paraguai, Honduras, México, Venezuela, Bolívia, Uruguay, Peru, Panamá, República Dominicana, Colômbia, Guatemala, Filipinas, Guiné e Haiti. O trabalho se dá diretamente nas comunidades com as gestantes, famílias e crianças de 0 a 6 anos, tendo como principal objetivo a emancipação dos sujeitos atendidos. A Pastoral da Criança inicia suas atividades com as gestantes, que precisam ser acompanhadas desde o inicio da gravidez.

Atendimento às gestantes foi destaque no relato de experiências

Entre os aspectos observados, as alunas do CFMAG destacaram o trabalho feito pela Pastoral da Criança com as gestantes, acompanhadas desde o inicio da gravidez. Por intermédio das líderes, há orientação e acompanhamento durante o pré-natal nas visitas realizadas uma vez por mês, levantando informações sobre os hábitos e condições de higiene, alimentação, crescimento do bebê, vacinação e cuidados na gravidez. É feito, inclusive, o encaminhamento para a unidade de saúde local, assim como à creche, com a entrega do cartão da gestante com informações sobre o período de sua gravidez e o desenvolvimento do bebê.
Nessas visitas, a líder registra e acompanha, pelo referido cartão, informações como a semana de gestação, vacinação e medida da altura uterina. Já na assistência às crianças menores de 6 anos, os líderes são preparados para envolver os familiares, destacando a importância do acompanhamento no desenvolvimento e aprendizagem.
O encontro com as famílias se dá em diferentes ocasiões: Visita Domiciliar, Dia da Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação.
O recurso humano utilizado pela Pastoral são pessoas identificadas na comunidade, que passam por um processo de treinamento, mas antes de tudo precisam ser identificados como líderes, que tem a principal missão de multiplicar o saber e a solidariedade.

Reuniões para Reflexão e Avaliação e para Formação foram observadas

As estagiárias também chamaram atenção para as reuniões mensais, atividades que caracterizam o trabalho da Pastoral da Criança. Nessa formação, os aspirantes a líderes são treinados por uma pessoa capacitadora, de preferência uma pessoa da comunidade em questão, que ainda é ou foi líder e que também recebeu capacitação anteriormente, para se tornar uma multiplicadora. No treinamento, é entregue o Caderno do Líder, que serve para guardar os registros sobre a saúde de cada criança acompanhada, bem como os dados sobre as famílias, além de outras funções.
Durante o ano, há encontros entre setores, regiões, estados e até em nível nacional, visando ao compartilhamento de conhecimentos e práticas.
As atividades desenvolvidas pela Pastoral da Criança, consistem em visitas domiciliares, para o reconhecimento das famílias, sua condição social e comunitária, onde se cadastram as famílias no programa, e orientam para as reuniões mensais. Nessas reuniões, são programadas atividades com temáticas de interesse do publico alvo, trazendo aspectos das áreas da saúde, educação social e comunitárias. As mães são atendidas nas suas necessidades pessoais, orientadas para aspectos nutricionais, bem como são ofertados oficinas para favorecer a econômica domestica.
A freqüência nas reuniões é confirmada não somente pelas mães do programa, mas também pela presença dos pais, e em alguns casos de avos; os filhos menores também são acolhidos. “As reuniões são muito participativas e sempre há uma acolhida espiritual para que os aspectos do programa possam ser bem interpretados e que as mães assumem junto com o programa o aspecto nutricional dos seus filhos”, observaram as alunas do CFMAG. A cada reunião mensal, a equipe da Pastoral da Criança emite um relatório mensal de atendimento, onde todas as observações são copiladas, informadas discutidas e posteriormente seguem para a unidade central de Curitiba.

Tratamento com Multi Mistura para crianças desnutridas também foi destacado

A Pastoral da Criança atua nas comunidades com crianças menores de 6 anos, principalmente aquelas cujas famílias precisam de mais orientações nas áreas da saúde, educação, nutrição e cidadania. As líderes são preparadas para orientar às mães, pais, avós e familiares, acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa vida. Orientam sobre os direitos, desenvolvimento, saúde e nutrição.
“Segundo relato de algumas líderes, muitas vezes os médicos diziam que não tinha mais jeito, mas elas confiando em Deus, apelavam para tratamento alternativo e aí surgiu a “Multi Mistura” que é feita com folhas de cenouras, beterraba, casca de ovos, tudo bem triturados no liquidificador, misturados com farinha de milho e açúcar mascavo. Esta mistura também é distribuída para pessoas com anemia. Consideram uma inspiração divina. Com esta mistura, a criança desnutrida, doente e desenganada pelo médico, se recupera”, observaram as alunas, em seu relato de experiência.

Importância da família no desenvolvimento das crianças

O trabalho de conclusão também enfatizou a importância da Pastoral no desenvolvimento das crianças. A Pastoral da Criança investe na proposta de que a família é a principal promotora do desenvolvimento físico social e motora de suas crianças; de que é a Família a primeira e mais influente educadora. Através das relações familiares, mais diretamente com a mãe e com todos os membros da família,  a criança começa a desenvolver a sua concepção social e de mundo, ou seja, a formar uma boa imagem de si mesma, sentir-se membro de um grupo, capaz de aprender e de compreender o mundo, observaram as estagiárias.

Avaliação pessoal foi de satisfação e contentamento

Para Maria do Carmo Castro, o estágio junto à Pastoral da Criança foi de muita importância para ela e para a colega Maria Marcon. “Junto ao estágio nos foi oportunizado reconhecer a grandeza e seriedade do Programa da Pastoral da Criança, pois atendendo as crianças carentes dessas comunidades o grupo de voluntárias sente-se feliz em contribuir com a vida e o desenvolvimento delas.
No caso de Maria Marcon Corrêa, a opção teve justificativa no conhecimento do trabalho realizado pela Pastoral, onde atua como colaboradora, através de sua filha, amiga de uma das líderes voluntárias da Pastoral.
“A Pastoral da Criança é um organismo de ação social, da CNBB, que se organiza por comunidades, ramos, setor, Estado e Países. Todo trabalho é realizado por voluntários. Cada um faz a sua a parte em prol do bem comum. Os voluntários propagam diariamente Fé e Vida entre crianças, famílias e gestantes acompanhadas, em melhoras da comunidade em todo o Brasil” observa Marcon.

CASA DE ACOLHIDA AMIGOS DO HU TEVE ATUAÇÃO DESTACADA

Jaci Barzotto, que fez estágio junto à Associação dos Amigos do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina – AAHU/UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis, apresentou trabalho de conclusão com o tema “Relato da ação de uma voluntária: Um ato de amor e dedicação”.
Ao detalhar suas propostas de interação, a estagiária preocupou-se em orientar sobre as diversas maneiras de contribuir com a Associação Amigos do Hospital Universitário, citando entre as quais, a opção de Sócio Contribuinte, de ajuda financeira (através de depósitos bancários) e doações feitas pela comunidade.
Os sócios contribuintes são os voluntários cadastrados na AAHU, que fazem parte dos grupos de trabalhos desenvolvidos no Hospital  e que mantêm uma contribuição mínima de R$ 5,00 mensais. Eles têm direito a voz e voto nas Assembléias da associação, observou Jaci Barzotto.
Outras doações poderão ser feitas por pessoas interessadas em ajudar na AAHU através da conta de luz (depósito em conta corrente da AAHU), ou diretamente na Associação Amigos do Hospital Universitário.  Também são aceitas doações feitas pela comunidade, como  Cestas básicas, distribuídas através de triagem do Serviço Social; Material de higiene, para a composição de kits – escovas de dentes, pasta de dentes, pente, sabonete e lâmina de barbear; Lãs bebê, para as voluntárias que tricotam para a Maternidade e Neonatologia; Fraldas geriátricas, para pacientes carentes; Roupas, acessórios, calçados, bolsas. brinquedos e outros objetos vendáveis para o Brechó; Roupas de bebê para a montagem de enxovais de bebê para as mães carentes; Material para trabalhos manuais, tais como botões, retalhos de tecido, fitas e Enxovais Doados por Pessoas e Grupos Voluntários que dedicam um tempo de sua vida pelas pessoas carentes.

Trabalho também focou apoio social e espiritual a pacientes e acompanhantes 

Com a recente inauguração da Casa de Acolhida Amigos do HU, a instituição vem recebendo doações como itens para o café da manhã e lanche da noite (bolachas, doces para o pão, sucos, margarina). Segundo Jaci, foi aberta uma conta corrente para depósito de doações em dinheiro, que servirão para pagamentos de contas de água e luz, aluguel e folha de pagamento das funcionárias.
De acordo com a estagiária, a equipe de voluntários realiza um constante trabalho ecumênico de apoio social e espiritual aos pacientes e acompanhantes, procurando “estar” com o paciente, levando atenção e carinho, em visitas realizadas de segunda à sexta-feira.
A AAHU também oferece ao Hospital a doação de bens materiais, sob as formas de equipamentos, serviços, reformas de áreas físicas, compra de medicamentos manipulados,  móveis e utensílios diversos. 
"É muito importante que tenhamos doadores para a manutenção da Casa de Acolhida Amigos do Hospital Universitário, pois ela é destinada a receber os acompanhantes dos pacientes internados, através de indicação do Serviço Social do HU”, relatou a estagiária, em seu trabalho de Conclusão de Curso.

TRABALHO COM O GRUPO DE IDOSOS ESPERANÇA ABORDOU AVC E FLORAIS PARA DORES REUMÁTICAS

Maria Antonia Mendes,  que optou pela modalidade grupo de convivência, fez seu estágio junto ao Grupo de Idosos Esperança, com sede em Ingleses, no norte da Ilha, em Florianópolis. No trabalho, de tema “Desafios no Grupo Esperança como projeção de idosos”, a aluna do CFMAG abordou a questão do aumento da população de idosos no mundo, a seu ver, decorrente dos avanços da medicina moderna e chamou atenção para a necessidade de garantir aos idosos não apenas maior longevidade, mas também felicidade, qualidade de vida e satisfação pessoal.
“Os grupos de convivência têm sido uma alternativa estimulada em todo o Brasil. De maneira geral, os idosos buscam, nesses grupos, melhoria física e mental, por meio de exercícios físicos. Posteriormente, as necessidades aumentam, e as atividades de lazer, como viagens, também ganham espaço, além do desenvolvimento de outras atividades, sempre promovendo atividades ocupacionais e lúdicas”, observou.
Entre os benefícios deste tipo de proposta de intervenção, a estagiária apontou troca sociais de experiências e dificuldades, aprendizagens, estímulo das capacidades cognitivas, apoio emocional, favorecimento de sentimentos positivos, compartilhamento de preocupações, dúvidas e medos e a emergências de soluções criativas para os problemas do cotidiano.
Os encontros com o grupo de convivência foram realizados no salão paroquial da Igreja dos Ingleses e envolveram atividades sócio educativas como Práticas de Contação de História e Desenvolvimento de temas de interesse do Grupo nas áreas de saúde, social, política e cidadania. Os temas trabalhados versaram sobre Como chegar a uma velhice saudável , Como detectar os sintomas do Acidente Vascular Cerebral-AVC  e uso de Florais de Bach para amenizar dores reumáticas.
“Foi discutido e observado em grupo o comportamento das pessoas e as respectivas queixas a sintomas fisiológicas que podem vir a ser gatilhos de um AVC”, exemplificou a aluna.
Como aspectos relevantes da atuação do Grupo de Idosos Esperança, descritos em sua experiência de estágio, citou interação, inclusão social e resgate de autonomia.
“O que nos leva à inclusão ou exclusão social é a forma como nos comportamos durante a vida. A facilidade com que o Grupo Esperança nos acolheu, demonstra sua disposição para o crescimento do Grupo como um todo e de cada um dos seus membros. Esse também foi um trabalho cujo sucesso deve ser compartilhado com o NETI, através de seus professores e colaboradores. Eles são o vinculo mais importante como transmissores de conhecimento e incentivo à realização pessoal", relatou Maria Antonia.


OIKEMERA CENTRO DIA: FUXICO PROPICIOU ACOLHIMENTO E AUTONOMIA

Evangelina Lino da Silva e Maria Ivanir Zanon Severo fizeram estágio no Oikemera Centro Dia, localizado no bairro Estreito, em Florianópolis. O trabalho de tema “Fuxicos do Bem – Oficinas Sócio Educativas” teve como objetivo proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos independentes e idosos com limitação mínima decorrente da idade. 
A escolha pelo tema se deu pela proximidade de uma das alunas com a instituição e pelo fato do fuxico ser como os demais artesanatos, uma forma de autonomia para os idosos, com perspectivas em despertar a criatividade e habilidades para uma nova condição de vida, por razões econômicas ou sociais, especificaram as estagiárias.
O trabalho foi organizado de modo progressivo, iniciando pelo básico e tornando-se mais complexo no decorrer dos encontros. As alunas providenciaram todos os materiais necessários.
“A proposta de trabalho e o histórico do Fuxico foram apresentados à equipe multidisciplinar e aos conviventes. As intervenções foram realizadas em grupo, com os conviventes e profissionais sentados ao redor da mesa. No decorrer do trabalho foi possível perceber o interesse e a satisfação dos conviventes a cada passo proposto em que estes o realizavam, da melhor forma possível”, relatam as estagiárias.
As oficinas trabalharam Fuxico e suas variações (confecção de pequenas flores para decorar um porta retrato), Reciclagem de garrafas pets (confecção de suporte em modelo de flor e dentro dele uma almofada de fuxico para ser utilizado como porta agulhas) e Oficina de tulipas (confecção de arranjos de decoração). O estágio foi desenvolvido de 04 de setembro a 31 de outubro , totalizando dez encontros presenciais.
“Os conviventes resgataram sua autoestima, vaidade, prazer e alegria pela convivência com as demais pessoas, por aprender algo novo e principalmente, por perceberem o quão capazes são de fazer algo que não imaginavam”, contam Evangelina e Ivanir. Observam que pelo fato deste aprendizado ter sido significativo para os idosos, eles continuarão praticando, o que pode fortalecer seus vínculos com demais sujeitos fora da instituição.
Para Maria Evangelina, o estágio no Oikemera foi de extrema importancia. “Foi uma das melhores experiências que tive, pois mudou minha visão sobre voluntariado e minha capacidade de ensinar. Muito gratificante perceber que éramos aguardadas durante a semana inteira e assim sermos recebidas com brilhos nos olhos das conviventes”, descreveu. 
O Oikemera Centro Dia é um espaço de integração, de cuidado e de socialização da pessoa idosa. Tem por finalidade proporcionar entretenimentos e fortalecer amizades, além de oferecer cuidados especiais aos seus conviventes. O centro atende  doze horas/dia, de segunda a sexta-feira, e contempla desde refeições à atividades  de estímulo a criatividade e valorização do percurso de vida do idoso. Entre os serviços oferecidos estão Massagem facial, Reflexologia, Atividades Cognitivas, Alimentação Balanceada , Musicoterapia e Socialização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães