Alunos e colaboradores do NETI circulam abaixo assinado em prol da manutenção de professoras

Alunos e colaboradores do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, estão se mobilizando em prol da manutenção das professoras Maria Cecília Godtsfriedt e Monica Joesting Siedler à frente de projetos no NETI.
Ambas professoras, contratadas pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina-FEESC, vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, terão seus contratos vencidos no próximo dia 30, estando na iminência de serem rescindidos.
A professora Cecília Godtsfriedt é responsável pelo Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica, criado há 26 anos e considerado o carro-chefe do NETI. Também é vice-presidente da Academia de Canto e Letras do CENETI, criada em setembro último e administra o Programa de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia-PICG.  Já a professora Mônica Siedler ministra o curso de CineDebate em Gerontologia, criado há 17 anos, bem como aulas no curso de Formação de Monitores.
O temor é de que essas demissões levem ao desmantelamento desses projetos em que as professoras estão envolvidas,desenvolvidos há mais de 20 anos. No semestre anterior, uma das  mais  antigas professoras do Núcleo – Eloá Calliari Vahl – juntamente com a professora Alexandra Cardoso, da disciplina de Dinâmica de Grupo, tiveram seus contratos rescindidos.
Nessa terça-feira (21), colaboradores e alunos circulam um abaixo assinado em que pedem a manutenção das professoras Mônica e Cecília à frente de suas atividades. Maria Aparecida Ferreira, colaboradora do Programa de Intercâmbio Comunitário-PICG do NETI e coordenadora geral do Grupo de Encontro Culturais-GEC, vinculado ao Centro dos Estudantes do NETI-CENETI, explica o ineditismo do abaixo assinado.
“Sou ex-aluna do NETI, voluntária, cidadã e não quero que o NETI acabe”, diz Maria Aparecida.
Para a presidente do CENETI, Eddy Frantov, “a iniciativa dos alunos e colaboradores de fazer abaixo assinado é válida”.
A Coordenadora do NETI, professora Jordelina Schier, por sua vez, preferiu não se manifestar momentaneamente. Salientou, no entanto, que vem acionando contatos com a administração da UFSC e da FEESC no sentido de contornar a situação da melhor forma possível.
O propósito dos colaboradores, alunos e ex-alunos é recolher o máximo de assinaturas durante os próximos tres dias para entregar o abaixo assinado na Reitoria da UFSC e na FEESC até a próxima segunda-feira (27). Confiram o teor do Abaixo Assinado em circulação nessa terça-feira:


ABAIXO ASSINADO
Nós, alunos e colaboradores do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI, vimos através deste abaixo assinado, solicitar a manutenção dos contratos das professoras MARIA CECÍLIA A. GODTSFRIEDT e MÔNICA JOESTING SIEDLER, responsáveis pelos cursos de:
- CINEDEBATE EM GERONTOLOGIA;
- CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES DA AÇÃO GERONTOLÓGICA E
- PROJETO DE INTERCÂMBIO COMUNITÁRIO EM GERONTOLOGIA – PICG.
Esses três projetos estão direcionados à área de envelhecimento e acontecem de longa data no NETI, sendo referência para outros projetos de educação permanente com idosos nas universidades do Brasil.
Os participantes egressos, atuam de modo impactante na sociedade e nas políticas públicas da pessoa idosa.
As profissionais supracitadas ministram aulas e desenvolvem atividades de promoção das pessoas idosas no meio acadêmico e comunitário.
A interrupção desses contratos deixarão duas (2) turmas inconclusas e projetos em andamento inacabados.
Atualmente, a instituição não possui profissionais capacitados para substituí-las, fato que provocaria defasagem no programa de educação permanente com idosos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Comentários

  1. Devemos todos assinar esse abaixo assinado porque a manutenção do nosso curso de monitor geriátrico, em certa medida, pode depender dessa decisão.

    ResponderExcluir
  2. Como membro do Conselho Editorial do Blog integraNETI gostaria de lembrar que este espaço é de todos nós, alunos do NETI e de alunos de instituições de Ensino Superior em todo o país, voltadas à Terceira Idade. O NETI é referência na educação permanente de Idosos e está passando por um momento delicado, em que pode sim, vir a ser prejudicado no conjunto de suas propostas e ações. É um trabalho de 35 anos que está à mercê de alterações profundas, decorrentes dessas demissões. Como aluna e cidadã, não posso deixar de alertar para a importância de estarmos unidos para fortalecer o NETI na defesa de uma revisão de posições por parte da FEESC, no sentido de reintegração das quatro professoras às suas atividades.
    Vanda Araújo

    ResponderExcluir
  3. Foi com muito pesar que tomei conhecimento do desligamento das professoras Maria Cecilia e Mõnica.
    Os cursos em que atuam são da maior importância tanto para o Nucleo de Estudos da Terceira Idade como para os alunos. Há 11 anos ingressei no NETI no curso de Monitores da Ação Gerontológica e no Cine Debate em Gerontologia. Esses cursos permitiram-me desenvolver projetos com apoio desses professores e do NETI, atuando dentro e fora do NETI com a comunidade idosa. Os alunos ao terminarem os cursos transformam -se em multiplicadores de conhecimento sobre o envelhecimento proporcionando com os projetos oriundos dos cursos a maior integração da pessoa idosa e dentro dos pilares da educação permanente. Essas Professoras são esteios desses cursos e da maior importância junto aos alunos pelas possibilidades e horizontes que abrem para essa faixa etária. Espero que esta decisão possa seja revista para o bem dessa categoria de pessoas que cresce rapidamente no Brasil. Raquel Liberato - Grupo de Encontros Culturais CENETI/NETI

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães