Sepex: Grupo de Convivência da APAE/Adultos participou de contação de histórias no estande do NETI


O grupo de Convivência da APAE/Adultos participou de atividades na Sepex, na manhã dessa sexta-feira (20), acompanhado por três professoras da APAE,  pela professora Mônica Joesting Siedler, do NETI e pela professora  Eloá Caliari Vahl, do grupo de Contadores “A Hora da História”, vinculado ao NETI.
Os contadores começaram entoando canções e contaram várias histórias, fazendo uso de encenação. Da platéia,  uma aluna da APAE se destacava ao expressar sua alegria ao ouvir a imitação de alguns bichos pelos contadores de histórias. “Lindo! Bonito!” ela dizia, enquanto levantava os braços e sorria.


"O destaque do evento foi a inclusão dos alunos especiais nos trabalhos desenvolvidos na sociedade, neste caso, APAE/NETI/Sepex, inclusive com a participação de crianças em fase pré-escolar que também se fizeram presentes no estande do NETI", observou Mônica Joesting. 




Segundo a professora da APAE,  Rozeline Paz Peres, há três anos e meio na atividade, o Centro de Convivência da APAE/Adultos é composto por 60 alunos com mais de 35 anos de idade com envelhecimento precoce.


Edna Schmit e Marlene Maiochi, do Blog integraNETI
O Centro de Convivência APAE/Florianópolis trabalha em dois períodos – das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h e está localizado no bairro Itacorubi. A professora argumentou que alguns alunos que estão há mais tempo na APAE, conquistaram o direito de ficar o dia inteiro no Centro.
Diariamente o Centro de Convivência APAE trabalha cinco habilidades com seus alunos: habilidades cognitivas, 
comunitárias, saúde, terapia ocupacional (artesanato, jogos diversos) e habilidades da vida diária como por exemplo lanches, fazer suas higienes pessoais (escovar os dentes, tomar banho e se pentear).

Outro ponto enfatizado pela professora é o de que nesse grupo é trabalhado de forma intensa a questão da independência, para que os alunos se sintam úteis, aprendam a fazer escolhas e melhorar sua autoestima, inclusive dentro da própria família.


Edna e Rita de Cássia, do Blog integraNETI
Na APAE, assim como nesse grupo, é realizado um trabalho interdisciplinar, onde os alunos têm atendimento com psicólogos, serviço social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
As três professoras que trabalham na APAE - Rozeline Paz Peres, Maria Regina do Amaral e Adriana Lohn -  se fizeram presentes nas atividades desenvolvidas nessa sexta-feira na Sepex.

Conforme Rozeline Peres, para trabalhar na APAE é necessário estar cursando graduação em Pedagogia (a partir da 4ª fase), sendo que o ideal é ter também especialização em Educação Especial, embora não seja obrigatório.

Ao término da Contação de Histórias houve um momento ímpar por parte do grupo de Contadores “A Hora da História”, quando dirigiram-se aos componentes do grupo de Convivência da APAE e agradeceram carinhosamente a cada membro do grupo pelos momentos compartilhados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado