Palestra sobre Interações Energéticas entre Pessoas e Ambientes deu dicas de como identificar essas energias e potencializar a autodefesa energética

Palestrante Alessandra Serafim, psicóloga e professora do IIPC- Foto: Gesiane Vargas
O Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI, propiciou, durante a Sepex, um momento diferente à agitação característica do evento, com a palestra “Interações Energéticas entre Pessoas e Ambientes”, realizada dia 20 último, no auditório do CCJ, na UFSC.
A palestra foi promovida pelo Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia-IIPC, dentro da programação do NETI na Sepex/UFSC. A palestrante convidada, a psicóloga Alessandra Serafim, também professora do IIPC, começou sugerindo uma reflexão sobre a importância da questão energética na vida das pessoas e com frequência provocava o público com a mensagem de um banner do IIPC, colocada no palco, atrás de si,  em que se lia “Não acredite em nada, nem mesmo no que lhe informarem aqui no IIPC”, numa alusão direta ao incentivo ao experimento, para que as pessoas tenham suas próprias experiências pessoais.
Alessandra conceituou Projeciologia, Holossoma, Conscienciologia (Pensene- base de manifestação da consciência) Paradigma consciencial, estabeleceu diferenças entre consciência e energia, enumerou os cinco tipos de energia imanente e deu dicas de como podemos nos defender do que chama acoplamentos energéticos.

Foto: Gesiane Vargas
O que são interações energéticas

Segundo a psicologia, interações energéticas são as trocas de energias que ocorrem entre as pessoas, animais, plantas e ambientes por onde atuamos. Através delas, assimilamos ou absorvemos energias saudáveis, positivas ou patológicas, não tão positivas, dependendo dos padrões energéticos comuns às pessoas ou ambientes com quem interagimos.
“Todos nós, de alguma forma, somos influenciados e influenciamos outras pessoas ao nosso redor. O acoplamento energético acontece o tempo inteiro, interagimos 24h por dia. Os casos mais comuns de assimilação de energia são através de conversas ao telefone, em casa, no trabalho, em lojas, supermercados ou locais públicos e acontecem até mesmo quando dormimos ou nos projetamos para fora do corpo físico”, explicou Alessandra Serafim.
Segundo a palestrante, quando o indivíduo desenvolve a sensibilidade para identificar essas energias, potencializa a autodefesa energética e passa a perceber, de modo claro, a interferência do padrão pensênico (pensamento + sentimento + energia) de suas energias e das energias no ambiente.
“Quando mais equilibrado e saudável for esse padrão, mais dinâmico e vitalizador será o ambiente, possibilitando uma melhor relação da pessoa consigo mesma e com o outro. Quando o padrão de energia é desestruturado, patológico, o ambiente fica confuso, pesado e até desconfortável”, explicou Alessandra. Segundo a psicóloga, as pessoas normalmente tem dificuldade de perceber essas assimilações e chegam até a sentir mal estar, o que pode levar a alterações de humor, ou em casos repetitivos, à doenças psicossomáticas.

Foto: Gesiane Vargas
Saúde holossomática: tê-la, requer equilíbrio dos nossos corpos de manifestação

Conforme a professora do IIPC, a saúde holossomática é o equilíbrio dos quatro corpos de manifestação: o Soma (corpo físico, que vibra numa dimensão chamada vibrafísica), o Energossoma (corpo energético); o Psicossoma (corpo emocional, que vibra numa dimensão maior do que os outros corpos, numa dimensão extra-física) e o Mentalsoma (corpo mental). “Todos esses corpos estão encaixados, um dentro do outro”, explicou, observando que a saúde holossomática é adquirida através de posturas íntimas, éticas e positivas.
A palestrante também abordou técnicas de assimilação simpática e de desassimilação de energia, propiciando ao final de sua palestra um exercício prático com o que chamou das três manobras para defesa dos acoplamentos energéticos: Circulação fechada de energias, exteriorização de energias e absorção de energias.
“Ao trabalhar energias, eu posso senir frio, calor, dormência, formigamento,  vibrações do meu estado emocional. A sensação energética é tão forte que você sente no seu corpo físico”, salientou, observando que as três manobras citadas, quando aplicadas em conjunto, trazem benefícios à nossa autodefesa energética.
No caso da manobra de número dois, por exemplo – exteriorização de energias (que consiste em jogar a energia para fora do corpo físico), observou que podemos praticá-la de forma simples, bastando sentar na poltrona da nossa sala. “Entre os benefícios estão a saúde holochacral, a percepção das energias do ambiente, a assistência de consciências (mentalizar alguém).  No caso da terceira manobra – absorção de energias (comando interno para que a energia seja absorvida), estão benefícios como recuperação da saúde física e mental, melhor disposição, recuperação das horas de sono e recomposição e compensação energéticas.


Qualidade das energias envolve outros procedimentos

Além dessas manobras de defesa, Alessandra Serafim destacou uma série de outros procedimentos para melhorar a qualidade das energias.
“A ausência de vícios, equilíbrio pensênico, boa alimentação, prática constante de exercícios físicos e bioenergéticos contribuem para o indivíduo melhorar e manter sadio seu equilíbrio no dia-a-dia, interagindo, assimilando e desassimilando as trocas energéticas com maior facilidade”, ponderou.
O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia-IIPC, é uma instituição profissional de pesquisa independente, sem fins lucrativos, fundada pelo médico e odontólogo Waldo Vieira, de Monte Carmelo-MG, falecido em 2015.
Em Florianópolis, o IIPC promove palestras gratuitas mensais (todas as sextas-feiras de cada mês, das 19h30min às 21h30min) , sendo que para este final de semestre estão previstas uma última palestra neste mês de Outubro – A vida em múltiplas dimensões, dia 27/10 – quatro palestras em novembro (dias 03, 10, 17 e 24/11) e três palestras em dezembro ( dias 01, 08 e 15/12). Mais informações podem ser obtidas no site do IIPC – www.iipc.org/florianópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães