Manhã do segundo dia de Fórum teve Conferência, Sessões de Comunicação Integrada e Apresentações Artístico-Culturais

Um público expressivo prestigiou a manhã do segundo dia do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade, no centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis.
O destaque da programação foi a Conferência sobre Envelhecimento e suas Repercussões: Empoderamento da Pessoa Idosa, com o Dr. Paulo Renato Canineu (PUC/SP). O palestrante, que também é geriatra, deu ênfase ao conceito de estar velho, à nova versão do envelhecimento na sociedade, na família e na cidadania e falou sobre protagonismo e empoderamento dos idosos.
"O idoso, pela sua competência e experiencia, pode e dever assumir o papel proeminente na sociedade, influenciando as decisões e tornando-se protagonistas", observou, terminando seu pronunciamento com a frase "Ninguém morre por estar velho ou ser velho, mas por estar vivo. Morrer como velho, mas não de velho".
O outro destaque da Programação desta manhã foram as três sessões de Comunicação Coordenada.  Uma delas, com eixo temático em "Compromisso e Inovação Social: a sustentabilidade dos programas de educação permanente" focou Protagonismo dos Idosos no Bumba Meu Boi, primeiro grupo de Bumba Meu Boi no Maranhão, Amizade Intergeracional na escola de samba, Protagonismo dos Idosos na Escola de Samba (Ala das Baianas, Ala da Velha Guarda, da Portela e Amizade intergeracional na Cultura Popular.
A programação da manhã encerrou com as Apresentações Artístico-Culturais - mostra e debate de filmes, sob coordenação da professora Mônica Joesting Siedler e apresentação de ballet sênior, do Programa de Extensão- UMI, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande - MS. A apresentação de ballet foi coordenada pela professora Gisele Martins.
 Eixo temático Educação Permanente e Envelhecimento lotou sala da Pitangueira

Sala Goiabeira centralizou trabalhos sobre o Estatuto do Idoso, caminhos e descaminhos na vida do acadêmico da Universidade da Maturidade. No final das apresentações, o Grupo abriu espaço para perguntas 
Sala Laranjeira centrou trabalhos no eixo Promoção da Saúde e envelhecimento ativo - Fotos: Pedro Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães