Fórum reúne estudantes da terceira idade de todo o País em Florianópolis

 
A alimentação saudável, a prática da atividade física, o equilíbrio emocional  e suporte social estão entre os fatores determinantes do envelhecimento saudável. Indivíduos que seguem essas orientações melhoram  a imunidade, a função respiratória, a capacidade intelectual, a memória, a libido e tudo o que diz respeito ao bem-estar.
As observações são do Dr. Wilson Jacob Filho (FMUSP-USP), durante a Conferência Magna “Promoção da Saúde e do Envelhecimento Ativo”, que marcou a abertura do XV Fórum Nacional de Coordenadores e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade, na noite de ontem (03), em Florianópolis.
"A nossa recomendação é de que modifique. Não se faça somente uma coisa. A ideia é que a cada dia façamos alguma coisa de maneira diferente", disse o palestrante. Como exemplo, Wilson Jacob citou a dieta: 'quando mais colorida, melhor. Não se deve comer exatamente a mesma coisa todos os dias, fazer do hábito alimentar uma monotonia”, enfatizou, destacando o comportamento, ao lado da genética e do ambiente, como os fatores mais determinantes do envelhecimento.
Wilson Jacob Filho fez uma abordagem conceitual do envelhecimento, apontou ações protetoras para um envelhecimento saudável e também falou das principais ameaças.
Como ameaças ao envelhecimento ativo citou multimorbidades, polifarmácia e limitações funcionais. As principais ações protetoras, por sua vez, passam pela prevenção (estilo de vida, uso das vacinas), detecção precoce, terapêutica eficaz  (minimamente evasiva) e pelas adaptações (educação, políticas). “É dessa indicação de envelhecimento saudável que depende o futuro da humanidade”, observou.
Envelhecer, na ótica do palestrante, é um processo evolutivo, um fenômeno global.. Cada um de nós tem uma biografia, um livro com um número enorme de paginas a nos retratar. Seja nas capacidades do fazer, nas percepções do olhar, nas percepções de quem o vê”. Dentro dessa ótica, fez referências a um exemplar da Revista Exame, para mostrar a forte participação do idoso no mundo dos negócios.
“É uma participação expressiva, o que confere poder a nosso favor. Ser idoso ativo é isso, Exigir que sejamos tratados com as mesmas prerrogativas dos indivíduos mais jovens”, disse o palestrante.
No início de sua fala, Wilson Jacob Filho agradeceu à coordenadora do NETI, Jordelina Schier, por estar palestrando, diante do acontecimento que comoveu o Estado e o Brasil, fazendo, em seguida, uma breve homenagem ao reitor falecido da UFSC, Luiz Cancellier. “Vou fazer aqui, o que o reitor mais gostava de fazer, que era dividir conhecimentos”, observou.
A abertura do Fórum Nacional de Coordenadores e do Encontro Nacional dos Estudantes reuniu delegações de 19 estados, numa cerimônia prestigiada por autoridades, professores, alunos e especialistas na área de Gerontologia em âmbito local e nacional. O evento prossegue na manhã de hoje (04) com o credenciamento e longa programação. 


                                   Delegação de Tocantins na chegada ao Centro de Eventos
Delegação de Santa Catarina, na abertura do Fórum

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado