NETI na Sepex: Oficina de abertura trabalhou aritmética, álgebra e geometria, tripé que dá sustentação à Matemática
Na prática, o exercício parecia simples: o visitante subia
na balança, anotava seu peso e na sequência fazia o cálculo, dividindo peso pela altura, ao quadrado.
“O objetivo desse exercício era fazer com que cada um tomasse
conhecimento de si e relacionasse isso com a matemática no dia-a-dia”, comenta o
professor de Matemática do NETI, professor Pasqual Testa, que há dois anos e
meio ministra a oficina de Matemática como Ação de Vida no NETI.
Outra atividade interessante foi o conhecimento do número PI. Estudantes que participaram da Oficina do NETI na Sepex receberam um breve histórico evolutivo do PI, com referências que remontam aos hebreus (a.C), em 1500.
“Nosso objetivo com esse exercício foi verificar que
diariamente trabalhamos com pequenos objetos que envolvem a matemática no
âmbito da circunferência”, relata o professor.Professor Pasqual, ao centro, em entrevista ao Blog integraNETI |
Outra atividade interessante foi o conhecimento do número PI. Estudantes que participaram da Oficina do NETI na Sepex receberam um breve histórico evolutivo do PI, com referências que remontam aos hebreus (a.C), em 1500.
Tangram, quebra-cabeça chinês, despertou curiosidade
A Oficina oferecida pelo NETI
também trabalhou histórico e manuseio do Tangram, quebra-cabeça chinês
formado por sete peças, sete figuras geométricas. A orientação era que a partir dessas peças, os visitantes
fizessem a montagem de um quadrado e também criassem castelos de objetos. Com
esse exercício buscou-se trabalhar a
forma, o raciocínio e a criatividade, explica o professor do NETI.
O quarto exercício, que também fez o visitante
interagir, propiciou o conhecimento das figuras geométricas
(triângulos, quadrados, pentágonos) com o objetivo de localizar instrumentos
com esse formato.
“Uma bola é feita de pentágonos; a lajota sobre a qual
caminhamos na rua é um hexágono (tem seis lados) ; o guarda-chuva é um
octógono, o que equivale a oito triângulos costurados a partir de um mesmo
ponto. Isso tudo é matemática, está presente no dia-a-dia de cada um de nós e o
que fizemos foi mostrar que não se pode
passar pela vida sem conhecer a matemática” diz Pasqual Testa.
Segundo o professor, a idéia principal era trabalhar o tripé que dá
sustentação à matemática – aritmética, álgebra e geometria- , complementando
conhecimentos com o histórico evolutivo do PI.
Pasqual conta que a reação geral foi
de surpresa por parte dos visitantes que estiveram no estande do NETI.
“Quem passou
por nosso estande vai parar de falar mal da Matemática. Vai ver que a
matemática é um elixir para a vida”.
As atividades envolvendo a matemática
prosseguem em destaque na programação do NETI durante toda a Sepex. Nessa
sexta-feira (20), a atração será a atividade “Dominó: fechando o jogo, abrindo
a memória- A matemática na
Fonoaudiologia”.
Comentários
Postar um comentário