ESTAMOS TODOS DE LUTO

Falecimento da colega de Campo Grande–MS,  no encerramento do Fórum NCTI 2017, deixa todos consternados. Organização do Evento decreta luto.

A Alegria e a tristeza se misturaram no encerramento do Fórum e do Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade,  no meio da tarde de ontem (06), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC.
O Fórum acabava de ser encerrado e estudantes da Terceira Idade de todo o Brasil confraternizavam no Hall do Centro de Eventos, em coquetel oferecido pela Organização, quando fomos surpreendidos pela notícia de que uma de nossas colegas passava mal.
O corre-corre foi instalado. Quem estava no centro de Eventos assistia, no lugar em que fora formada a tenda para as apresentações de Contação de Histórias, uma cena a que nós estudantes e organizadores do Fórum, não estávamos preparados para ver e nem gostaríamos de ter visto.
Deitada naquele mesmo lugar, em que minutos antes festejava sua despedida no Fórum, a colega Ivone do Nascimento  Alvim, da delegação de Campo Grande-MS, recebia os primeiros socorros prestados pela Organização, enquanto todos procuravam entender o que se passava.
As  primeiras informações vinham da própria delegação, que com Ivone, participava da Cantonata promovida por um grupo de percussionistas no lugar da tenda de Contadores, para abrilhantar o fechamento do Fórum.
“Ela estava muito feliz”, contava uma colega. “Ela tinha acabado de pegar um chocalho para tocar”, dizia outra. “Ela ia subir num banco com o chocalho quando se desequilibrou”, dizia a colega do lado.  A verdade é que tudo ocorreu de forma muito rápida no canto direito do salão (para quem estava dentro do Hall), fazendo com que apenas o Grupo que participava da Cantonata tivesse a visão do que realmente estava acontecendo. À medida em que os primeiros socorros eram dados, o Grupo se abriu e o grande público ali presente, pode acompanhar o que acontecia.
Ao mesmo tempo em que a equipe socorrista atendia Ivone, as orações soavam, em alto e fraterno tom. De mãos dadas, estudantes vestidos em camisetas  pretas, azuis, amarelas, verdes e brancas e organizadores do Fórum, formavam uma corrente comovente, num só pedido a Deus pelo retorno e restabelecimento da nossa colega. Todos queriam vê-la de pé, para o abraço de despedida, como começamos a fazer lá dentro do Auditório, no final do evento, onde acabara de acontecer a Assembléia dos Estudantes  que apontava Sergipe como o próximo Estado a sediar o Fórum e Encontro Nacional, daqui a dois anos.
Do lado de fora do Hall do Centro de Eventos, uma grande corrente de orações, conduzida pela delegação de Tocantins e que ia puxando todos que por ali estavam,  orava a Deus pela colega. A consternação estava estampada no rosto de todos.
Momentos depois, ainda ali, na escadaria do Centro de Eventos, chegavam as primeiras notícias de que Ivone do Nascimento Alvim, a colega que muitos nem chegaram a conhecer devido a grandiosidade do Fórum – estávamos em mais de 1.200 integrantes segundo informações preliminares- havia finalmente se despedido de todos nós.
Impossível descrever em poucas palavras aquele sentimento. Era como se aquilo não estivesse acontecendo. Estávamos em poucos estudantes na entrada do Centro de Eventos, quando a notícia do falecimento começou a circular. De um lado, os colegas de Mato Grosso do Sul, esperando pela colega para voltarem juntos no ônibus que ali estava. De outro, a Delegação do Piauí, consternada com  o que presenciava. Entre as duas delegações, estávamos nós, estudantes do NETI e integrantes do Blog integraNETI, atônitos, de máquina fotográfica na mão,  sem coragem de fazer aquele click que por milhares de vezes fizemos lá dento do Centro de Eventos, registrando ao máximo os momentos lindos pelos quais todos nós, estudantes, passamos juntos.
“Ela morreu feliz”,  diziam os colegas de Ivone, que a esperavam para voltar juntos no mesmo ônibus. Essa, portanto, é a imagem que guardaremos da nossa querida colega. Como ela, todos nós acabávamos de presenciar um momento lindo em nossas vidas, em que fechávamos um pacto nosso, buscado por nós mesmos, com a nossa garra, pelos nossos ideais de chegar a uma velhice bonita, irradiante, dona de muitos saberes e protagonista do seu próprio momento, como tanto nos ensinou o Fórum e o Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade, realizado em Florianópolis.  
A exemplo da Organização do Evento, os estudantes do NETI, e em particular, os alunos do Curso de Formação de Monitores da Ação Gontológica-CFMAG, idealizadores deste Blog, lançado oficialmente no Fórum, expressam seus mais profundos sentimentos pelo falecimento de Ivone, pedindo a Deus que a acolha no seu eterno descanso.
Como dissemos no Fórum, o blog integraNETI chega para dar ouvido a todos os estudantes do NETI e a partir desse momento estará aberto a todos aqueles que desejarem expressar seus  sentimentos e suas despedidas à colega Ivone.
Foi a forma que encontramos para prestar nossa solidariedade aos familiares e amigos da nossa colega e de superar a tristeza que a todos nós invade.
Vanda Araújo, membro do Conselho Editorial do Blog integraNETI

Florianópolis, 07 de outubro de 2017.

Comentários

  1. Boa tarde meus amigos e colegas. Também gostaria de deixar meu depoimento sobre o ocorrido.
    Compartilho na íntegra com as tuas palavras amiga Vanda!
    Ontem era para ser um dia especial que tinha tudo para terminar feliz.
    Estávamos todos no último evento do Fórum onde foi colocado em votação a Pauta de Tocantins. A Coordenação do NETI de Florianópolis apresentou as nove (9) propostas/itens que integram esta pauta.
    Após a aprovação e sugestões de melhoria para a Pauta de Tocantins, bem como, para os próximos fóruns, por parte dos estudantes presentes, foi apresentado, numa performance emocionante, uma analogia reflexiva sobre a semente, o que de forma sucinta quis passar que todos somos sementes e que cabe a cada um de nós as cultivarmos da melhor forma possível para que consigamos uma produção de excelência.
    Antes de dar por encerrado o Fórum, a Coordenadora Cecília, perguntou se todos estavam de acordo que Sergipe fosse o Estado onde iria receber o próximo fórum: Fórum XVI, sendo aceito e aplaudido de pé por todos. E, por fim, falou que seriam sorteados mais de 300 livros para os estudantes que haviam colocado seu nome para o sorteio.
    Assim, enquanto o sorteio estava sendo realizado as pessoas começaram a sair do auditório e foram recebidas no Hall do Centro de Eventos, onde poderiam participar do coquetel, ouvir músicas, cantar, e, até para quem soubesse tocar uns dos instrumentos que ali estavam poderiam usar os mesmos. Enfim, todos estavam muito felizes com todas as realizações acontecidas durante a semana.
    Mas, de repente, algo muito triste e inesperado aconteceu. Uma colega que estava cantando e muito feliz com a sua despedida do Fórum se sentiu mal e caiu ao chão. Todos ao seu arredou, conforme me falaram, ficaram pasmos, sem saber ao certo o que estava acontecendo, enquanto uns pediam para que as pessoas se afastassem, outros foram de imediato chamar a Coordenação, esta, por sua vez, chamou no mesmo instante os paramédicos (dois socorristas) que chegaram minutos após o ocorrido. Quando eu cheguei no salão estes, já estavam atendendo a colega Ivone.
    Neste instante, senti um aperto em meu coração, tive dificuldades em respirar, não conseguia entender o que estava acontecendo. Só via um dos paramédicos fazer massagem cardíaca, enquanto o outro o auxiliava no que fosse preciso. Estes, só pararam quando o SAMU chegou e continuou com o atendimento.
    Por solicitação da administração do Fórum, todas as pessoas, que não estavam envolvidas no atendimento, foram solicitadas que se retirassem e fossem na parte térrea do Centro de Eventos. Quando lá cheguei as delegações que vieram com a Ivone estavam de mãos dadas e orando a Deus pela recuperação de sua amiga e colega. Eu e alguns dos colegas do integraNETI nos juntamos, em círculo, que estavam em oração.
    Muitas emoções, sentimentos, questionamentos, dúvidas passaram em meu pensamento neste momento. A vida é muito, muito, frágil pensei. Mesmo pouco sabendo sobre a Ivone, neste momento, me senti próxima dela e das pessoas que ali estavam, porque de certa forma através do Fórum sentia como se as conhecessem, e a possibilidade de estar próxima de uma morte estava me abalando muito. Pensei, a vida é muito frágil, como qualquer coisa pode mudar tudo em nossa vida. É muito difícil, devemos aproveitar a vida, tentar cuidar o máximo da gente porque infelizmente a gente não sabe o que pode acontecer. Fiquei imaginando os familiares dela, ela saiu para uma viagem e acontece uma tragédia dessas.
    Aqui deixo uma reflexão. Falar de morte nos remete a pensar na vida, a refletir sobre como temos vivido, como temos sentido, como temos aproveitado nossos potenciais e, principalmente, como vivemos sabendo que somos mortais e que, mais dia menos dia, também “viveremos” a experiência da morte. Peço a DEUS que me dê sabedoria para viver a vida na sua Plenitude, na sua Essência.
    Marlene Buzzi Maiochi, membro do Conselho Editorial do Blog integraNETI

    ResponderExcluir
  2. Lindas e profundas as suas reflexões, Marlene querida! Fiquei muito emocionada com tudo o que escreveste! Seu relato traz sensibilidade, sentimento, carinho, amor, dor, ensinamentos, reflexões e de certa forma, até nos reconforta, quando põe lado a lado, vida e morte. É gratificante tê-la no Conselho Editorial deste Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida amiga!
      A recíproca é verdadeira.
      Sinto-me agradecida por poder fazer parte de um grupo de amigos que já mostraram em diversos momentos a sua sensibilidade e integridade como grupo e como pessoas.
      Percebo em cada um, sua subjetividade, como seres humanos únicos e especiais.
      Um grande abraço a cada um de vocês.

      Excluir
  3. Lindas palavras e comovente ... obrigada por expressar pequenos detalhes neste texto ... sua a sobrinha da Ivone ... Grande dor em nao ter mais minha tia no seio familiar ... emocionada .... obrigada pelo carinho e a equipe por serem atenciosos ....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado