Oficina de Embelezamento orientou netianas sobre cuidados com a pele e deu dicas de como fazer sua própria maquiagem

Arlete Zandomeneco deu dicas sobre uso do blush, sombra e batom, ao maquiar Osmarina 


As netianas que participaram da “Oficina de Embelezamento e Higienização da Pele Madura”, ministrada na tarde de 14 de setembro último, no NETI, prometem “causar” com as dicas da esteticista Arlete Guarezi Zandomeneco. 
Num clima de interação, em que predominou a curiosidade, a  oficina abriu espaço para  que as participantes mostrassem como se maquiam, o que permitiu conhecer suas dificuldades, e  também para que fossem maquiadas. Das 20 participantes,  oito foram maquiadas durante o período de  três horas da Oficina, com a esteticista detalhando  passo-a-passo, os segredos de uma boa maquiagem. 

Mentora de curso técnico e ex-professora no SENAC, Arlete destacou benefícios da maquiagem correta

- Nosso objetivo era passar noções de automaquiagem, orientar sobre como fazer, para que as pessoas se sintam seguras e possam lidar com isso no dia-a-dia. Ao contrário do que se dizia antigamente,  a maquiagem não estraga a pele.  Pelo contrário, se  for feita de forma correta, a maquiagem protege a pele, fortalece contra a poluição, sem contar que deixa a mulher mais bonita, é lógico”, diz Arlete Zandomeneco,  por 15 anos professora do curso técnico em Estética no SENAC e mentora do Curso de Design de Sobrancelhas daquela instituição. 



Pintar os olhos e usar blush: o que elas mais queriam aprender

Conforme a esteticista, o que mais despertou a curiosidade das netianas foi a pintura dos olhos, em especial, a sombra, e o uso do blush, de grande efeito na maquiagem.  
No caso da sombra, Arlete deu duas dicas:  deve-se localizar o côncavo do olho (parte em que se sente o osso), situado no canto externo da pálpebra, e prestar atenção no jogo de cores, entre o claro e o escuro.  
"Se aplicarmos sombras claras e brilhosas em toda a pálpebra, ela vai ficar mais saltada, mais saliente e até mais caída. Já a sombra escura, é usada nos cantos dos olhos, para dar profundidade ao olhar", salienta.
A outra dica ficou por conta de como substituir o lápis de sombrancelha e o delineador na pintura dos olhos. “Podemos molhar o pincel na água, passar na sombra escura e depois passar junto ao cílio. O efeito é surpreendente”, mostrou.

Oficina mostrou poderes da aveia no tratamento da pele

Uma terceira dica valiosa, que a Oficina demonstrou na prática, foi a de uso da aveia em flocos finos no tratamento da pele cansada. O procedimento é simples: num recipiente, colocar água fresca, aveia em flocos finos e mexer. Feita a mistura, aplicar no rosto e deixar secar por cerca de 20 minutos. Enquanto a máscara age, recomenda-se esfregar suavemente a pele.




- A aveia tem um componente que atua como calmante. Também pode ser usada para fazer uma esfoliação suave, deixando a pele fresca e  bonita”, orienta a esteticista, lembrando que esse tratamento  só não é recomendado para pessoas alérgicas.




Trabalho feito em parceria alia beleza ao envelhecimento saudável

Apesar dos avanços na estética facial, Arlete observa que não existe milagre; que não há cosmético que penetre na pele e faça a pessoa rejuvenescer. Na sua opinião, a qualidade da pele de uma pessoa depende de uma série de fatores.

“É preciso se alimentar bem, não fumar, ingerir bastante água e usar filtro solar. O sol é o maior vilão”, diz Arlete, para quem as rugas deveriam estar longe de ser motivo de preocupação.
“As rugas fazem parte da nossa história, dos anos que a gente vive. Na plástica, elas só mudam de lugar uma vez que nós continuamos com a mesma pele”, observa.


Da esquerda para a direita: Maria Aparecida Ferreira (blusa rosa), assessora Arlete nas Oficinas

A Oficina de Embelezamento é resultado de um trabalho de parceria entre Arlete Zandomeneco e Maria Aparecida Ferreira, também integrante do NETI e assessora nesse Projeto.  Juntas,  elas organizaram oficinas semelhantes na Legião Brasileira de Assistência-LBA e na Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação-SERTE/Florianópolis. 
O encontro do último dia 14, no NETI, foi realizado no âmbito do Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia-PICG, do qual ambas  fazem parte. 








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães