Unidos pela força do abraço: nome escolhido para identidade do Grupo

O que parecia ser um dia de aula normal dentro do calendário de início de 2º. semestre da disciplina de Dinâmica de Grupo, fez da tarde de terça-feira de 15 de agosto último, um momento ímpar na história do Grupo de alunos da 2ª. fase do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, do NETI. A tarefa distribuída em sala de aula pelas professoras Emiliana Simas Cardoso da Silva e Maria Alexandra Cardoso da Silva anunciava o que estava por vir: os alunos trabalhariam a Identidade do Grupo.
As professoras começaram a dinâmica pedindo que o Grupo se dividisse em três subgrupos, com números iguais de pessoas. Cada subgrupo recebeu uma função: o primeiro ficaria encarregado de dar nome e fazer um logotipo para dar identidade ao grupo de alunos daquela turma. O segundo faria as regras, as instruções, normas e procedimentos que deveriam ser seguidos pelos membros daquele Grupo. Já o terceiro subgrupo teria como missão criar uma música e uma coreografia para o grupo. A música poderia ser feita a partir de uma melodia conhecida, desde que com outra letra, a ser criada pelos alunos. Todas as tarefas deveriam ser realizadas sem que os subgrupos consultassem entre si.

O resultado surpreendeu alunos e professoras. O nome escolhido para dar identidade ao Grupo – UNIDOS PELA FORÇA DO ABRAÇO – ganhou a simpatia e foi comemorado com aplausos pelos demais subgrupos. A apresentação do nome, feita em cartaz amarelo com letras vermelhas viria acompanhada de uma grande roda de bonecos de papel todos de mãos dadas, criada ali mesmo, no tempo determinado para executar a tarefa.



As regras que deveriam nortear o Grupo também foram merecedoras de elogios: o subgrupo responsável por essa tarefa estabeleceu um total de 06 (seis) itens, criados em consenso pela equipe ali reunida e aqui mostrado na íntegra, da forma como foi apresentado em sala de aula.
A terceira e última parte do trabalho também foi recebida com palmas. O subgrupo designado para criar a música e a coreografia  para o Grupo se esmerou em criatividade: partiram de um dos cantos da sala e dançando e cantando a música “Deixa o NETI me levar”, uma adaptação da música de Zeca Pagodinho, entraram na grande roda de alunos tradicionalmente feita em aula encantando a todos pela desenvoltura e natural habilidade para a expressão artística. 
“Pensei que depois de formados os subgrupos, os alunos tentariam sair de um grupo para o outro, mas isso não aconteceu. Foi um aprendizado inestimável. Os alunos mostraram que se estão ambientados com este Grupo, facilmente pertencerão a outros Grupos”, avaliou a professora Emiliana. Segundo ela, o trabalho feito em sala visava estimular para provocar atitudes. “O impressionante é que as regras escritas pelos alunos fecharam com o nome e com a música. O trabalho feito em sala mostrou que a escolha pessoal é possível e o que é melhor ainda, que pode ser levada para o Grupo."O Grupo não é uma soma de pessoas, é uma química”, enfatizou a professora, na rodada de conclusão dos trabalhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães