Oficina do NETI recomenda: "Trova é excelente para o cérebro"





Um público expressivo prestigiou a Oficina, ministrada pela presidente nacional e pelo secretário da UBT,  no campus da UFSC


“Fazer trova, para a terceira idade, é um espetáculo. Faz pensar e mantém o cérebro trabalhando”. A recomendação é da presidente nacional da União Brasileira de Trova, Domitilla Borges Beltrame, que dia 19 de agosto último, esteve em Florianópolis ministrando Oficina de Trova dentro da programação comemorativa de 35 anos do NETI.
A União Brasileira de Trova também esteve representada por seu secretário nacional, José Xavier Borges Júnior, que junto com Domitilla veio de São Paulo especialmente para a Oficina.
“A oficina, para os idosos, funciona como um estímulo ao rejuvenescimento. Auxilia a parte mnemônica da memória, é muito importante para a parte criativa e faz com que a pessoa se obrigue a buscar coisas novas. Para a terceira idade é super legal, pois estão todos viajados. No caso do jovem, fica aquele vácuo, porque ainda falta viver, mas é um exercício com muito boa adesão nas escolas”, observa José XavierBorges.
De acordo com ele, atividades envolvendo o exercício da trova vem sendo oferecida nas escolas como um auxílio ao ensino do idioma português. “Os próprios professores usam a trova como ferramenta de ensino”, conta JB Xavier, poeta e empresário, também coordenador do Juventrova, programa da UBT para levar trova aos jovens.
A Oficina de Trova reuniu 25 participantes entre alunos e ex-alunos do NETI. O conteúdo trabalhado abrangeu conceituação e diferenças entre Trova e Rima, tipos de rima (pobre, rica, rara, falsa, gráfica)regras para construção de rimas (metrificação, elisão) e gêneros de Trova (lírico, filosófica, religiosa, humorístico), entre outros aspectos interessantes, além de ter deixado boas dicas para efeito de Concursos.
Entre as trovas líricas que falam de sentimento, a de Carlos Guimarães, apresentada pelos instrutores, mereceu destaque:
“Meu lenço, na despedida,
Tu não viste em movimento...
-Lenço molhado, querida,
Não pode agitar-se ao vento!  
“Temos trovas líricas lindas,que falam de sentimento, de mensagens filosóficas. Deixar algo assim não representa somente falar de saudade,da família, dos amigos. Deixa-se um legado,  uma larga contribuição para os povos, seja do Brasil ou do exterior”, comenta Domitilla,  que durante cinco anos deu aulas de Trova na Universidade Aberta da Terceira Idade-UATI, da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.
A União Brasileira de Trova-UBT foi fundada em 1957. Atua no tripé Academia de Letras, Terceira Idade e Instituições de Ensino, tem representação em mais de 200 cidades brasileiras e promove mais de 50 concursos por ano. Domitilla e José Borges contam que percorrem o Brasil inteiro fazendo oficinas e dando palestras. Para saber mais sobre a UBT acesse o site www. ubtrova.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães