NETI 35 Anos: Jordelina Schier reafirma disposição do Núcleo de aprender a envelhecer livre de preconceitos e de estereótipos

Deputadas Luciane Carminati e Dirce Heiderscheidt homenagearam o NETI com a entrega de placa comemorativa à Coordenadora Jordelina Schier -  Foto: Fábio Queiroz / Agência AL


O Ato Parlamentar solene de 16 de agosto último, proposto pela Bancada Feminina da  Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em homenagem aos 35 anos do NETI, foi um dos momentos marcantes de sua programação comemorativa.
A mesa de abertura dos trabalhos reuniu cinco mulheres: a deputada Luciane Carminatti (PT); deputada estadual Dirce Heiderscheidt (PMDB); vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, professora Alacoque Lorenzini Erdmann, na ocasião representando o reitor, professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo; professora e doutora Jordelina Schier, coordenadora do NETI e a diretora administrativa da Pró-Reitoria de Extensão, Graziela de Luca Canto, no ato representando o PROEX.
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional pelo Grupo de Canto do NETI, “Vozes da Ilha”, sob a regência do maestro Nilzon Aguiar. Na sequência, o NETI exibiu um vídeo institucional produzido pelo cineasta Zeca Pires,  com depoimentos de cinco voluntárias, com idade entre 77 e 87 anos,  falando da importância da descoberta do NETI para suas vidas e da experiência obtida com o trabalho voluntário.

Professores, alunos, voluntários, colaboradores e apoiadores prestigiaram o Ato Solene proposto pela Bancada Feminina da ALESC -  Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Carminatti destacou ineditismo da proposição da Bancada

Primeira a falar, a coordenadora da Bancada Feminina, deputada Luciane Carminatti, destacou o papel da mulher enquanto mãe e a importância de valorizar os idosos, lembrando estar particularmente feliz por homenagear o NETI. 
“Este é o primeiro ato solene requisitado pela Bancada Feminina e entrará para a história como o primeiro ato solene no âmbito das universidades brasileiras”. A deputada destacou o pioneirismo das professoras Neusa Mendes Guedes e Lucia Hisako Takase Gonçalves, fundadoras do NETI e deu ênfase à importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo no contexto comunitário e brasileiro: “No momento em que presenciamos tantas perdas por parte do povo brasileiro, estar aqui com tanta experiência reunida muito nos fortalece”, concluiu Carminatti.
Dirce Heiderscheidt (PMDB), por sua vez, destacou sua paixão pelos idosos, lembrando que quando chegou ao legislativo catarinense sua preocupação era dar continuidade ao trabalho exitoso desenvolvido  com os idosos e com a APAE, no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, de onde é natural. Contou que a experiência foi  tão interessante que através desse trabalho foi convidada a participar de um intercâmbio sobre envelhecimento na República Tcheca.  A deputada reconheceu a iniciativa do trabalho voluntariado feito no NETI e a importância de suas ações para a autoestima e a qualidade de vida de seus participantes. “Parabenizo o NETI por seus 35 anos de história, construídos em cima do envelhecer digno”, observou.

 Vice-reitora da UFSC destacou vídeo institucional em Ato Solene na Assembléia Legislativa de Santa Catarina -  Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Vice-reitora defendeu políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida

A vice-reitora da UFSC, professora Alacoque Lorenzini Erdmann, terceira a falar, fez um discurso de 12 minutos, no mais longo pronunciamento do ato solene. Começou cumprimentando autoridades e personalidades que fizeram parte da vida do NETI.
“O sentido de viver está em promover o exercício de cidadão”, enfatizou, destacando o compromisso da UFSC  enquanto instituição pública gratuita, comprometida com o Estado na formação de cidadãos. “A UFSC conta com 47 mil alunos matriculados, 2.700 docentes e 3.300 servidores e muito tem contribuído para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia com vistas à uma melhor qualidade de vida”, observou a vice-reitora.
A homenagem ao NETI prevaleceu em seu discurso. Segundo Alacoque,  “o NETI concretiza a compreensão da Universidade Aberta da Terceira Idade não somente através de atividades de formação e educação, mas também com outras atividades desenvolvidas, como por exemplo pesquisas e práticas voltadas ao ser humano”. Observou existir no trabalho feito pelo NETI,  práticas que envolvem a orientação para cuidados com a alimentação, com o corpo, mas sobretudo para uma compreensão ainda maior:  a de que é o cuidado ao ser humano que faz com que o cidadão possa ser feliz.
Nesse contexto, falou da importância do trabalho dos educadores, principalmente dos que atuam na área de Enfermagem da UFSC e da necessidade de políticas públicas que dêem suporte a esse tipo de trabalho.
“O cuidado no envelhecer continua sendo uma das atuações mais fortes dentro da Enfermagem e o NETI marca a história da enfermagem da UFSC. Continua  sendo o alvo dos nossos estudos, tanto na graduação como no doutorado. No entanto, só podemos contribuir para a dignidade humana e resgate de valores se tivermos a compreensão de que precisamos também ser promotores de políticas públicas voltadas ao comprometimento da qualidade de vida e saúde do nosso cidadão”.  
Alacoque Lorenzini Erdmann agradeceu a oportunidade de ter representado o reitor na Assembléia Legislativa e de nela poder destacar a importância dos netianos. Ao final de seu pronunciamento, fez referência direta ao vídeo institucional exibido na abertura do ato solene: “As personagens do vídeo mostrado aqui expressam em muito o verdadeiro sentido do que é o NETI”, finalizou.

Coordenadora do NETI, Jordelina Schier -  Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Coordenadora do NETI reafirmou busca pelo protagonismo e aptidão para enfrentar desafios

A Coordenadora do NETI, professora Jordelina Schier, a fazer uso da palavra na sequência, começou com agradecimentos: “O NETI está muito honrado, muito agradecido pela homenagem aos seus 35 anos”, enfatizou. Num pronunciamento de 10 minutos, a coordenadora destacou o pioneirismo da iniciativa das fundadoras do NETI, o avanço das pesquisas sobre envelhecimento no Brasil  e fez menções à existência do “novo idoso”.
“As fundadoras do NETI utilizaram o conhecimento e a ação planejada  para sustentar um projeto que mais tarde se tornaria um programa modelo de intervenção gerontológica no Brasil. Hoje, o envelhecimento é cada vez mais estudado e pesquisado. É notório que existe um novo idoso em nossa sociedade. Pensando nesse futuro é que o NETI se faz presente na UFSC, na comunidade, na sociedade”, observou.
Jordelina Schier falou da responsabilidade da Universidade no estudo do processo de envelhecimento humano, destacando que a pesquisa, ensino e extensão universitária formam o tripé de sustentação aos diversos saberes, contribuindo para a formação do ser humano e para o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva, além de atitude ética e solidária no ato de conviver em sociedade.
Na avaliação da Coordenadora, o trabalho feito pelo NETI, alicerçado na extensão universitária,  oportuniza ao aluno a materialização de conteúdos teóricos e de exercícios de vida, sempre em contato com a realidade social e comunitária. “Nós trabalhamos com pessoas na busca do protagonismo, de autonomia, cidadania e auto realização. Essa homenagem prestada pela ALESC  traduz o impacto do NETI na sociedade e nos indica que estamos no caminho da Universidade Aberta da Terceira Idade”, observou.
O compromisso com a continuidade do trabalho feito pelo NETI, bem como o enfrentamento  aos desafios dele decorrente, comuns às instituições de ensino brasileiras, teve  continuidade assegurada. “No NETI, nós gostamos de desafios. Por isso, estamos dispostos a aprender a envelhecer e a apreciar essa última fase do ciclo vital com naturalidade, livre de preconceitos e de estereótipos, cultivando o respeito mútuo e a solidariedade intergeracional”, assegurou a Coordenadora.
Última a se pronunciar, a diretora administrativa da Pró-Reitoria de Extensão, Graziela de Luca Canto, foi breve no uso da palavra. Pediu uma salva de palmas para a Coordenadora do NETI e sua equipe e fez agradecimentos a Bancada Feminina pela homenagem prestada ao Núcleo.  Ao fim dos pronunciamentos, o Grupo Vozes da Ilha executou o Hino do NETI sob a regência de Nilzon Aguiar.

Professora Maria Cecília Antônia Godtsfriedt, coordenadora do CFMAG, esteve entre os 26 homenageados - Foto: Fábio Queiroz / Agência AL

Ato Solene contabilizou 26 homenagens

O ato solene terminou com a entrega de placas e de certificados pelas deputadas Luciane Carminatti e Dirce Heiderscheidt  a 26 homenageados por suas ações junto ao NETI e em prol do envelhecimento digno. Receberam as homenagens Jordelina Schier, representando o NETI, Alacoque Lorenzini Erdmann,  representando a UFSC, Graziela de Luca Canto, representando o PROEX, Raul Valentim da Silva, representando o FEESC, Silvia Maria Azevedo dos Santos, representando o GESPI, Eddy Ferreira de Sousa Frantov, representando o CENETI, Elizabeth Teresa Donato das Neves, representando a APAE Florianópolis, Leny Baessa Nunes, representando a APASC, Abdúlia Medeiros da Silva, representando a AMAG e Luciano Formighieri, representando a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. 
Entre as personalidades a receber certificados pela contribuição com os 35 anos do NETI, muitos dos quais atuais professores, estavam  Adélia Érida Broering Koerich, Angela Maria Alvarez, Antonio Felix da Silva, Eloá Aparecida Caliari Vahl, Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e Walmor Cardoso da Silva, Helena Scoz, Milton Vendausen Valente, no ato representando Marize Amorim Lopes, Leilane Mendonça Zavarizzi da Rosa, Leo  Afonso Staudt, Lusinete France de Lima, Maria Cecília Antônia Godtsfriedt, Maria Celina da Silva, Mônica Joesting Siedler, Osvaldo Tadeu Santana e Silva e Vanir Cardoso.

A Agência da ALESC gentilmente cedeu imagens e vídeo do evento ao Blog integraNETI. Para acessar os registros, clique aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Lançamento de “Predestinação”, autobiografia de Eddy Frantov, dará o tom festivo a Aula Inaugural de hoje, do NETI/UNAPI, às 14h, no CCS/UFSC

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães