Pesquisa aponta o que os alunos do NETI gostariam de encontrar no Blog

Alunos do Curso de Monitores da Ação Gerontológica – 1ª Fase – 2017/1, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – na busca da criação do seu Blog: IntegraNETI, participaram de uma pesquisa inédita contendo Levantamento de Dados do Grupo sobre Acesso à Internet.
O objetivo geral da pesquisa foi identificar quantos alunos possuem computador, se acessam sozinhos o computador, bem como a frequênciacom que usam o mesmo. Como objetivos específicos, buscou-se saber a idade dos alunos, o sexo, a escolaridade, o estado civil, o que mais usa na internet, o que procura ou gosta de ler na internet e o que gostaria de encontrar no Blog do Grupo.
Os resultados mostraram que 16 aluno/as (84,2%), têm computador e 3 aluno/as (15,8%), não possuem, sendo que uma aluna (5,3%), não consegue acessar sozinha, enquanto os restantes 18 aluno/as (94,7%), conseguem acessar sozinho/as o computador.
Com relação à frequência com que usam o computador, 9 aluno/as (47,4%), acessam o computador diariamente, 8 aluno/as (42,1%), usam o computador eventualmente, e, 2 aluno/as (10,5%), não usam o computador.
Quanto ao uso da internet, os resultados mostraram que14 aluno/as (77,8%), preferem usar a internet para fazer pesquisas, 11 aluno/as (61,1%), usam a internet para acessar as redes sociais, 10 aluno/as (55,6%), usam para ler seus e-mails, 9 aluno/as (50%), para trabalhar, 7 aluno/as (38,9%), usam para assistir vídeos e ouvir músicas respectivamente, e 1 aluna (5,6%), argumentou que gosta de ver filmes e/ou documentários.
No que se refere às informações que os alunos procuram ou gostam de ler na Internet os dados mostraram que 11 aluno/as (57,9%), buscam informações relacionadas ao envelhecimento saudável, gerontologia, legislação e descobertas científicas voltadas ao idoso. O mesmo número de participantes, 11 aluno/as (57,9%), também gostariam de encontrar no Blog do Grupo este tipo de informações.
Os aluno/as mostraram também que procuram se manteratualizados em diversas áreas do saber: 9 aluno/as (47,4%), procuram ou gostam de ler informações sobre a educação, política e economia, enquanto 9 aluno/as (47,4%), procuram informações sobre cultura, arte, história, jornalismo, natureza e livros técnicos. Este resultado também se reflete quando perguntado sobre o que gostariam de encontrar no Blog do Grupo, ou seja, 11 aluno/as (57,9%), responderam que esperam encontrar no Blog do Grupo informações sobre cultura, arte, cidadania, educação, saúde, alimentação e amparo.
As informações coletadas no questionário mostraram que os aluno/as além de ampliarem seus conhecimentos, buscam na internet, diversão e entretenimento em diversas áreas, ou seja, 6 aluno/as (31,6%), procuram ou gostam de ler informações sobre turismo, lazer, cinema e música, enquanto, 7 aluno/as (36,8%), gostariam de encontrar no Blog do Grupo informações sobre filmes, livros, entrevistas, músicas e entretenimento.

Ainda, 7 aluno/as (36,8%), demonstraram também que gostariam de encontrar no Blog do Grupo informações sobre trabalhos realizados por professores e alunos de outras NETIs; e, 6 aluno/os (31,6%), gostariam de encontrar informações sobre cursos de conhecimento gerontológico. Outros 4 aluno/as (21%), procuram ou gostam de ler informações relacionadas à Psicologia e comportamento humano. A pesquisa foi elaborada e aplicada pela co-autora do Blog integraNETI, Marlene BuzziMaiochi, aluna da 1ª.Fase do Curso de Monitores da Ação Gerontológica com o apoio dos demais colegas co-autores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado