Alunos da 1ª e 4ª fase do Curso de Monitores participaram de Seminário sobre Responsabilidade Social e Envelhecimento


Alunos da 1a. Fase do Curso de Monitores 2017/1 apresentaram o texto "Apologia da Arvore"

Alunos da 1ª e 4ª fase do Curso de Formação de Monitores da Ação Gerontológica-CFMAG, participaram dia 08 de maio último, do Seminário Reflexivo Responsabilidade Social e Envelhecimento, realizado pela coordenação do CFMAG, com o objetivo de integrar conteúdos aplicados no semestre.
A programação teve início com a apresentação do vídeo “PartlyCloudy” (Parcialmente Nublado) sucedido de palestra com a socióloga Mônica Joesting Siedler, especialista em Gerontologia e Mestre em Enfermagem, também professora do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI.
A socióloga fez um breve comentário sobre o vídeo e explicou a escolha pela coordenação do CFMAG. “O vídeo mostra que saber manejar é fundamental.Que é preciso aprender a lidar com situações limites”, enfatizou Mônica.
A professora falou sobre os Quatro Pilares da Educação Permanente, com ênfase no aprender a Ser, Conhecer, Fazer, Conviver e a Trabalhar Juntos. Entre os aspectos abordados na sua palestra e que mereceram reflexão teve destaque as Principais Instituições Sociais – Família, Igreja, Estado e Empresa. Mônica Siedler conceitou essas instituições, falou de suas características, finalidade e por fim mostrou como estão estruturadas, com seus respectivos modelos de atitude e comportamento, traços culturais, utilitários e códigos orais ou escritos. “As Instituições tem como finalidade a satisfação das necessidades sociais e envolvem conteúdo relativamente permanente, como padrões, papéis e relações entre indivíduos da mesma cultura”, observou.

ENCERRAMENTO SUGERIU REFLEXÃO SOBRE O ENVELHECER 

A programação também incluiu a apresentação de trabalhos vinculados às disciplinas ministradas no semestre. Alunos da 3ª fase do Curso de Monitores, que se formam no final do próximo semestre, fizeram reflexões sobre temas como Família, Religião, Política e Economia.O encerramento ficou por conta dos alunos da 1ª fase, com a leitura em Grupo, do texto “O Apólogo da Árvore”, escolhido por incorporar elementos e enfoques à temática do Seminário.
“A árvore cumpre um ciclo existencial completo: nasce, cresce, produz, se reproduz e morre, o que faz transparecer a visão da Gerontologia de uma forma bem acentuada. Falar de envelhecimento é falar de vida, do processo natural de viver”, destacou a mensagem preparada pelos alunos.
A necessidade de reflexão em torno do envelhecimento foi mencionada. “A velhice não se instala de um dia para o outro. Vem gradualmente.É construída individual e socialmente e compõe o ciclo de existência. O envelhecimento se coloca, ainda, num contexto social amplo, cenário das relações sociais em que ocorre. É entendido como um complexo e multidimensional fenômeno emergente de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais que se apresentam organicamente veiculado às continuas transformações que se processam no interior da sociedade. Refletir sobre isso é refletir sobre nós, nossa ancestralidade, sobre quem somos, nossas percepções e a percepção que temos do outro, processo este que vem impulsionado por ampla tomada de decisão”, frisaram os alunos da 1ª. fase no encerramento do evento.
O Seminário Reflexivo de Conteúdo foi realizado no Auditório do CSE e reuniu cerca de 40 pessoas entre alunos, professores do NETI e participantes do Projeto Intercâmbio Comunitário em Gerontologia. Entre os presentes estavam a Coordenadora do NETI e professora do Curso de Monitores, Jordelina Schier, a coordenadora do CFMAG, Maria Cecília Godsfriedt e os professores Leilane Rosa, Alexandra Silva e Léo Staud.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confraternização de Fim de Ano do GEC teve brincadeiras, contação de história e muita alegria e integração

Sessão aberta de cinema na BU/UFSC, seguida de debate com Psicóloga Perinatal marcou homenagem do GEC ao Dia das Mães

Cinco de Maio despediu-se de 2023 com Café Colonial no Quinta da Bica D'Água. Antes, Grupo foi à Gramado